Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    A entrada do investidor pessoa física na Bolsa de Valores e seus possíveis impactos na dinâmica e eficiência do mercado acionário brasileiro
    (2021) Abbud, Stephanie Arap
    Este trabalho visa avaliar as possíveis implicações da atuação de investidores pessoas físicas na dinâmica e eficiência do mercado acionário brasileiro. Assim, leva em perspectiva um contexto de possíveis vieses irracionais e um componente de assimetria informacional entre os agentes no mercado. É possível identificar efeitos já observáveis como consequência da maior representatividade dos investidores individuais, apesar de não serem completamente conclusivos, e fica clara a importância de acompanhar estes movimentos para entendermos como isso poderá influenciar a dinâmica no mercado para frente. A motivação desse estudo surge conforme o fluxo relevante de entrada de investidores pessoas físicas no Brasil desde 2018 e mais intensamente conforme o movimento de queda na taxa de juros no país e os efeitos da pandemia do Covid-19.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    A economia comportamental e suas implicações
    (2017) Laudisio, Victor
    O trabalho procura explorar o tema de Economia comportamental no Insper. Um trabalho teórico mas com aplicação extensa, com o objetivo de mostrar como a irracionalidade está presente no pensamento do aluno de Economia do Insper, de modo a questionar a aplicação da premissa de que todos agentes econômicos são racionais, no ensino da disciplina.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Economia comportamental da poupança: enigmas e perspectivas de nudge
    (2014) Marrucci, Lucas Marrucci
    Grande parte dos programas e políticas governamentais adotadas são criados com base na teoria neoclássica da racionalidade dos indivíduos. No entanto, os resultados de tais medidas mostram que o número total de indivíduos que aderem a tais mudanças de incentivos costuma ser menor do que a esperada. O estudo objetiva examinar a nova teoria da economia comportamental e os novos modelos propostos, de forma a tentar obter melhor compreensão sobre alguns enigmas de comportamento da poupança (consumo intertemporal), que impacta diretamente no bem estar dos indivíduos, e argumentar que insights da economia comportamental oferecem elementos importantes para campanhas de decisões de poupança, a arquitetando de forma mais alinhada às preferências dos agentes e obtendo maior nível de sucesso dos programas.