Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 7 de 7
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Estudo comparativo entre o tripé Macroprudencial (1995-2002) e a nova matriz econômica (2007-2016) e seu impacto na economia brasileira atual
    (2016) Diot, Nicolas François
    O Brasil atualmente (2016) passa por um dos momentos mais turbulentos politicamente de sua história, onde a presidente Dilma Rousseff sofreu um impeachment e o país tenta se reerguer após a maior recessão econômica de sua história. Este estudo tem como objetivo analisar separadamente cada modelo e depois compará-los, a fim de compreender os impactos diretos e indiretos que a economia doméstica sofreu com essa mudança, além de ressaltar pontos positivos e negativos que cada modelo venha a apresentar e moldar as diretrizes de um possível modelo ideal para o futuro, que melhor favoreça o crescimento econômico. Assim, será estudado o impacto de cada principal pilar (política fiscal, taxa de câmbio e controle da inflação) nos ambientes de curto e longo prazo, com o intuito de compreender o ambiente atual e buscar uma possível solução para o momento recessivo no qual o Brasil está inserido.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O regime de metas de inflação: uma análise de seus resultados no âmbito brasileiro
    (2008) Etzel, Tainá Costa
    Esta monografia objetiva estudar os resultados do regime de Metas de inflação na economia brasileira. Examinando desde os anos que antecederam a implementação do instrumento de política monetária até o presente momento, Com ênfase nas diferenças entre o período anterior a adoção deste regime e após este ser adotado. A principal conclusão, que foi auxiliada por um modelo econométrico, é que há um efeito significante na volatilidade da taxa de inflação a partir do momento em que as Metas de inflação foram adotadas. Portanto, seus objetivos são alcançados já que a volatilidade da inflação caiu.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Análise do modelo macroeconômico do banco central e estudo do regime de metas para a inflação
    (2008) Abidor, Paula
    Este estudo busca analisar os efeitos do mecanismo de transmissão da política monetária, ilustrado no Capítulo 1. Para isso é feita, no Capítulo 2, uma avaliação do Regime de Metas para a Inflação, implementado no Brasil em junho de 1999, do período compreendido entre 1999 e 2006. É analisado o comportamento das principais variáveis macroeconômicas as quais influenciam a taxa de inflação, bem como os desdobramentos das ações tomadas pelo Banco Central em busca da estabilidade de preços e da economia. O último capítulo aborda aperfeiçoamentos do regime de metas para a inflação como a medida de núcleo de inflação, a qual é utilizada em alguns países. É feita também uma análise da evolução recente dos preços da economia brasileira com a utilização da medida de “core inflation”.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Dominância fiscal e metas de inflação no Brasil
    (2011) Cunha, Flávia Sousa Teles da
    O presente estudo tem como objetivo analisar a o problema da dominância fiscal no regime de metas de inflação do Brasil. Com o auxílio de um modelo VEC, algumas variáveis de aproximação para a dominância foram adotadas e seu impacto foi analisado na formulação das expectativas dos agentes, que por sua vez afeta diretamente o regime monetário em questão.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Uma avaliação dos efeitos da adoção de regimes de metas de inflação com o uso de modelos de controle sintéticos
    (2012) Henrique, Paulo Roberto Marques da Costa
    O objetivo desta monografia é analisar o efeito da adoção do regime de metas de inflação no nível da taxa de inflação brasileira através do uso de modelos de controle sintéticos. Construíram-se três países sintéticos através de uma combinação linear das nações pertencentes à amostra escolhida, incluindo economias com e sem sistemas de metas de inflação. Pelos resultados obtidos, o regime de metas de inflação brasileiro não foi capaz de reduzir a taxa de inflação para os níveis observados nos sintéticos em todos os três casos analisados.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Ações sinalizam mais do que palavras: estimando preferências do banco central do Brasil sob o regime de metas de inflação
    (2012) Amarante, Gustavo Curi
    Em agosto de 2011, o banco central do Brasil tomou decisões de política monetária que sinalizavam um menor comprometimento com a inflação. Tal evento motivou este trabalho que tem como objetivo propor uma maneira de estimar parâmetros da função perda do banco central de maneira que eles variem ao longo do tempo, durante o período do regime de metas de inflação. Isso permite analisar se houveram mudanças nas preferências e se o banco central. Para tal, foram utilizados modelos de espaços de estados. Os resultados apontam que houve mudanças nessas preferências, o que pode ser um indício de discricionariedade na política monetária brasileira.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    A política de comunicação do banco central do Brasil e a estrutura a termo da taxa de juros
    (2012) Pereira, Gustavo Cardoso Aranha
    O regime de metas de inflação presume comprometimento da autoridade monetária em estabelecer uma política de comunicação que transpareça a lógica das decisões tomadas. Este trabalho analisa os efeitos dos comunicados oficiais do Banco Central do Brasil na Estrutura a Termo da Taxa de Juros através de um modelo E-GARCH. Os resultados apontam um aumento da volatilidade das taxas de juros no período abordado, sugerindo que a comunicação do Banco Central do Brasil contribuiu para o aumento de incertezas nos mercados financeiros.