Artigos em Andamento [Working Paper]
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Working Paper Estudo da predisposição individual para compartilhar conhecimento gerencial: o contexto intraorganiacional de equipes de projeto(2016) CARLA SOFIA DIAS MOREIRA RAMOS; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Giovanini, Jislaine Rosa Santana; DANNY PIMENTEL CLAROO compartilhamento de conhecimento é, de acordo com uma visão da empresa baseada no conhecimento, uma atividade chave para garantir competitividade. Motivar os colaboradores a buscar esse compartilhamento é um desafio particularmente relevante para empresas que operam numa lógica equipes de projeto. O objetivo deste trabalho consiste em identificar os fatores internos e externos ao individuo que influenciam a predisposição individual para o compartilhamento de conhecimento em ambiente intra-organizacional de equipes de projeto. Identificam-se quatro dimensões chave: a atitude e comportamento do indivíduo, a colegialidade entre membros de equipe, o apoio dado pelos gestores, e a centralidade na rede de relacionamentos do indivíduo. Dez hipóteses são propostas e testadas através de metodologia quantitativa, combinando análise de redes interpessoais e regressão econométrica. O fenómeno é estudado numa base de 121 participações individuais num total de 20 projetos realizados ao longo de dois anos na sucursal de uma empresa multinacional do setor de energia e automação industrial. Observou-se que os fatores que mais impacto têm sobre a predisposição individual para compartilhar conhecimento em equipes de projeto são de natureza tanto intrínseca como extrínseca ao indivíduo e que para além de um efeito direto sobre essa predisposição, se verídica na maioria dos casos também um efeito indireto. O estudo contribui para um melhor entendimento do compartilhamento de conhecimento em ambiente específico de equipes de projeto, permitindo ainda aos gestores uma promoção estratégica de mecanismos que estimulam a desejado fluidez do conhecimento entre membros de equipes de projeto.Working Paper The effectiveness of a multi-channel marketing approach for relationship management: a study in the context of private pension plans(2016) CARLA SOFIA DIAS MOREIRA RAMOS; DANNY PIMENTEL CLARO; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Barros, C.The relational approach is based on a model that uses multiple marketing channels and services to promote contacts between the customer and the firm. But to which extent do firms benefit from using multiple marketing channels with their customers? This study aims to understand the effectiveness of adopting a multi-channel approach. This effectiveness is measured with the impact on customer lifetime value (CLV). We argue that not all marketing channels have a significant, positive effect on customer value, and that when it is significant, that effect is moderated by the customer time of permanence in the firm, and by the amount of products held by the customer. We find that not all channels have a positive and significant effect over CLV, and thus, firms may want to re-consider the allocation of resources to some of the used channels. We also confirm the moderating effect of the considerable variables for some of the channels. This research contributes to marketing theory in the sense that it shows that not all marketing channels have a significant impact over customer value. It also provides an insightful way of categorizing marketing channels, distinguishing between push and pull channels. In managerial terms, results indicate that marketing managers can enhance customer value, redefining marketing strategies and relationships through the provision and activation of multiple contact channels with customers, yet properly selected as not all channels have a positive impact on CLV.