Artigos em Andamento [Working Paper]

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3232

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Working Paper
    The impact of the expansion of the bolsa familia program on the time allocation of youths and their parents
    (2015) Chitolina, Lia; Foguel, Miguel Nathan; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
    This paper evaluates the impact of the 2007 expansion of the Bolsa Família program to families with youths aged 16 to 17 years on the time allocation of youths and on the labor supply of their parents. A differences-in-differences intention to treat estimator was used to compare poor households with 16-year-old youths with households with 15-year-old adolescents before and after the expansion. The results show that granting the benefit had a positive and significant impact on school attendance, helping bridge 25% of the gap in school attendance between rich and poor households, and on the decision of young people to study and work at the same time.
  • Working Paper
    Probabilidades de Admissão e Desligamento no Mercado de Trabalho Brasileiro
    (2015) Nunes, Douglas Uemura; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Komatsu, Bruno Kawaoka
    Este artigo avalia as probabilidades de admissão e desligamento no mercado de trabalho brasileiro, e mensura sua contribuição para a variabilidade cíclica da taxa de desemprego no país. Para isso, é utilizada uma metodologia recente, que permite a obtenção das probabilidades através dos estoques de empregados e desempregos corrigindo o viés de agregação de tempo. Verificamos que, para o período de 1983 a 2001, as oscilações da taxa de admissão foram responsáveis por 75% da variabilidade da taxa de desemprego nas principais regiões metropolitanas do Brasil. Entre 2004 e 2013 a taxa de admissão explica 80% dessas variações.
  • Working Paper
    O Impacto das Importações Chinesas sobre a Produtividade Setorial no Brasil
    (2015) Buccini, Evandro Gambra; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
    O objetivo deste artigo é estimar os impactos das importações da China sobre a produtividade setorial no Brasil. Diversos trabalhos mostram que a produtividade no país é baixa e está crescendo ainda mais lentamente nos últimos anos. A literatura internacional, com foco principalmente na análise de países desenvolvidos, mostra os efeitos positivos da abertura comercial sobre a produtividade. Utilizando dados setoriais da indústria e de comércio internacional, encontramos resultados diferentes para o Brasil e em linha com outros estudos de países em desenvolvimento. Um aumento de dez pontos percentuais na participação das importações chinesas em relação às importações totais gera uma queda de 5,7% na produtividade total dos fatores setorial em cinco anos.