Teses de Doutorado

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    Tese
    Essays On Brazilian Agriculture And Deforestation
    (2022) Almeida, Gabriel Natale Pinto de
    Essa tese compreende três estudos econômicos sobre a agricultura brasileira e desmatamento. O primeiro capítulo revela novos dados recém digitalizados e estimativas da produtividade total dos fatores e desigualdade na distribuição de terras para o Censo Agropecuário de 1920, o mais antigo do Brasil. O segundo capítulo apresenta nova evidência do impacto positivo da diversidade agrícola em florestas, sugerindo que monoculturas têm maiores incentivos para expansão de terras. O terceiro capítulo traz nova evidência do efeito negativo da introdução da soja geneticamente modificada e do milho safrinha em florestas brasileiras, além de também identificar o efeito indireto da soja geneticamente modificada em florestas, através do deslocamento de áreas de pasto.
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    Tese
    Essays on Economics of Education: Racial Inequality, Social Norms, and Childcare Impact on Schooling
    (2021) Portella, Alysson Lorenzon
    Esta tese é composta de três capítulos. O primeiro investiga a dinâmica da desigualdade racial na formação de capital humano no Brasil usando dados que seguem crianças do seu nascimento até os 22 anos de idade. São documentadas desigualdades raciais no nasci mento, em anos de escolaridade e habilidades socioemocionais. Condicional à escolaridade prévia e outros controles, os hiatos raciais aos 11 e 15 anos de idade são significativos, mas não aos 18 e 22 anos, evidencia de que o hiato é formado cedo na vida. Também são documentados os hiatos raciais em escolaridade entre indivíduos com maior chance de entrar na universidade. Entre eles há um hiato racial aos 22 anos de idade, o que sugere que crianças negras em melhor situação socioeconômica ainda enfrentam desafios para entrar na faculdade. O segundo capítulo investiga a relação entre notas e status social no Brasil, como ela difere entre os grupos raciais e qual a associação entre desempenho acadêmico e identificação racial. Há uma relação positiva entre notas e status social entre alunos não-brancos. Essa correlação é resultados principalmente de uma relação positiva entre notas de indivíduos não-brancos e seus colegas brancos. Também é encontrada uma relação positiva entre alu nos brancos e seus colegas brancos, mas não com colegas negros. Em relação a identidade racial, há apenas uma associação fraca entre desempenho e a chance de se classificar como moreno. Entre alunos do Ensino Médio, meninas e em salas com pequena proporção de brancos, “boas notas embranquecem”. No terceiro capítulo é estimado o impacto de créches na escolaridade no Brasil. Diferenças na cobertura de créches entre municípios e no tempo são usadas como fonte de variação na exposição à educação infantil. São usadas duas estratégias empíricas. Na primeira, as crianças são agregadas em coortes de acordo com seu ano e município de nascimento, avaliando como a cobertura de créches afeta a escolaridade média da coorte aos 9 anos de idade. No segundo estudo são usados dados a nível das crianças para estimar o impacto de frequentar créche aos 3 anos de idade na escolaridade futura, utilizando a cobertura de créche no município e ano de nascimento como instrumento para matrícula na educação infantil. Os resultados são sensíveis à especificação utilizada e na melhor das hipóteses créches têm apenas um impacto pequeno positivo. Porém, na maioria dos modelos o impacto estimado é nulo ou mesmo negativo. Os resultados indicam que a expansão de créches no Brasil ocorreu sem uma melhora concomitante na qualidade ou sem focalizar as crianças que mais se beneficiariam dele.
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    Tese
    Essays in health and industrial economics
    (2021) Melo, Carolina Pedrosa Gomes de
    Esta dissertação contém três capítulos em microeconomia aplicada. Os dois primeiros estudam questões em economia da saúde e o terceiro estuda questões em economia industrial. O primeiro capítulo analisa os padrões e consequências da manipulação da data do parto em torno do carnaval no Brasil. É documentada uma extensiva manipulação da data do parto tanto na forma de antecipação quanto de postergação, principalmente por meio de cesáreas. Os resultados mostram que a antecipação (postergação) resulta em um tempo gestacional e peso ao nascer mais baixos (altos), e o feriado aumenta a porcentagem de partos pré-termo e a termo precoce. Além disso, os resultados mostram que mães mais educadas têm maior chance de se envolver na manipulação da data do parto e mães mais vulneráveis têm maior chance de dar à luz durante as festividades de carnaval. O segundo capítulo avalia os efeitos de uma política implementada no Brasil para reduzir a prática de cesáreas eletivas. Resultados mostram que a política aumenta a probabilidade de trabalho de parto e reduz a probabilidade de uma cesárea para partos de baixo risco, de primíparas e que acontecem em unidades públicas de saúde. Os efeitos são motivados por um componente da política que consiste em educar mães sobre os riscos e benefícios dos diferentes tipos de parto. E os efeitos são maiores para mães menos educadas, o que sugere que elas são as que mais se beneficiam do componente educativo da política. Finalmente, o terceiro capítulo estuda a conexão entre repasse e poder de mercado no setor de Gás Liquefeito de Petróleo no Brasil. Primeiro, é estimado o repasse – em diferentes níveis da cadeia de suprimentos – e a demanda, depois um modelo teórico é alimentado para que se faça inferências com relação à conduta. Os resultados revelam que exite uma conduta alta na indústria como um todo e uma conduta ainda mais alta no mercado de revenda.