Essays on Economics of Education: Racial Inequality, Social Norms, and Childcare Impact on Schooling
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Tese
Data
2021
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Resumo
Esta tese é composta de três capítulos. O primeiro investiga a dinâmica da desigualdade
racial na formação de capital humano no Brasil usando dados que seguem crianças do
seu nascimento até os 22 anos de idade. São documentadas desigualdades raciais no nasci mento, em anos de escolaridade e habilidades socioemocionais. Condicional à escolaridade
prévia e outros controles, os hiatos raciais aos 11 e 15 anos de idade são significativos,
mas não aos 18 e 22 anos, evidencia de que o hiato é formado cedo na vida. Também
são documentados os hiatos raciais em escolaridade entre indivíduos com maior chance de
entrar na universidade. Entre eles há um hiato racial aos 22 anos de idade, o que sugere
que crianças negras em melhor situação socioeconômica ainda enfrentam desafios para
entrar na faculdade.
O segundo capítulo investiga a relação entre notas e status social no Brasil, como ela difere
entre os grupos raciais e qual a associação entre desempenho acadêmico e identificação
racial. Há uma relação positiva entre notas e status social entre alunos não-brancos. Essa
correlação é resultados principalmente de uma relação positiva entre notas de indivíduos
não-brancos e seus colegas brancos. Também é encontrada uma relação positiva entre alu nos brancos e seus colegas brancos, mas não com colegas negros. Em relação a identidade
racial, há apenas uma associação fraca entre desempenho e a chance de se classificar como
moreno. Entre alunos do Ensino Médio, meninas e em salas com pequena proporção de
brancos, “boas notas embranquecem”.
No terceiro capítulo é estimado o impacto de créches na escolaridade no Brasil. Diferenças
na cobertura de créches entre municípios e no tempo são usadas como fonte de variação
na exposição à educação infantil. São usadas duas estratégias empíricas. Na primeira, as
crianças são agregadas em coortes de acordo com seu ano e município de nascimento,
avaliando como a cobertura de créches afeta a escolaridade média da coorte aos 9 anos de
idade. No segundo estudo são usados dados a nível das crianças para estimar o impacto
de frequentar créche aos 3 anos de idade na escolaridade futura, utilizando a cobertura de
créche no município e ano de nascimento como instrumento para matrícula na educação
infantil. Os resultados são sensíveis à especificação utilizada e na melhor das hipóteses
créches têm apenas um impacto pequeno positivo. Porém, na maioria dos modelos o
impacto estimado é nulo ou mesmo negativo. Os resultados indicam que a expansão de
créches no Brasil ocorreu sem uma melhora concomitante na qualidade ou sem focalizar
as crianças que mais se beneficiariam dele.
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Inglês
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Notas
Membros da banca
Ponczek, Vladimir
Estevan, Fernanda Gonçalves De La Fuente
Área do Conhecimento CNPQ
Ciências Sociais Aplicadas