CRISTINE CAMPOS DE XAVIER PINTO
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Artigo Científico Credit constraint and human capital investment: an empirical analysis using Brazilian household budget survey(2018) CRISTINE CAMPOS DE XAVIER PINTO; Chein, FláviaArtigo Científico Synthetic controls with imperfect pretreatment fit(2021) CRISTINE CAMPOS DE XAVIER PINTO; Ferman, BrunoDissertação Incentivos educacionais a nível governamental funcionam? Uma análise dos efeitos da Lei da Cota Parte cearense(2021) Silva, Yara DuqueO presente projeto analisa os oito primeiros anos da implementação de um incentivo financeiro para prefeitos utilizado no Ceará, que passou a distribuir a cota parte municipal do ICMS a partir do desempenho dos municípios em áreas prioritárias de políticas públicas, com 72% do componente voltado à educação. Os resultados evidenciam que, além de ter modificado a a distribuição e diminuído a iniquidade de repasse entre municípios, o poder do incentivo é alto, indicando que melhorias marginais no indicador educacional geraram aumentos consideráveis nos valores recebidos. Especificamente, melhorar um desvio-padrão no indicador de qualidade da educação eleva, em média, R$48,94 o repasse per capita da cota parte do ICMS. Por meio da combinação dos métodos diferenças em diferenças e propensity score matching, estima-se que a introdução da política melhorou os resultados educacionais dos municípios cearenses e que os impactos foram crescentes ao longo do tempo, atingindo sua máxima em 2017. O incentivo também colaborou para diminuir iniquidades, beneficiando cidades com até 50.000 habitantes e escolas com pior desempenho prévio, especialmente as localizadas em municípios com menor porte populacional. Esses resultados, analisados em conjunto, evidenciam o caráter inovador da política que, na existência de critérios pró-equidade, tornam-na uma via custo-efetiva e replicável para outras localidades.Artigo Científico Development of a risk score for earlier diagnosis of chronic kidney disease in children(2019) CRISTINE CAMPOS DE XAVIER PINTO; Nogueira, Paulo Cesar Koch; Konstantyner, Tulio; Carvalho, Maria Fernanda Camargo de; Paz, Isabel de Pádua; Belangero, Vera Maria Santoro; Tavares, Marcelo de Sousa; Garcia, Clotilde Druck; Ferra Neto, Oreste Angelo; Zuntini, Káthia Liliane da Cunha Ribeiro; Lordelo, Marina da Rocha; Oi, Samira Shizuko Parreao; Damasceno, Renata Trindade; Sesso, RicardoArtigo Científico The Impact of Daycare Attendance on Math Test Scores for a Cohort of Fourth Graders in Brazil(2017) CRISTINE CAMPOS DE XAVIER PINTO; Guimarães, Clarissa; Santos, DanielDissertação Existe discriminação entre homens e mulheres com ensino superior completo no Brasil?(2011) Rodrigues, Mariana MaurizEsse trabalho possui o propósito de identificar a existência de discriminação salarial entre homens e mulheres no Brasil, com foco em pessoas com ensino superior completo, em que o hiato salarial possui maior magnitude. Primeiramente, identificaremos os fatores determinantes para a formação dos rendimentos pelas características demográficas e também em relação aos atributos da participação no mercado de trabalho. Por fim, quantificaremos a parcela da discrepância dos rendimentos que é explicada por essas variáveis e a parcela não explicada por essas características e que, assim, serão atribuídas à discriminação. Os resultados indicam que a maior parte da discrepância dos ganhos financeiros entre homens e mulheres não é explicada pelas características pessoais nem pelas distintas escolhas das mulheres em relação ao trabalho, sugerindo a existência de barreiras no acesso a cargos hierarquicamente mais elevados devido à discriminação exclusivamente por causa do gênero.Relatório de Iniciação Científica Crescer Aprendendo: Uma Avaliação de Impacto(2023) Alves, Victor ManoelO projeto avalia o programa Crescer Aprendendo, criado e desenvolvido pela ONG United Way. É uma intervenção na primeira infância que ensina aos pais e professores ferramentas importantes para fomentar as habilidades cognitivas e socioemocionais das crianças. Estamos realizando um estudo piloto randomizado para investigar se o programa é capaz de mudar as crenças de professores e pais sobre a relevância das atividades de desenvolvimento de habilidades na primeira infância. Além disso, planejamos analisar se o programa muda o esforço de pais e professores e o tempo investido nessas atividades de aprimoramento, para isso este estudo apresenta as informações sobre amostragem e implementação do programa. A avaliação tem como foco crianças de quatro a cinco anos. Desenvolvemos questionários específicos para eliciar as crenças e coletar dados sobre o uso do tempo de pais. A avaliação foi realizada em 20 pré-escolas de Sobral, município do Ceará. Estamos realizando trabalhos de campo de baseline. Dez escolas foram selecionadas aleatoriamente para implementar o programa por sete meses em 2023. Selecionamos aleatoriamente duas turmas em cada escola e entrevistamos os professores e três pais das crianças de cada turma. Temos uma amostra de 35 professores e 117 pais.Artigo Científico GMM quantile regression(2022) SERGIO PINHEIRO FIRPO; Galvao, Antonio F.; CRISTINE CAMPOS DE XAVIER PINTO; Poirier, Alexandre; Sanroman, GracielaArtigo Científico Inference in differences-in-differences with few treated groups and heteroskedasticity(2019) CRISTINE CAMPOS DE XAVIER PINTO; Ferman, BrunoTese Essays on Economics of Education: Racial Inequality, Social Norms, and Childcare Impact on Schooling(2021) Portella, Alysson LorenzonEsta tese é composta de três capítulos. O primeiro investiga a dinâmica da desigualdade racial na formação de capital humano no Brasil usando dados que seguem crianças do seu nascimento até os 22 anos de idade. São documentadas desigualdades raciais no nasci mento, em anos de escolaridade e habilidades socioemocionais. Condicional à escolaridade prévia e outros controles, os hiatos raciais aos 11 e 15 anos de idade são significativos, mas não aos 18 e 22 anos, evidencia de que o hiato é formado cedo na vida. Também são documentados os hiatos raciais em escolaridade entre indivíduos com maior chance de entrar na universidade. Entre eles há um hiato racial aos 22 anos de idade, o que sugere que crianças negras em melhor situação socioeconômica ainda enfrentam desafios para entrar na faculdade. O segundo capítulo investiga a relação entre notas e status social no Brasil, como ela difere entre os grupos raciais e qual a associação entre desempenho acadêmico e identificação racial. Há uma relação positiva entre notas e status social entre alunos não-brancos. Essa correlação é resultados principalmente de uma relação positiva entre notas de indivíduos não-brancos e seus colegas brancos. Também é encontrada uma relação positiva entre alu nos brancos e seus colegas brancos, mas não com colegas negros. Em relação a identidade racial, há apenas uma associação fraca entre desempenho e a chance de se classificar como moreno. Entre alunos do Ensino Médio, meninas e em salas com pequena proporção de brancos, “boas notas embranquecem”. No terceiro capítulo é estimado o impacto de créches na escolaridade no Brasil. Diferenças na cobertura de créches entre municípios e no tempo são usadas como fonte de variação na exposição à educação infantil. São usadas duas estratégias empíricas. Na primeira, as crianças são agregadas em coortes de acordo com seu ano e município de nascimento, avaliando como a cobertura de créches afeta a escolaridade média da coorte aos 9 anos de idade. No segundo estudo são usados dados a nível das crianças para estimar o impacto de frequentar créche aos 3 anos de idade na escolaridade futura, utilizando a cobertura de créche no município e ano de nascimento como instrumento para matrícula na educação infantil. Os resultados são sensíveis à especificação utilizada e na melhor das hipóteses créches têm apenas um impacto pequeno positivo. Porém, na maioria dos modelos o impacto estimado é nulo ou mesmo negativo. Os resultados indicam que a expansão de créches no Brasil ocorreu sem uma melhora concomitante na qualidade ou sem focalizar as crianças que mais se beneficiariam dele.