Iniciação Científica e Tecnológica

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3250

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Relatório de Iniciação Científica
    Antecedentes e consequências da tomada de decisão financeira pelas pessoas de baixa renda, o papel do marketing e as consequências para o bem-estar financeiro
    (2021) Helou Neto, Nabih
    Esse relatório consiste em mostrar o que foi feito no projeto de Iniciação Científica do programa PIBIC Insper. O tema é marketing analítico, e o objetivo foi gerar conhecimento sobre o que faz uma pessoa se endividar e quais das consequências disso, com um foco maior no recorte brasileiro de baixa renda. O projeto foi feito por meio de uma parceria com um banco do setor, que forneceu as bases de dados necessárias para o estudo empírico. Depois de extensa revisão e trabalho de ciência de dados, foi possível chegar em conclusões sobre o perfil de cliente mais rentável ao banco e ao varejista, sem renunciar aos buracos na construção de políticas publicas voltadas para esse segmento. Os resultados econométricos são consistentes e indicam um perfil específico de cliente que se endivida mais, dessa maneira é possível trabalhar em cima dessas variáveis para melhorar a saúde financeira dessa parcela da população.
  • Imagem de Miniatura
    Relatório de Iniciação Científica
    Fatores críticos da penetração de vendas online: um estudo do frete, presença de loja física e comportamento de consumo
    (2019) Machado, Vinícius Aguiar
    A migração de aplicações para a nuvem trouxe diversos benefícios como, escalabilidade, menor custo, velocidade e praticidade. porém, algumas aplicações não conseguem funcionar com toda sua capacidade em um ambiente de nuvem convencional por necessitarem de um tempo de resposta em tempo real. O edge computing aparece para preencher esse vazio, trazendo os serviços de nuvem para próximo do usuário ou dispositivos que irão consumi-los. Esse novo paradigma dentro do contexto de computação em nuvem ainda está sofrendo alterações devido à estudos de desenvolvimento e aprimoramento em relação às três arquiteturas existentes, cloudlet, fog computing e mobile cloud computing, esse último sendo o mais recente dos três e muitos estudos estão sendo feitos para determinar qual a melhor posição geográficas dos pontos de rede. Além de introduzir as arquiteturas, demonstrar como uma aplicação dentro de uma dessas arquiteturas se comporta, mais especificamente cloudlet, em questão de latência, em relação a essa mesma aplicação em uma nuvem pública.