Antecedentes e consequências da tomada de decisão financeira pelas pessoas de baixa renda, o papel do marketing e as consequências para o bem-estar financeiro
Carregando...
Autores
Orientador
Braga, Farah Diba Abrantes
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Relatório de Iniciação Científica
Data
2021
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo
Esse relatório consiste em mostrar o que foi feito no projeto de Iniciação
Científica do programa PIBIC Insper. O tema é marketing analítico, e o objetivo foi
gerar conhecimento sobre o que faz uma pessoa se endividar e quais das
consequências disso, com um foco maior no recorte brasileiro de baixa renda. O
projeto foi feito por meio de uma parceria com um banco do setor, que forneceu as
bases de dados necessárias para o estudo empírico. Depois de extensa revisão e
trabalho de ciência de dados, foi possível chegar em conclusões sobre o perfil de
cliente mais rentável ao banco e ao varejista, sem renunciar aos buracos na
construção de políticas publicas voltadas para esse segmento. Os resultados
econométricos são consistentes e indicam um perfil específico de cliente que se
endivida mais, dessa maneira é possível trabalhar em cima dessas variáveis para
melhorar a saúde financeira dessa parcela da população.
Palavras-chave
Titulo de periódico
URL da fonte
Título de Livro
URL na Scopus
Idioma
Português
URL permanente
Notas
Membros da banca
Área do Conhecimento CNPQ
Ciências Sociais Aplicadas