Antecedentes e consequências da tomada de decisão financeira pelas pessoas de baixa renda, o papel do marketing e as consequências para o bem-estar financeiro
Autores
Helou Neto, Nabih
Orientador
Braga, Farah Diba Abrantes
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Relatório de Iniciação Científica
Data
2021
Resumo
Esse relatório consiste em mostrar o que foi feito no projeto de Iniciação
Científica do programa PIBIC Insper. O tema é marketing analítico, e o objetivo foi
gerar conhecimento sobre o que faz uma pessoa se endividar e quais das
consequências disso, com um foco maior no recorte brasileiro de baixa renda. O
projeto foi feito por meio de uma parceria com um banco do setor, que forneceu as
bases de dados necessárias para o estudo empírico. Depois de extensa revisão e
trabalho de ciência de dados, foi possível chegar em conclusões sobre o perfil de
cliente mais rentável ao banco e ao varejista, sem renunciar aos buracos na
construção de políticas publicas voltadas para esse segmento. Os resultados
econométricos são consistentes e indicam um perfil específico de cliente que se
endivida mais, dessa maneira é possível trabalhar em cima dessas variáveis para
melhorar a saúde financeira dessa parcela da população.
Palavras-chave
tomada de decisão; tomada de decisão financeira; restrições financeiras; pobreza; cartão de crédito e débito; endividamento; baixa renda; escassez financeira
Titulo de periódico
URL da fonte
Título de Livro
URL na Scopus
Sinopse
Objetivos de aprendizagem
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Área do Conhecimento CNPQ
Ciências Sociais Aplicadas