Antecedentes e consequências da tomada de decisão financeira pelas pessoas de baixa renda, o papel do marketing e as consequências para o bem-estar financeiro

Carregando...
Imagem de Miniatura
Orientador
Braga, Farah Diba Abrantes
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Relatório de Iniciação Científica
Data
2021
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Esse relatório consiste em mostrar o que foi feito no projeto de Iniciação Científica do programa PIBIC Insper. O tema é marketing analítico, e o objetivo foi gerar conhecimento sobre o que faz uma pessoa se endividar e quais das consequências disso, com um foco maior no recorte brasileiro de baixa renda. O projeto foi feito por meio de uma parceria com um banco do setor, que forneceu as bases de dados necessárias para o estudo empírico. Depois de extensa revisão e trabalho de ciência de dados, foi possível chegar em conclusões sobre o perfil de cliente mais rentável ao banco e ao varejista, sem renunciar aos buracos na construção de políticas publicas voltadas para esse segmento. Os resultados econométricos são consistentes e indicam um perfil específico de cliente que se endivida mais, dessa maneira é possível trabalhar em cima dessas variáveis para melhorar a saúde financeira dessa parcela da população.

Titulo de periódico
URL da fonte
Título de Livro
URL na Scopus
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Área do Conhecimento CNPQ
Ciências Sociais Aplicadas
Citação