Iniciação Científica e Tecnológica

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    Relatório de Iniciação Científica
    O efeito da pandemia nas notas dos alunos brasileiros no PISA
    (2025) Christovam, Caio Santa Rosa
    Neste trabalho, buscamos explicar o desempenho educacional do Brasil durante a pandemia no PISA, prova internacional de avaliação educacional conduzida pela OCDE. Para isso, foram conduzidas análises exploratórias comparando o desempenho brasileiro no PISA com o SAEB, exame de avaliação educacional nacional. Mostramos que não houve queda de desempenho significativa no PISA. Em contraste, no SAEB houve uma queda substancial. Além disso, mostramos que apenas aproximadamente 5% dos alunos tem um nível adequado de aprendizado, seguindo a classificação da OCDE. Em seguida, foram estimadas regressões para avaliar os efeitos da pandemia no desempenho dos alunos. Encontramos que o fechamento das escolas não teve efeito significativo sobre as notas dos estudantes brasileiros e que foram o acesso a recursos digitais para aulas remotas e à internet os fatores mais relevantes para explicar o desempenho dos estudantes.
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    Relatório de Iniciação Científica
    Impacto da Pandemia de COVID-19 na Educação Brasileira
    (2023) Mugnol, Júlio César Ballen
    A pandemia de COVID-19 teve um impacto profundo na educação brasileira, afetando a partici pação e o desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Este estudo destaca que as desigualdades educacionais pré-existentes se agravaram durante a pandemia, com evidentes disparidades relacionadas à etnia, níveis de escolaridade materna e acesso à internet em domicílio desempenhando papéis críticos. Além disso, foram observadas discrepâncias regionais relevantes, com algumas regiões do Brasil enfrentando maiores dificuldades educacionais durante a pandemia. Entre escolas públicas e privadas, destaca-se que a diferença observada nas notas diminuiu durante o período, apesar dos estudantes de escolas públicas terem demonstrando menor propensão a fazer o ENEM. Embora tenha havido sinais de recuperação em 2022, esse estudo destaca a necessidade de medidas políticas e ações para abordar as desigualdades educacionais e garantir igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior no Brasil.