Iniciação Científica e Tecnológica
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Relatório de Iniciação Científica O Consumo de livros no Brasil, um estudo sobre a probabilidade de se consumir um livro(2025) Arrym, Ana Flavia de MelloEste trabalho analisa o consumo de livros no Brasil sob a ótica econômica, buscando compreender os fatores que determinam a probabilidade de aquisição desse bem cultural. A introdução contextualiza a importância da leitura no país e apresenta dados sobre hábitos de consumo, destacando o peso das condições socioeconômicas e das transformações do mercado editorial. O objetivo central da pesquisa é avaliar de que forma renda, características domiciliares e despesas culturais influenciam a decisão de consumir livros. Para isso, foi construída uma fundamentação teórica baseada em literatura nacional e internacional, olhando tanto da dualidade do livro como bem cultural e mercadoria, quanto a fatores sociais sobre o consumo cultural. A metodologia desenvolve um modelo microeconômico inspirado em Moretti (2008), adaptado para mensurar a probabilidade de leitura, relacionando utilidade esperada e custos de acesso. A análise empírica utiliza dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), estimando modelos Probit a fim de avaliar a probabilidade de consumo de livros em diferentes estratos de renda, definidos por clusterização da amostra. Os resultados mostram que, embora os efeitos marginais estimados sejam de pequena magnitude, observamse padrões consistentes: gastos com livros apresentam associação positiva com a probabilidade de leitura em todos os grupos, sendo mais relevante nas famílias de maior renda, já as despesas com outras atividades culturais revelam efeitos heterogêneos conforme o estrato, e o consumo de esportes apresenta baixa influência. Características domiciliares, como tipo de moradia e número de cômodos, tendem a se associar negativamente, enquanto a localização urbana e a renda total contribuem de forma sutil para aumentar a probabilidade prevista. Conclui-se que a renda e o engajamento cultural exercem influência, ainda que limitada, sobre o consumo de livros, variando de acordo com a posição social, e que políticas públicas podem desempenhar papel relevante na ampliação do acesso à leitura.