Dissertação de Mestrado
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Dissertação Os desafios da gestão do ensino fundamental público brasileiro(2013) Bussadori, Antonio CarlosEste trabalho tem como objetivo avaliar a eficiência de programas que visam a melhoria do ensino tendo como base o pagamento de bônus para os professores com referência ao desempenho de seus alunos em provas anuais. Para tanto, foi tomado como base o Programa de Qualidade da Escola (PQE), desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, cujo papel é a melhoria do ensino das escolas públicas estaduais paulistas de ensino fundamental. Para que o programa funcione, é fundamental que as séries com pior desempenho em um ano consigam dar passos mais largos nos anos seguintes. Isto se faz necessário, pois um dos objetivos do programa é elevar a média das notas das escolas públicas estaduais paulistas aos níveis dos países da OCDE até 2030. Como base de avaliação, foram utilizados dados dos 9º anos das escolas públicas estaduais paulistas. Segundo os resultados deste trabalho, as séries que tiveram pior desempenho no início do programa são aquelas que mais melhoraram suas notas nos anos seguintes.Dissertação Determinação dos fatores relevantes para os alunos na escolha de um curso de engenharia(2013) Pêgas, Thiago RodriguesA competição por alunos no mercado de ensino superior brasileiro é uma realidade e o crescimento da oferta de vagas nas instituições de ensino superior privadas tem sido maior que o crescimento do número de alunos matriculados aumentando, ainda, mais a competição por alunos. O objetivo deste trabalho é estudar a influência dos fatores produtivos na demanda por cursos de engenharia no Estado de São Paulo, para dar subsídios às decisões estratégicas dos administradores de instituições de ensino superior. Considera-se que cada aluno matriculado em determinado curso, também é um fator produtivo e seu perfil, empenho e capacidade anterior ao início e durante o curso, podem influenciar o processo de escolha por outros potenciais alunos que tenham interesse em ingressar no ensino superior. Os resultados preliminares indicam que o preço, a qualidade dos alunos matriculados, quantidade de professores doutores e a classificação do Guia do Estudante são importantes para determinação do market share de um curso de engenharia.Dissertação Escolas de ensino médio profissionalizante no Ceará: uma análise de desempenho acadêmico(2014) Pannuti, Silvia VianaO objetivo desta dissertação é avaliar o programa de ensino médio profissionalizante em tempo integral desenvolvido no Estado do Ceará, do ponto de vista de desempenho acadêmico dos alunos. Através das metodologias de regressão com dados em painel de dois períodos e pareamento foi comparada a variação no desempenho em testes padronizados de língua portuguesa e matemática dos alunos que frequentaram escolas regulares e dos alunos que frequentaram as escolas profissionalizantes em tempo integral. A comparação foi feita entre o 9o ano do ensino fundamental e 3o ano do ensino médio. Os resultados sugerem que, em geral, os alunos que frequentaram as escolas profissionalizantes tiveram variação superior no desempenho. No entanto, na presença da variável de controle relacionada aos pares o efeito do tipo de escola se altera, possivelmente devido a um problema de endogeneidade na variável utilizada para mensurar as características dos pares.Dissertação Fatores que afetam o faturamento e o índice de retenção de alunos de franquias na área de educação(2014) Silva, José Valmir DaEste trabalho contribui com os estudos na área de franquias de educação ao trazer novos elementos para análises em relação aos motivadores para continuidade dos estudos de alunos e contribui com os profissionais da área de franquias auxiliando na identificação dos fatores que devem ser priorizados, tanto pelo franqueador para fins de um processo seletivo mais adequado, quanto pelo franqueado, o qual pode criar um plano direcionado para atração e retenção de alunos e para definir a ordem de prioridade adequada para seus investimentos. A combinação desses fatores leva a um faturamento maior e à adequação do plano de negócios. Para atingir esse resultado foi utilizada uma base de dados composta por 114 unidades localizadas no Município de São Paulo, todas do mesmo grupo franqueador, e que contém ou não as características estudadas. Foi estudada a relação entre o faturamento e o índice de retenção de alunos, indicando este último como o fator mais importante para o faturamento. O estudo inclui o impacto da formação dos pais dos alunos no índice de retenção de alunos, onde fica demonstrado que pais com formação superior tendem a manter seus filhos estudando por mais tempo. Fica demonstrado ainda que as características físicas das unidades e a formação e profissão prévias dos franqueados não têm impacto significativo para o faturamento ou para o índice de retenção de alunos. Essas informações são de grande relevância, considerando-se que este tipo de negócios é muito sensível ao volume de capital necessário.