Dissertação de Mestrado
URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3237
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Dissertação Modelo de previsão de demanda para indústria de base no Brasil(2019) Borges, Wanderson Lívio NeryVárias decisões operacionais são baseadas em previsões adequadas de demanda futura. Por esse motivo, as empresas de bens de capital consideram a previsão de demanda um processo crucial para orientar suas tomadas de decisões. O presente trabalho objetiva desenvolver um modelo de previsão de demanda para indústria de base no Brasil e identificar relações entre algumas variáveis conjunturais e a demanda futura de equipamentos destinados a construção civil. As análises são realizadas por meio de dados públicos. Para o desenvolvimento do trabalho, utilizam-se dados mensais de volume de vendas de caminhões betoneiras no mercado brasileiro, analisados em modelos de séries temporais com regressão, com variáveis estabilizadas através de transformações logarítmicas e diferenciações. Os resultados obtidos comprovam a importância de variáveis tais como o consumo de cimento, o produto interno bruto da construção civil, a taxa de juros e a taxa de desemprego como fatores chaves na criação de um ambiente propício para a realização de vendas de caminhões betoneiras no mercado brasileiro.Dissertação O impacto do monitoramento na eficiência do transporte de cargas(2020) Limeira, Guilherme VillarO objetivo deste estudo é verificar de forma empírica o impacto do monitoramento da operação dos motoristas de caminhão por meio de sistemas de telemetria na eficiência operacional e na redução do risco de acidentes das frotas para poder fornecer alternativas aos gerentes na busca da excelência operacional. O desafio encarado pela gestão ao tentar controlar o comportamento dos motoristas pode ser analisado de forma eficiente sob a lente do problema entre agente e principal, pois é provável que haja um desalinhamento entre as metas das transportadoras (principal) e dos motoristas (agentes). E este desalinhamento é exacerbado pela inabilidade dos gestores de supervisionar de forma direta os motoristas, gerando assim assimetria de informação em seu favor. A teoria da agência, portanto, é particularmente relevante na gestão de motoristas de caminhão na medida em que explica o uso de controles tecnológicos para tornar o comportamento dos motoristas mais observável e assim reduzir a possibilidade de comportamentos oportunistas. Para realizar esta pesquisa, foi utilizada uma base de dados de veículos comerciais contendo informações sobre a operação, configuração e aplicação de mais de 13 mil caminhões durante um ano de operação. Foram utilizados modelos econométricos de efeitos fixos e de efeitos aleatórios para dados em painel na avaliação do efeito do monitoramento sobre variáveis de desempenho caminhão. Adicionalmente, foi utilizado o método de diferenças em diferenças na tentativa de isolar o efeito do tratamento analisado. Os resultados encontrados sugerem que há uma tendência de maior utilização do monitoramento na gestão das frotas de caminhão e que há diferença no comportamento dos motoristas que são monitorados em relação aos que não são. Veículos monitorados possuem melhores indicadores tanto no âmbito da eficiência operacional quanto do comportamento seguro ao dirigir. Esta pesquisa contribui para a literatura ao quantificar o impacto do monitoramento de forma empírica, utilizando dados reais da operação.Dissertação Confiança, colaboração e geração de valor na cadeia de suprimentos(2018) Nadruz, RaphaelCadeia de suprimentos colaborativa é um recurso estratégico que vêm sendo amplamente adotado por empresas que buscam criar valor e consequentemente obter vantagem competitiva. Relações colaborativas utilizam mecanismos de governanças híbridos, nos quais há uma maior ênfase em mecanismos relacionais, que complementam situações não previstas em contratos, reduzindo os custos de transação. Um dos principais recursos dos mecanismos relacionais é a confiança, que neste trabalho será considerada como variável antecedente e abordada de forma bi-dimensional: Por benevolência (goodwill) e por competência. O principal objetivo deste estudo foi de analisar, através da visão do comprador, da díade comprador-fornecedor, como cada uma das dimensões da confiança impactam nas relações colaborativas e se a colaboração tem impacto positivo para geração de valor na cadeia de suprimentos. Verificou-se que a confiança impacta positivamente na geração de atividades colaborativas, assim como cada dimensão da confiança atua de forma diferenciada na geração destas atividades. Foi também possível verificar que a colaboração tem um efeito positivo na geração de valor da relação, porém nem todas atividades colaborativas contribuíram de forma significativa para geração de valor. Os dados desta pesquisa foram levantados por meio de questionário e os métodos estatísticos utilizados foram os de análise fatorial confirmatória, modelagem de equação estrutural e regressão linear.Dissertação