Dissertação de Mestrado

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  • Dissertação
    Avaliação do impacto da simplificação do leiaute da fatura de cartão de crédito no comportamento de pagamento do consumidor
    (2024) Brito, Mirena Gentilezza de Figueiredo
    O presente estudo avalia o impacto da introdução de um novo modelo de fatura de cartão de crédito sobre o comportamento financeiro dos usuários deste produto inscritos no Cadastro Único. A simplificação e reorganização das informações contidas na fatura foi proposta a partir da teoria de economia comportamental, que analisa as limitações cognitivas e os fatores que afetam a tomada de decisão dos indivíduos. As principais alterações da fatura foram a reorganização das informações em blocos e o destaque para as informações importantes. Os resultados obtidos mostram que os grupos tratado e controle não apresentam diferença relevante entre si em relação ao percentual de pagamento da fatura, ao uso do crédito rotativo e ao uso do crédito parcelado, embora para algumas faixas de renda tenha sido encontrado pequeno impacto. O baixo impacto da intervenção pode ser entendido por fatores contextuais, em que a renda é determinante na impossibilidade de escolha de alternativas ao uso do rotativo do cartão de crédito, assim como por fatores operacionais, em que o desenho e implementação do projeto podem ter sido falhos. Estudos futuros que explorem heterogeneidades não analisadas aqui podem também encontrar impacto mais relevante para grupos específicos da amostra
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    O impacto da intervenção governamental em mercado de dois lados: o caso da indústria brasileira de cartões no triênio 2010-2012
    (2013) Hadid, Maíra Ferreira
    Este trabalho tem o objetivo de verificar se a intervenção governamental na indústria brasileira de cartões, ocorrida em 31 de julho de 2010, logrou atender ao interesse dos órgãos reguladores: corrigir falhas existentes na indústria e evitar efeitos prejudiciais do excesso de poder de mercado das duas credenciadoras existentes, como apontou o Relatório sobre a indústria de cartões de pagamento (Bacen; Seae-MF; SDE-MJ, 2009). Os resultados encontrados apontam que, dois anos depois da intervenção governamental, a indústria tornou-se menos concentrada com a entrada de quatro novos competidores, mas detectou-se o surgimento de novos contratos de exclusividade entre bandeiras e credenciadoras já existentes. Ao contrário do que se esperava, constatou-se aumento na média de preços anunciados pela própria credenciadora após a intervenção, e, também entre credenciadoras, a diferença de preço aumentou em relação à empresa líder de mercado – impacto provavelmente devido à criação dos novos contratos de exclusividade. Esperava-se ainda uma redução no preço médio cobrado das credenciadoras após julho de 2010, dados o aumento da competição na indústria e o maior poder de barganha dos consumidores, e ela foi de fato encontrada nas regressões realizadas neste trabalho. Por fim, conclui-se que o objetivo dos órgãos reguladores não foi plenamente atingido, pois se sugere que apenas os consumidores com alto poder de barganha foram beneficiados pela redução dos preços praticados, já que os pequenos consumidores pagam os valores anunciados nas tabelas de preços.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Análise do impacto do relacionamento dos portadores de cartões de crédito com os bancos no Brasil, na utilização do produto após casos de fraude
    (2013) Santos, Rodrigo Usignolo Dos
    Esta dissertação tem como objetivo analisar o impacto do relacionamento dos portadores de cartões de crédito com os bancos no Brasil, na utilização do produto após casos de fraude. Para seu desenvolvimento foi realizada a revisão da literatura de relacionamento com clientes, fraudes, e impactos de fraudes no relacionamento de clientes com cartões de crédito fraudados. Duas hipóteses foram elaboradas: a primeira hipótese considera a redução de utilização dos cartões de crédito por clientes fraudados após a ocorrência da fraude, enquanto a segunda hipótese considera a mitigação deste efeito negativo em casos onde o cliente possui melhor relacionamento com o banco. Utilizando-se a técnica econométrica de regressão por painel aplicada a uma amostra de clientes fraudados e não fraudados em janeiro de 2012, bem como o acompanhamento de seus gastos ao longo de dois anos, as duas hipóteses alternativas não são rejeitadas.