Dissertação de Mestrado

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    Dissertação
    Determinantes das notas dos alunos do ensino público: abordagem quantílica
    (2013) Chen, Jonas Honchie
    Dada importância da educação para o desenvolvimento socioeconômico dos países, este estudo identifica e analisa os determinantes do desempenho escolar no contexto brasileiro. Utilizando dados da Prova Brasil de 2011, foram analisadas as características de escolas, alunos e professores associadas as notas de alunos do quinto ano do ensino fundamental da rede pública. Aplicando o método de regressões quantílicas e através da análise específica das regiões do país, foram abordados os fatores relacionados ao desempenho dos alunos procurando destacar os distintos impactos ao longo da distribuição das notas. Alguns resultados obtidos estão alinhados com a literatura relacionada ao tema, como a relação do gênero. Porém, variáveis como a cor dos alunos, apresentaram efeitos específicos como a associação negativa ou não significante nas regiões norte e nordeste. Em relação as características das escolas, destaca-se o impacto significativo da gestão administrativa ao qual as intituições estão sujeitas. Para os professores foram encontradas relações positivas de docentes com pós-graduação com a notas dos alunos, evidenciando a importância do incentivo a qualificação dado seu efeito semelhante em todos quantis.
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    Dissertação
    Educação no Brasil: o desempenho dos municípios e das capitais
    (2013) Garcia, Sonia Consuelo Filippelli
    O objetivo desta dissertação foi avaliar e comparar a eficiência educacional dos municípios e capitais do Brasil. Através da metodologia Data Envelopment Analysis (DEA) foram calculados índices de eficiência e gerado um ranking dos municípios no contexto Brasil e individual por estado, permitindo a identificação dos determinantes da eficiência e dos potenciais de melhoria. Os resultados sugerem que, em geral, mantendo-se os atuais níveis de recurso, existe oportunidade de melhoria na nota do IDEB e na taxa líquida de escolarização, mas que o maior potencial para o aumento da eficiência está na redução das taxas de abandono. As capitais das regiões Sul e Sudeste, no contexto dos seus estados, não foram consideradas eficientes, o mesmo não ocorrendo com as capitais do Norte e Nordeste.