Dissertação de Mestrado

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3237

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    O Impacto dos mercados de açúcar e petróleo americano na volatilidade do açúcar brasileiro
    (2006) Francescato, Marcell
    O álcool combustível tornou-se uma alternativa real e viável à crescente escalada de preços do petróleo no mercado internacional. Entretanto, sua produção demanda grande quantidade de cana-de-açúcar, da qual o Brasil é o maior produtor mundial. Grande parte da produção de cana-de-açúcar é destinada à produção de álcool combustível e açúcar. O álcool é um claro substituto à utilização da gasolina derivada do petróleo, enquanto que o açúcar é uma commodity demandada internacionalmente para os mais diversos fins. Com base nessa relação, o trabalho busca analisar como a volatilidade do açúcar negociado em Nova York (bolsa de maior liquidez na negociação dessa commodity) e a volatilidade do petróleo afetam os preços do açúcar produzido e comercializado no Brasil. Para conduzir essa análise, serão utilizados modelos multivariados da família GARCH, tendo a correlação condicional como referência ao afirmar se há ou não contágio entre esses mercados. Foi observado um significativo co-movimento entre a volatilidade das commodities, caracterizando interdependência. Entretanto, são fracas as evidências de contágio entre o açúcar Esalq, o açúcar NY e petróleo.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Previsão de volatilidade: a volatilidade implícita como variável explicativa da variância condicional em modelos GARCH
    (2012) Santos, Decio Albert Da Silva
    A previsão de volatilidade é um assunto de grande interesse no mercado financeiro. Os modelos GARCH e a volatilidade implícita são bastante utilizados para este fim. Neste trabalho, a volatilidade implícita foi utilizada como uma variável explicativa da variância condicional de modelos GARCH, com o objetivo de aumentar o poder de previsão do modelo. Foram utilizados dados do mercado de ações brasileiro, mais precisamente do índice de ações Ibovespa, no período de abril de 2000 a junho de 2011. A volatilidade implícita foi extraída das opções de compra do Ibovespa utilizando o modelo de precificação de opções de Black e Scholes. As previsões dos modelos propostos no trabalho foram comparadas com previsões de modelos GARCH tradicionais, realizadas em quatro períodos diferentes e em previsões fora da amostra de estimação dos modelos. Os resultados obtidos indicaram que o uso da volatilidade implícita como variável explicativa da variância condicional em modelos GARCH não aumenta o poder de previsão em comparação com os modelos GARCH tradicionais. Sendo GARCH(1,1) o modelo com os melhores resultados nas previsões de volatilidade.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Estudo e previsão da volatilidade intradiária de ações
    (2011) Spinardi, Marcelo Augusto
    Esta dissertação propõe a análise empírica do comportamento das séries de retornos intradiários de um conjunto de ações com alta liquidez financeira do mercado brasileiro. Estudou-se a presença e os efeitos da sazonalidade intradiária na utilização de modelos clássicos de estimação da volatilidade condicional dos retornos, modelos da família (G)ARCH. Tais efeitos se revelam na existência no padrão “J-invertido” apresentado pelos módulos dos retornos intradiários. Por fim, foram realizadas previsões da volatilidade condicional para um período de controle determinado, para três séries de retornos: série de retornos crua, corrigidas para a sazonalidade intradiária, e corrigida para sazonalidade e para o fator “dia da semana”. Os resultados obtidos indicaram grande melhora na previsibilidade do modelo quando a série é corrigida.