Dissertação de Mestrado

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3237

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Previsão da taxa de juros nominal no Brasil: uma avaliação comparativa entre curva de reação, modelo arma e VAR
    (2008) Jarra, Eduardo José Ferreira
    Esse trabalho avalia a qualidade de previsão da trajetória da taxa de juros Selic nominal. O conjunto de modelos analisado contém uma curva de reação da autoridade monetária, um modelo de séries temporais univariado e quatro diferentes especificações de VAR. Os resultados mostram que curva de reação e o modelo de séries temporais univariado são os que apresentam as melhores previsões para curto (três e seis meses) e médio prazo (doze meses), ainda que não seja possível distinguir qual é o superior entre os dois. Para os horizontes analisados, os modelos VAR apresentam qualidade de previsão ruim.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Efeitos do mercado financeiro e imobiliário no consumo do Norte Americano
    (2010) Fontoura, Mariana Tomaselli Gonçalves Pereira
    Nos últimos anos pudemos notar grande atenção da mídia aos supostos efeitos no consumo causados pela variação no valor dos imóveis e do mercado acionário nos Estados Unidos. Até 2008, o que se observou, foi a apreciação do valor dos ativos acompanhados pelo crescimento do consumo. Em uma segunda fase, após o estouro da crise global em 2008, tanto os preços dos ativos como o consumo tiveram queda brusca em poucos meses. Dado este pano de fundo, cabe aos economistas estimar como se dá a relação entre o consumo e o preço destes ativos (imobiliário e financeiro). O objetivo deste trabalho é estimar, para os Estados Unidos, os efeitos no consumo causados por alterações na riqueza financeira e imobiliária, utilizando dados de 1968 até o segundo trimestre de 2009. Assim sendo, será possível verificar se os efeitos sobre o consumo destes dois mercados existem e distingui-los, de forma a entender como suas flutuações afetam o consumo. Além disso, será possível englobar na amostra os dados do final de 2008 e início de 2009 que apresentam os efeitos da recente crise.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Teste do modelo de valor presente sob a hipótese de eficiência de mercado
    (2013) Santos Júnior, Antonio Luis Dos
    Através de dados do mercado acionário brasileiro organizado em três índices distintos, esse trabalho teve por objetivo testar a validade do Modelo de Valor Presente (MVP) a taxas de desconto constantes e variáveis ao longo do tempo, sob a Hipótese de Mercados Eficientes. Para tanto, são aplicadas técnicas econométricas envolvendo vetores autorregressivos (VAR). Apesar de alguns testes apresentarem resultados contraditórios, os resultados empíricos não rejeitam o MVP tanto a taxas de desconto constantes como variáveis para o mercado brasileiro de ações.