Dissertação de Mestrado
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Dissertação Avaliação da Capacidade de Geração de Alfa dos Fundos Multimercado Macro da Indústria Brasileira(2023) Montini, Giuliana MendesO mercado de fundos de investimento no Brasil é bastante amplo e o principal desafio dos gestores é gerar alfa para seus investidores. Este trabalho procura avaliar o desempenho de 42 fundos multimercado macro brasileiros, de gestão ativa, no período de 2018 até 2022. A geração de alfa foi estimada seguindo o modelo multifatorial de Sharpe (1992) e considerando carteiras agregadas dos fundos multimercado macro ativos. Foi possível observar que os gestores de forma agregada, não conseguem gerar retorno em excesso positivo. Olhando de forma individual, 6 fundos conseguiram gerar alfa significativamente positivo nesse período. Adicionalmente, o trabalho avaliou o posicionamento dos gestores nesse período onde na maior parte do tempo tiveram um viés comprado em quase todos os mercados avaliados sendo apenas na Treasury que se posicionaram com um viés short. E por fim, avaliar se os fundos que foram mais ativos, ou seja, variaram mais os betas ao longo dos 5 anos tiveram uma capacidade maior de geração de alfa. Através de um estudo de correlação, comparando a relação entre grau de dinamismo do gestor e geração de alfa, foi possível identificar correlação positiva entre os dois fatores.Dissertação O papel da loja física na estratégia omnichannel do varejo no Brasil(2020) Bicalho, Santuza Paolucci NogueiraO canal offline representa 85% de todo movimento do varejo global. Projeta-se que o canal digital representará 20% deste movimento até 2024. Neste sentido, varejistas, independentemente de sua origem (offline ou online) devem se questionar sobre a importância do ponto de venda físico num mercado altamente impactado pela digitalização. Como varejistas brasileiros entendem e exploram este canal de vendas? Este projeto tem como objetivo identificar o papel que a loja física assume no contexto omnichannel, explorando a forma como varejistas brasileiros enxergam este canal na execução desta estratégia. O projeto, de natureza qualitativa e abordagem abdutiva, estabelece uma proposta de metodologia de design de pesquisa para validar se as funções atribuídas à loja física no mix de varejo, na integração de canais, no comportamento do consumidor e na performance como um todo já mapeadas por pesquisas anteriores feitas no exterior se confirmam no contexto do varejo brasileiro. A literatura sobre o tema o considera novo, indicando necessidade de aprofundamento de pesquisas neste campo. Este estudo, de natureza exploratória, busca validar as dimensões identificadas em outras geografias, investigando se estas se confirmam e/ou se são complementadas por outras que sejam características do contexto Brasil. Examinando dados gerados através de entrevistas em profundidade com 12 varejistas brasileiros, a pesquisa contribuirá para um melhor entendimento do papel e do futuro da loja física na jornada do cliente, na eficiência das vendas e na interação entre canais no contexto omnichannel, podendo repercutir positivamente na melhoria de alocação de recursos e potencial aumento do volume de vendas de varejistas que utilizem esta estratégia.