Dissertação de Mestrado
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Resultados da Pesquisa
Dissertação Poupança precaucional no Brasil: uma análise com microdados da POF(2010) Freitas, Paulo GomesO objetivo deste trabalho é testar a existência de poupança precaucional por parte das famílias no Brasil. A estimação empírica foi possível com os microdados de duas pesquisas – POF e PME, ambas realizadas pelo IBGE no período de 2002 – 2003. Como resultado final, as evidências empíricas comprovaram a existência de poupança precaucional. O impacto marginal estimado no consumo devido ao risco de perda de renda do trabalho foi de R$ 7,64 para cada R$ 1,00 de expectativa de perda de renda.Dissertação Aplicação da equação de Shea na determinação dos comportamentos de consumo no Brasil(2010) Kubota, Toni TakeshiEste estudo examina, empiricamente, as mudanças de comportamento de consumo no Brasil, utilizando o modelo de Shea. Este modelo permite interpretar os comportamentos de consumo através da análise de seus coeficientes e significâncias. As regressões foram geradas para diferentes intervalos de tempo e determinou-se o comportamento predominante em cada período. Foram empregadas, nas séries econômicas agregadas, as técnicas econométricas de variáveis instrumentais: mínimos quadrados em dois estágios e método generalizado dos momentos. Evidências de comportamento precaucionista foram encontradas no período das crises de 1998-2002.Dissertação Poupança precaucional: O caso brasileiro(2009) Donato, Roberta Beatriz BolognesiEste trabalho verifica, empiricamente, a existência e magnitude da poupança precaucional no Brasil. Há uma literatura internacional vasta sobre o assunto, porém com uma grande diversidade de resultados. Para o Brasil, há poucos estudos, e este busca contribuir para a verificação da importância do motivo precaucional. Em busca de resultados robustos, são utilizadas diferentes técnicas de estimação, além de dados e instrumentos. Também é evitada a adoção de hipóteses fortes. São encontradas evidências de poupança precaucional fraca no Brasil, indicando a importância de se incluir o motivo precaucional, ainda que tenham se mostrado fraco, nos estudos sobre comportamento do consumidor.