Dissertação de Mestrado
URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3237
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Dissertação Impacto da homofilia na obtenção de emprego via indicação(2022) Carvalho, Rodrigo Cândido deA obtenção de trabalho pelo canal informal indicação é relevante, independente das características dos trabalhadores, dos trabalhos, das empresas e países. Costuma ser responsável entre 30 e 70% das contratações. Na amostra desta pesquisa representa 46%. A literatura analisada busca determinar os motivos de seu uso para propor ações que enderecem eventuais distorções geradas como perpetuação da imobilidade social. Não obstante, há carência de trabalhos que analisem de forma mais detalhada a relação entre indicadores e indicados. Neste contexto, o presente trabalho visa mensurar em campo a homofilia, tendência de pessoas se relacionarem com semelhantes, e avaliar o seu impacto na obtenção de trabalho condicionada à indicação. Para isso, foi feita pesquisa observacional específica no Brasil que gerou amostra de cerca de mil e trezentas observações com detalhamento de mais de cem atributos focados não só nas características dos candidatos a vagas e os tipos das vagas, mas também a relação entre candidatos e indicadores. Com base na soma de dez dimensões homofílicas como raça, gênero, situação familiar, nível de escolaridade foram medidos distintos graus de homofilia entre pesquisado e indicador. Para se avaliar o impacto da homofilia no sucesso da obtenção de trabalho para o qual foi indicado e reduzir viés de covariáveis observáveis foi usado método Matching. O resultado obtido foi que zero grau de homofilia entre indicadores e indicados da amostra reduz em média 16% a probabilidade de obtenção do trabalho indicado, mesmo controlado por diversas características do candidato como escolaridade e tipo de trabalho. Este impacto negativo é heterogêneo, sendo mais pronunciado em grupos como mulheres, pessoas sem trabalho ou cujos indicadores eram não brancos. Independente da confirmação do impacto da homofilia por pesquisas futuras que reduzam viés advindo de características não observáveis, recomenda-se, ao menos, que todos tenham maior visibilidade sobre o viés de suas redes sociais, principalmente com relação à indicação de vagas de trabalho.Dissertação Evaluating Internet and Social Media Impact on Political Polarization: Evidence From Worldwide Elections Data(2022) Ribeiro, Marcel SoaresNós estudamos a questão da polarização política e se a Internet em geral e as redes sociais em particular exercem algum efeito nela utilizando dados eleitorais mundiais. Nós utilizamos uma medida de polarização definida para cada país e cada ano derivada de orientação política, dados sobre conexões fixas e móveis de Internet e representamos a utilização de redes sociais em cada país por meio de dados de buscas do Google por palavras-chave relacionadas. Estimamos uma série de modelos com efeitos fixos e tendo polarização como objetivo e Internet e redes sociais como regressores. Encontramos evidência de que o efeito total da Internet é no máximo pequeno. Também estudados o papel do Facebook, do Twitter e do Youtube separadamente, mas não encontramos nenhuma evidência conclusiva de seus efeitosDissertação Redes Sociais e Desempenho Profissional: uma abordagem através do tipo de aconselhamento(2015) Boccia, DennysA evolução das organizações empresariais é marcada pela própria forma através do qual o ser humano interage com os seus pares. A maneira como o indivíduo (ego) escolhe se relacionar, a quantidade de contatos (alters) e como estes contatos se relacionam entre si formam a rede social desta pessoa, e, por consequência, podem gerar efeitos na sua vida profissional. Uma dessas formas de relacionamento se dá através da constituição de uma rede voltada para o aconselhamento profissional. Antes de tudo faz-se introduzir o conceito de redes sociais e os vários aspectos que derivam do tipo de aconselhamento oferecido pela sua rede de contatos. A base de dados é oriunda de pesquisa PNRD (Personal Network Research Design) aplicada in loco num departamento operacional de uma grande instituição bancária. A pergunta de pesquisa se propõe a preencher uma lacuna com o fim de verificar se existe relação entre desempenho do indivíduo e a sua rede de aconselhamento profissional ao propor duas hipóteses, a primeira disserta quanto à estrutura da rede do indivíduo envolvendo respectivamente o tamanho efetivo, e a segunda a respeito do tamanho total da rede e das formas específicas de aconselhamentos, todas se utilizando da metodologia de análise de redes sociais do ego (ego network analysis) e de regressão logística. Inseridos entre os principais resultados encontrados estão que: 1) não foi possível comprovar estatisticamente que as pessoas que constituem redes sociais de aconselhamento com tamanho efetivo maior são melhor avaliadas, 2) a quantidade total de contatos pelos quais ego se aconselha influencia positivamente o seu desempenho.