Artigos Acadêmicos e Noticiosos

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3226

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    Trade unions and the economic performance of brazilian establishments
    (2008) NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Zylberstajn, Hélio; Chahad, José Paulo; Pazello, Elaine Toldo
    Este artigo analisa, pela primeira vez na literatura, o impacto dos sindicatos de trabalhadores em vários indicadores de desempenho econômico de firmas industriais brasileiras. Realizou-se uma pesquisa retrospectiva sobre a densidade sindical de 1000 estabelecimentos industriais brasileiros e seus resultados foram combinados aos indicadores de desempenho econômico da Pesquisa Industrial Anual (PIA) de 1990 a 2000. Os resultados indicam que a relação entre a densidade sindical na firma e seus salários, emprego e produtividade, é não-linear, ou seja, um aumento no grau de sindicalização leva a um melhor desempenho, porém a taxas decrescentes. Observou-se, também, uma relação negativa entre sindicalização e rentabilidade. Finalmente, estabelecimentos que introduziram mecanismos de ‘participação nos lucros’ aumentaram sua produtividade e rentabilidade no período e pagaram maiores salários nas firmas onde o grau de sindicalização era maior.
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    Os determinantes dos gastos em P&D no Brasil: uma análise com dados em painel
    (2004) Jensen, Juan; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Sbragia, Roberto
    O objetivo deste texto é investigar os principais determinantes dos gastos em P&D no Brasil. Utilizamos neste trabalho a base de dados da ANPEI sobre indicadores de capacitação e inovação tecnológica no Brasil, abrangendo o período de 1994 a 1998. Conciliamos esta base de dados com várias técnicas econométricas, visando garantir robustez aos resultados. Os resultados encontrados mostram que os gastos em P&D se comportam como um random walk, e que firmas maiores gastam menos em P&D como proporção do seu faturamento bruto. Nas equações para os determinantes de P&D, o investimento em capital físico é a variável mais importante, indicando uma forma de complementaridade entre os dois tipos de investimento. Finalmente, a margem de lucro líquida parece não ter influência nos gastos em P&D, que parece ser um investimento de mais longo prazo.
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    Medindo a eficiência dos tribunais brasileiros: uma década depois
    (2020) LUCIANA YEUNG LUK TAI
    O Judiciário é, talvez, uma das instituições políticas mais escrutinadas no Brasil. Sua credibilidade, independência e eficiência têm impactos cruciais nos resultados sociais, políticos e econômicos. Este trabalho visa medir a (in)eficiência do Judiciário brasileiro e sua dinâmica nos últimos anos (2009-15). Utilizamos a Análise Envoltória de Dados — Data Envelopment Analysis (DEA) e o Índice de Malmquist para avaliar a eficiência e a mu dança de produtividade nos tribunais. Nossos resultados mostram que, mais de uma década depois das primeiras divulgações de estatísticas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os tribunais locais melhoraram substancialmente a disciplina e a qualidade da produção e coleta de dados. Mas há ainda muito espaço para progresso. Em termos de produtividade, a situação não mudou muito; também os Índices de Malmquist apresentaram pouca evolução ao longo dos anos.