Trabalho de Conclusão de Curso | Pós lato sensu

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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Controladoria como instrumento de governança pública e compliance
    (2020) Guimarães, Ana Paula Barbosa de Goes
    Dentro do contexto atual, a gestão administrativa tem como finalidade a aplicação e o controle de recursos financeiros visando atender às necessidades da população. Para tanto, são necessários processos e rotinas determinados e organizados, que possibilitem à Controladoria Geral do Município proceder a verificação, com consistência e qualidade, da sua própria atividade administrativa – inclusive a possibilidade de atuação preliminar no processo decisório da gestão dos recursos públicos. A falta de informações sistematizadas gera fragilidades que podem impedir a Controladoria de exercer efetivamente seu papel na gestão. Este trabalho contribuirá com a solução desse problema público sugerindo meios pelos quais a Controladoria Municipal pode atuar para trabalhar de forma planejada, integrada e orientativa, entendendo qual deve ser sua forma de atuação, visando relacionar os objetivos políticos de forma eficiente e eficaz, além de proporcionar informações transparentes e fidedignas acerca de seus atos. Dessa forma, a Controladoria Municipal oferece suporte para que o gestor possa agir, definir, acompanhar e aprimorar sua atuação na administração pública, no intuito de facilitar o alcance dos resultados efetivos para a sociedade. A pesquisa é de abordagem qualitativa. Caracteriza-se como exploratória e descritiva, por meio do estudo de caso da Controladoria Municipal do Ipojuca (PE). A coleta de dados foi feita a partir de pesquisa documental e brainstorming.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Estudo de caso da implementação do Programa de Desenvolvimento Profissional de Lideranças na Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco
    (2020) Baldivia Junior, José Roberto
    Esse trabalho tem por objetivo sistematizar e analisar o caso de implementação de um programa inovador de desenvolvimento de lideranças baseado em competências da Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco (SEE-PE). O trabalho parte de framework de análise de políticas de desenvolvimento baseado em competências para registrar o caso, utilizando os documentos oficiais do processo e entrevistas com os gestores envolvidos, para identificar o histórico das ações e o resultado percebido pelas partes. Como resultado, tem-se uma análise crítica do desenho e implementação da política, destacando facilitadores do processo e pontos de melhoria e sugerindo diretrizes que devem nortear replicação do programa em outros órgãos públicos.