SERGIO PINHEIRO FIRPO
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- Índice Folha de Equilíbrio Racial Relatório Técnico 2022(2022) SERGIO PINHEIRO FIRPO; França, Michael; Portella, AlyssonEste relatório apresenta os principais resultados referentes ao Índice de Equilíbrio Racial (IER), desenvolvido pelo Núcleo de Estudos Raciais do Insper em parceria com a Folha de São Paulo. O Índice avalia o equilíbrio da representação racial no Brasil tem três componentes: Renda, Educação e Longevidade, agregando essas três dimensões em um índice composto, o IER. A análise inclui os anos de 2001 até 2021, incluindo os níveis nacional, regional e estadual. Os resultados mostram grandes avanços na dimensão da Educação, uma certa estagnação na dimensão da Renda, e aumento das desigualdades raciais na dimensão Longevidade. O IER como um todo mostra avanço lento, sendo necessário mais de 100 anos para atingirmos o equilíbrio racial. Além do IER, também apresentamos resultados mais detalhados para educação, incluindo desequilíbrios raciais no Ensino Fundamental (EF) completo e incompleto e Ensino Médio completo. Também avaliamos o equilíbrio em relação a matriculas totais e nas series adequadas ao longo da infância e juventude. O atraso escolar já surge nos primeiros anos do EF e cresce muito na passagem do EM para a fase universitária. Porém, houveram ganhos nas últimas duas décadas em todas essas dimensões.
Artigo Científico Properties of doubly robust estimators when nuisance functions are estimated nonparametrically(2018) SERGIO PINHEIRO FIRPO; Rothe, ChristophTese Essays on health economics(2020) Marinho, Carolina Ribeiro VeronesiEsta tese consiste em três capítulos no tema de economia da saúde. O objetivo principal é fornecer evidências empíricas para o sistema de saúde brasileiro, estudando e ligando algumas bases de dados não exploradas e importantes no campo. O primeiro capítulo estima os impactos das expansões do sistema de saúde público na cobertura de seguro saúde privado. Mais precisamente, estudo a relação entre a principal estratégia governamental de promoção do acesso à atenção básica e acesso universal à saúde no Brasil e os seguros privados de saúde. Os resultados sugerem que a entrada e implantação do sistema público de saúde tiveram efeitos de crowd out, reduzindo a cobertura privada. O segundo capítulo documenta como demissões, contratações e salários são afetados quando as empresas começam a oferecer seguro saúde privado para seus funcionários. Nossos principais resultados sugerem que as demissões e a rotatividade no mercado de trabalho brasileiro são positivamente correlacionados com à adoção do seguro saúde pelas firmas. Este resultado sugere que firmas que oferecem plano de saúde à seus funcionários apresentam mais demissões. No terceiro capítulo, estudamos a variação dos preços das consultas médicas no Brasil e analisamos a associação desses preços com a concentração nos mercados de provedores e seguradoras de saúde. Nossa análise sugere uma variação substancial para o mesmo preço de procedimento de saúde entre e dentro dos estados brasileiros. Também encontramos relações lineares positivas para a participação de mercado e preços dos provedores e negativa para as seguradoras, sugerindo a presença de poder de mercado bilateral no contexto brasileiro.Capítulo de Livro Structural change, productivity growth and trade policy in Brazil(2017) SERGIO PINHEIRO FIRPO; Pieri, RenanThroughout the course of only a few decades in the postwar period, the Brazilian economy experienced an intense and fast process of industrialization, which went hand in hand with a major increase in labor productivity and periods of annual growth rates above 10 percent. The rapid growth of the industrial sector was not unintentional. It was driven by a set of policies introduced in the 1950s to protect domestic industries from foreign competition. However, by the early 1980s, these isolationist policies had turned into a curse, with the economy hobbled by high inflation rates and unremarkable economic growth rates.Tese Unconditional Quantile Selection Models with a Gender Wage Gap Application(2023) Sunao, Stefanie SayuriWe propose constructing a consistent estimator that addresses the problem of sample selection in unconditional quantile models. The proposed approach is based on three steps: (i) estimation of a control function using a logistic distribution regression; (ii) construction of a counterfactual distribution of the latent dependent variable conditional on the previously estimated control function; (iii) application of the recentered influence function (RIF) on the estimated counterfactual distribution and, finally, we run an ordinary least square regression. Besides this theoretical contribution, we propose an empirical application to measure the impact of maternity on the gender wage gap using Danish data.Tese Essays on economics of education(2021) Martins, Clarice CarneiroEsta tese consiste em três capítulos no tema de economia da educação. O primeiro capítulo analisa o impacto de maiores salários no aprendizado dos alunos em uma amostra de escolas das redes públicas municipais e estaduais brasileiras. Usamos um experimento natural onde encontramos duas escolas de diferentes redes de ensino, uma municipal e outra estadual, e consequentemente têm regras diferentes para formação de salários. No entanto, o par de escolas analisadas estão situadas muito próximas uma da outra criando a oportunidade de investigar o efeito de políticas consecutivas de aumentos de salários de professores. O segundo capítulo é sobre gestão e supervisão escolar. Um programa de gestão, que implementa uma mudança no processo de gestão da escola, tem as supervisoras como figura central em orientar os diretores na implementação deste processo. Sendo assim, investigamos os efeitos da supervisão escolar nos resultados da implementação do programa de gestão. O terceiro capítulo propõe uma medida de desigualdade de oportunidades educacionais. Em um cenário de alta desigualdade como é o caso do Brasil, medimos a desigualdade de oportunidades em aprendizado, propomos um framework que foca nos esforços da gestão das redes educacionais em reduzir desigualdades, e estimamos um medida óptima de esforços que poderia ser implementada para reduzir os níveis de desigualdade de aprendizagem.Dissertação Efeitos da Estratégia Saúde da Família sobre a educação infantil(2020) Silva, Maria Clara MancilhaContexto O programa Estratégia Saúde da Família (ESF) integra a reestruturação da Atenção Básica de Saúde no Brasil e objetiva sistematizar ações descentralizadas no sentido da promoção do acesso universal à saúde, abrangendo a população mais vulnerável dos municípios brasileiros. Esta tese avalia os efeitos da ESF sobre a educação infantil, em particular, sobre o número de matrículas na creche, na pré-escola e sobre o desempenho na Avaliação Nacional de Alfabetismo (ANA). Expandindo o conjunto de pesquisas que colocam em foco a eficiência e rentabilidade de investimentos na primeira infância, o estudo auxilia no fornecimento de material útil na eventual reprogramação e aprimoramento da ESF, assim como disponibiliza evidências para outros países e suas variadas conjunturas, dada extensão territorial e pluralidade regional e cultural brasileiras. Método e resultados Através de um design longitudinal e ecológico, a tese acompanha coortes de crianças nascidas em diferentes anos em todas as 5,505 áreas mínimas comparáveis do Brasil. A estratégia de identificação inclui tendências específicas para cada município ao longo das coortes, interações de efeitos fixos entre estado e coorte, coorte e ano corrente e município e ano corrente, controlando tendências dinâmicas específicas que podem estar correlacionadas com a expansão da ESF no período avaliado. Os resultados mostram diminuição do número de matrículas na creche, o aumento do número de matrículas na pré-escola e também aumento das notas de matemática na ANA atrelado à presença e cobertura da ESF nos primeiros anos da vida das crianças. Observa-se que o efeito da ESF nas matrículas possui magnitude maior em cidades mais ricas e mais populosas. Municípios com predominância de mães de maior escolaridade são mais sensíveis aos efeitos do programa, com menores entradas na creche e mais matrículas na pré-escola. Nos resultados heterogêneos para a ANA, municípios considerados pobres e pequenos em termos populacionais apresentam impactos maiores da ESF na prova de alfabetização. Os impactos da ESF na prova de matemática da ANA são maiores para filhos de mães menos educadas. À vista disso, a tese contribui para a literatura através do maior entendimento dos efeitos indiretos da ESF e do método ainda pouco explorado. A inclusão da variável de nascidos vivos (filhos de mães mais e menos educadas) não alterou os resultados encontrados. Interpretação O estudo evidencia a relevância da ESF na maior frequência escolar na préescola e melhoria do indicador de alfabetização nos anos escolares iniciais obrigatórios, garantindo estímulo adequado e mais equitativo no começo da vida. De forma inesperada, o efeito indireto da ESF nas matrículas em creche é negativo, indicando que as crianças de 0 a 3 anos permanecem mais tempo com seus cuidadores nesta fase importante do desenvolvimento infantil, levantando discussões sobre qualidade da intervenção e o papel fundamental do agente de saúde (visitador).- Desigualdades raciais no mercado de trabalho brasileiro e o papel da educacão(2021) SERGIO PINHEIRO FIRPO; França, Michael; Portella, AlyssonDo differences in wages between white and black workers arise because of discrimination or because of differences in productivity? This report tries to answer this questions by analyzing recent patterns in racial inequality in the Brazilian labor market and education. In addition to that, we also discuss some of the most important works on racial inequality. We show that racial differences in earnings are large and persistent, even when we consider workers with higher education or in the same occupational group. Using data from Brazil, we show that a considerable part of racial gaps in wages are due to differences in education related to years of schooling, quality of education, and majors attended in college. We also present data on recent trends in educational inequality. Access to higher education has improved fast in Brazil in the last decades, especially among black youth. However, there are still large differences in access between black and white children. Black students in higher education attend less prestigious courses than their white counterparts. Moreover, the performance of black teens in exams by the end of high school is worse than that of white students, and recent trends suggest that these differences in performance are widening.
- Desigualdade Racial nas Eleições Brasileiras (Racial Inequality in Brazilian Elections)(2022) SERGIO PINHEIRO FIRPO; França, Michael; Portella, Alysson; Tavares, RafaelUsing data from Brazilian elections for federal and state legislative chambers from 2014 and 2018, we investigated the measure of racial balance in descriptive representation, that is, how much candidates and elected representatives reflect the racial composition of the population. We construct a Racial Balance Index (RBI) that aims to compare the percentage of black candidates and elected representatives with their percentage in the electorate. We analyze this index at the national and state levels, as well as within parties, also taking into account their ideological position. The results indicate some racial balance with respect to candidacies, but a high imbalance when we consider the elected representatives. To complement the analysis, we also investigated racial disparities in access to campaign resources. We found that not only do black candidates receive fewer resources on average, but these resources are more concentrated among them.
Dissertação Public sector’s role on brazilian inequality: mechanisms between and within sectors(2022) Levy, Sophie MagriPor meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) para os anos de 2001 a 2019, analisamos o papel do setor público na desigualdade de rendimento brasileiro, avaliando desigualdades entre e dentro dos setores público e privado. Usando o método de reponderação proposto por DiNardo, Fortin e Lemieux (1996), em um primeiro momento, decompomos a diferença salarial público-privada média em dois componentes a fim de avaliar desigualdades entre setores. Um componente surge da diferença nas características e habilidades entre os trabalhadores de cada setor (Efeito Composição). Já o segundo surge das diferenças entre as estruturas salariais de cada setor (Efeito Segmentação/Efeito Estrutura ou Prêmio Salarial). Para avaliar desigualdades dentro do próprio setor público, também decompomos a diferença salarial para diferentes percentis de renda. Estendemos nossos resultados decompondo a diferença entre os Índices de Gini de cada setor. Apesar de encontrarmos que funcionários públicos ganham, em média, salários mais altos principalmente em decorrência do Efeito Composição, também observamos um Efeito Segmentação significante, caracterizando desigualdades entre setores associada com uma estrutura salarial que recompensa mais no setor público. Entretanto, quando analisamos a decomposição por percentil, descobrimos que o Prêmio Salarial existe apenas para os funcionários públicos que ganham acima do salário mediano. Em outras palavras, o Prêmio Salarial é relevante apenas para a elite do setor público, o que implica em desigualdades dentro do próprio setor público. Este resultado é reforçado quando consideramos o Índice Gini do setor público, que é maior do que o do setor privado. Após realizar a decomposição da diferença dos Ginis, nossa hipótese é que a educação tem um papel importante na explicação dos efeitos de Segmentação e Composição.