SERGIO PINHEIRO FIRPO

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  • Artigo Científico
    Fatores associados ao mercado de Saúde Suplementar Brasileiro: Características dos planos valoradas pelos indivíduos
    (2014) SERGIO PINHEIRO FIRPO; Ponczek, Vladimir Pinheiro; Possebom, Vítor Augusto
    O presente estudo objetiva analisar as características da demanda por planos de saúde no Brasil, averiguando os diversos atributos associados aos planos e à percepção dos consumidores sobre a qualidade. Para tal, foi implantada uma análise econométrica para as amostras da PNAD de 1998, 2003 e 2008. Essa base de dados nos permite analisar a evolução temporal da demanda por planos de saúde privados e como se relacionam a percepção dos indivíduos sobre as características do plano e o valor mensal pago. Os resultados apontam que o aumento no número de brasileiros segurados por planos de saúde privados se deve principalmente à evolução dos indicadores socioeconômicos das famílias. Por fim, há uma correlação positiva entre satisfação e preço dos planos, muito embora, para a maior parte dos atributos analisados, não pareça haver diferença sistemática entre os planos que justifique, por si só, essa correlação. Tal resultado aponta para a existência de possíveis diferenças entre os planos em atributos não mensurados nas bases de dados
  • Livro
    Legado de uma pandemia: 26 vozes conversam sobre os aprendizados para política
    (2021) Musacchio, Aldo; Tavolari, Bianca; CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA; CARLOS ALBERTO FURTADO DE MELO; DIEGO WERNECK ARGUELHES; Fonseca, Elize Massard da; Bastos, Francisco Inácio; Lotta, Gabriela; Kalout, Hussein; Gilio, Leandro; LUCAS MARTINS NOVAES; MARCELO MARCHESINI DA COSTA; Lisboa, Marcos de Barros; Mendes, Marcos; MARCOS SAWAYA JANK; França, Michael; Seligman, Milton; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; NATALIA PIRES DE VASCONCELOS; PAULO FURQUIM DE AZEVEDO; Burgos, Pedro; RICARDO PAES DE BARROS; SANDRO CABRAL; SERGIO PINHEIRO FIRPO; Lazzarini, Sérgio Giovanetti
  • Texto para discussão
    Relatório de Equilíbrio Racial
    (2022) SERGIO PINHEIRO FIRPO; França, Michael; Portella, Alysson
    Este relatório apresenta os principais resultados referentes ao Índice de Equilı́brio Racial (IER), desenvolvido pelo Núcleo de Estudos Raciais do Insper em parceria com a Folha de São Paulo. O Índice avalia o equilı́brio da representação racial no Brasil tem três componentes: Renda, Educação e Longevidade, agregando essas três dimensões em um ı́ndice composto, o IER. A análise inclui os anos de 2001 até 2021, incluindo os nı́veis nacional, regional e estadual. Os resultados mostram grandes avanços na dimensão da Educação, uma certa estagnação na dimensão da Renda, e aumento das desigualdades raciais na dimensão Longevidade. O IER como um todo mostra avanço lento, sendo necessário mais de 100 anos para atingirmos o equilı́brio racial. Além do IER, também apresentamos resultados mais detalhados para educação, incluindo desequilı́brios raciais no Ensino Fundamental (EF) completo e incompleto e Ensino Médio completo. Também avaliamos o equilı́brio em relação a matriculas totais e nas séries adequadas ao longo da infância e juventude. O atraso escolar já surge nos primeiros anos do EF e cresce muito na passagem do EM para a fase universitária. Porém, houveram ganhos nas últimas duas décadas em todas essas dimensões.
  • Artigo Científico
    Avaliando os efeitos da introdução de computadores em escolas públicas brasileiras
    (2012) SERGIO PINHEIRO FIRPO; Pieri, Renan Gomes De
    O presente artigo tem como objetivo analisar os efeitos do uso de computadores e outras tecnologias de informação e comunicação nas escolas. Para isso, avalia-se a primeira etapa de um programa que distribuiu computadores e outros acessórios de informática e treinou professores de escolas pertencentes a municípios com baixo IDH. Estimou-se o impacto do programa sobre variáveis de desempenho dos alunos e variáveis de recursos nas escolas. Como resultado, observa-se que, a despeito do aumento significativo do acesso aos laboratórios de informática e ciência pelas escolas participantes, o impacto do programa no curto prazo tende a ser negativo sobre o desempenho dos alunos da 4ª e 8ª séries do ensino fundamental. Contudo, para alunos da 4ª série, esse resultado negativo fica menor em termos absolutos ao longo do tempo, indicando que parece haver um efeito de longo prazo positivo, porém pequeno, entre crianças mais novas e expostas às novas tecnologias de informação. Tal resultado não é encontrado para a 8ª série, onde foram verificados resultados de longo prazo nulos ou negativos, indicando que crianças mais velhas, quando expostas a tecnologias de informação nas escolas, não apresentam ganhos de aprendizado.
  • Artigo Científico
    O regime de ciclos de aprendizagem e a heterogeneidade de seus efeitos sobre a proficiência dos alunos
    (2014) SERGIO PINHEIRO FIRPO; Carvalho, Sandro
    Neste artigo avaliamos o impacto da adoção do regime de ciclos ao longo da distribuição intra-classe de proficiência em matemática e português. Investigamos crianças matriculadas nas 4ªe 8ªséries. Os resultados indicam que há fraca relação entre a mudança de um regime seriado para o de ciclos sobre o desempenho, mesmo ao longo da distribuição. Contudo, no sentido inverso, a readoção das séries gerou impactos positivos no desempenho de matemática na 4ªsérie para todos os pontos da distribuição. Pode-se concluir que, em geral, a reprovação não parece gerar aumentos de esforço dos alunos, sobretudo entre alunos mais velhos.
  • Artigo Científico
    A relação entre proficiência e dispersão de idade na sala de aula: a influência do nível de qualificação do professor
    (2013) SERGIO PINHEIRO FIRPO; Machado, Danielle Carusi; Gonzaga, Gustavo
    Este artigo documenta a existência de uma relação negativa e significativa entre dispersão etária dentro das turmas e a proficiência individual em meio aos alunos do ensino básico, no Brasil. A ligação entre a defasagem idade-série da criança e a sua capacidade escolar é usualmente explicada por diversos fatores que influenciam o processo de formação educacional, já que tanto o descompasso idade-série de um aluno quanto a sua proficiência refletem dificuldades implícitas da vida da criança. Contudo, mostra-se neste texto que essa relação negativa entre dispersão etária das turmas/classes escolares e o aproveitamento individual pode ser mitigada pela presença de professores com altos níveis de certos atributos, tais como experiência de magistério e escolaridade. Este vínculo corrobora a hipótese de que quanto maior a dispersão de idade dentro da turma, as dificuldades de se implantar projetos comuns de aprendizado são mais expressivas, tendo em vista que há uma acentuada diversidade de interesses. Nestas condições, o papel do professor parece ser fundamental para minimizar o efeito negativo das diferenças sobre desempenho individual.
  • Artigo Científico
    O papel de órgãos de controle externo nos sistemas de monitoramento e avaliação: Estudo das experiências internacionais mais relevantes
    (2014) SERGIO PINHEIRO FIRPO; Pinto, Rafael de Carvalho Cayres
    Este trabalho discute a experiência dos órgãos nacionais de controle externo de diversos países como Austrália, Reino Unido, Estados Unidos, França e Alemanha com a atividade de Monitoramento e Avaliação (M&A). Em especial, examinamos os fatores associados e as implicações da extensão das investigações realizadas por estes órgãos – originalmente concentradas na verificação de aspectos legais – em direção a avaliações de economicidade, eficiência, e efetividade dos programas governamentais. Para cada um dos países estudados, descrevemos o marco legal, a intensidade da atividade recente de M&A, a capacidade do órgão de controle para realizar avaliações e auditorias de desempenho, a forma como é feita a seleção dos programas avaliados e dos critérios e técnicas empregadas. Descrevemos ainda como é a interlocução com os gestores dos programas avaliados e quais são os impactos da atividade de auditorias de desempenho e avaliação sobre os programas. Ao fim deste trabalho, concluímos, apontando quais parecem ser as principais tendências do papel que órgãos de controle externo vêm desempenhando nos sistemas de M&A.
  • Texto para discussão
    Mapa da Desigualdade Racial na Violência
    (2022) SERGIO PINHEIRO FIRPO; França, Michael; Nascimento, Fillipi; Portella, Alysson; Santos, Alisson
    O presente relatório é primeiro de um trabalho mais amplo de mapeamento da desigualdade racial na violência. Apresentamos diversas estatísticas relacionadas à evolução da taxa de homicídios e do Índice de Equilíbrio Racial por grupo de raça/cor entre 2010 e 2020. Como resultados iniciais, verificamos que: i) o percentual de pessoas negras vítimas de homicídios aumentou ao longo do tempo; ii) a taxa de homicídios entre indígenas teve um aumento expressivo, sobretudo, na região Norte; iii) nas regiões Sul e Sudeste, as taxas de homicídios de pessoas de cor preta são as maiores e, nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, as maiores taxas são as de cor parda; iv) todas regiões do país tiveram uma piora no Índice de Equilíbrio Racial dos homicídios no período analisado; v) a região Sul não tinha desequilíbrio racial em 2010 e, apesar de o índice ter aumentado ao longo do tempo, ele permanece relativamente baixo frente às demais regiões; vi) a região Nordeste apresenta o maior desequilíbrio racial nos homicídios; viii) os estados do Brasil mais desequilibrados racialmente são: Amapá, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe.