SERGIO GIOVANETTI LAZZARINI
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Dissertação Sucesso em Contratos Baseados em Resultados: uma Abordagem Comparativa(2024) Caetano, Gabriel Luís LourençoContratos baseados em resultados no âmbito social são parcerias entre diferentes setores, em que os pagamentos a investidores, financiadores e/ou prestadores de serviços dependem do alcance de métricas de resultados sociais predefinidas. Enquanto alguns desses contratos têm sucesso em alcançar suas metas, outros não conseguem atingir os resultados desejados. Este estudo investiga os fatores que contribuem para o sucesso desses contratos, considerando a disponibilidade de recursos, a complexidade dos projetos e o ambiente institucional. Utilizando uma base de dados de contratos implementados globalmente e em diversas áreas de política, a análise é conduzida por meio da técnica de análise comparativa qualitativa de conjunto difuso (fsQCA), com uma amostra de 110 contratos. Os resultados revelam diferentes caminhos para o sucesso em ambientes institucionais diversos, destacando a importância de recursos adequados, como investimento per capita e experiência dos intermediários, e a redução da complexidade, incluin do um menor número de investidores e uma escala menor de beneficiários. Este estudo fornece insights para pesquisadores e gestores interessados no potencial desses contratos ao identificar as condições suficientes para o seu sucesso por meio de uma abordagem sistemática e comparativa com uma amostra diversificada de casosDissertação Bancos Estatais Vs. Privados, concorrência ou indiferença?(2013) Marco, Marcel Artoni DeO sistema bancário brasileiro é o maior e um dos mais complexos da América Latina. Diversos estudos apontam que este sistema apresenta concentração moderada e, desta forma, seria esperado uma dinâmica competitiva similar ao oligopólio. Este contexto revela a importância de se compreender como ocorrem as relações competitivas que permeiam as maiores instituições deste sistema financeiro. Nesse sentido, os bancos que buscam maximização de lucro deverão escolher sua melhor resposta, isto é, a decisão de taxa de juros que traga o melhor retorno possível dada a antecipação das reações dos competidores. Contudo, um fator que torna este ambiente mais complexo é que os bancos públicos perseguem diversos objetivos além da maximização de lucro. Por exemplo, bancos públicos podem buscar reduzir juros para a população ou cobrir segmentos de clientes considerados muito arriscados por bancos privados. Este trabalho busca entender como bancos públicos e privados diferem nas reações à movimentação de concorrentes. Para tanto, foram analisadas as dinâmicas competitivas de três produtos de crédito, distribuídos por sete bancos dos maiores bancos brasileiros no período de quatro anos. Para estimar as reações de mercado, este trabalho utilizou modelos auto-regressivos vetoriais (Vector Autoregression Models– VAR), e com resultado do modelo foram criadas redes competitivas de empresas. Nossa amostra de produtos mostrou que tanto bancos públicos como os bancos privados apresentaram postura de líderes.Dissertação Impacto da aprovação governamental no retorno do mercado de capitais brasileiro(2014) Alves, Bruna Maria BettinelliO presente trabalho tem como objetivo estudar o impacto no retorno de ações brasileiras em resposta à divulgação de novos dados de aprovação governamental durante o período eleitoral de 2014. A ação política tem um papel fundamental na formação dos preços dos ativos no ciclo econômico futuro de um país, com a forma de condução das políticas econômicas, sendo um importante determinante de oportunidades e riscos. Espera-se que o mercado acionário reaja a fatores políticos e avalie os riscos inerentes às empresas na tomada de decisões por investimentos, mensurando os impactos que as ações dos governantes causam às rendas futuras capturadas pelas empresas. No Brasil, percebe-se que o governo exerce forte atuação na atividade produtiva e econômica do país nos mais diversos setores, através de desonerações tarifárias e controle artificial de preços, sobre os quais o poder público tem ingerência via grandes estatais. Com os efeitos das incertezas políticas sendo potencializados em períodos eleitorais, percebeu-se maior volatilidade ao mercado brasileiro durante o ano eleitoral de 2014. Utilizando-se a metodologia de estudo de eventos, pudemos observar uma correlação negativa entre o aumento da aprovação do governo, captado por pesquisas eleitorais, e o valor de mercado das empresas com maior participação ou mais sujeitas a intervenções governamentais.Dissertação Impactos dos créditos do BNDES sobre os gastos com P&D nos setores da indústria brasileira(2017) Mattos, Eduardo SouzaEste trabalho analisa o impacto dos desembolsos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) sobre a intensidade de gastos com inovação e P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) através de um painel de dados de 22 setores da economia brasileira para o período compreendido entre 2001 e 2014. As características de dependência de capital externo dos setores foram introduzidas e seus impactos foram analisados. Como variáveis controles foram considerados os dados de investimento direto estrangeiro (IDE), abertura econômica (importação e exportação) e capital humano. O estudo encontrou relevância estatística para o fato dos desembolsos contribuírem positivamente para a intensidade de gastos com inovação. Adicionalmente, as operações de crédito do BNDES se tornam ainda mais relevantes quanto maior for a dependência de capital externo a que um setor está submetido. Entre os controles, o IDE mostrou-se importante para os gastos com P&D dos setores.Dissertação O papel dos fundos de pensão como acionistas: um estudo com empresas brasileiras de capital aberto(2012) Nese, Arlete De Araujo SilvaO impacto de ativismo dos fundos de pensão sobre o desempenho econômico de empresas quando participam de seu bloco acionário tem sido pouco analisado. Estudos em economias desenvolvidas ao longo do tempo evidenciam a relevância dos fundos de pensão como investidores institucionais no mercado de capitais. Esta importância decorre da larga posição acionária, do ativismo na governança corporativa e monitoramento das companhias na obtenção de maiores retornos. Assim, de forma a se buscar evidências no mercado brasileiro, como país representativo de mercados emergentes, utilizou-se base acionária de 442 empresas de capital aberto, com ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&F Bovespa) entre 1995 e 2009, para verificar como a participação dos fundos de pensão nos blocos de controle acionário das empresas afeta o desempenho econômico e de mercado dessas companhias. Há evidências em algumas regressões de que, a presença dos fundos de pensão nos blocos de controle aumentou o retorno contábil das empresas. Porém, somente em regressões em que os fundos de pensão, em conjunto, detêm o controle majoritário da companhia. Em nenhuma das regressões do modelo o efeito contábil foi reduzido quando observadas empresas pertencentes a grupos econômicos ou controladas pelo estado, ou quando havia participação de fundos de pensão de patrocínio público. No entanto, efeito positivo, encontrado em retorno contábil, não foi evidenciado em nenhuma das formas sobre o Q de Tobin, uma medida de valor de mercado das firmas. Uma possível explicação é que outros investidores de mercado não identificam valor na participação dos fundos de pensão no bloco de controle acionário de empresas.Dissertação O comportamento de compra do individuo em contexto organizacional: o caso de seleção de viagens corporativas em empresas no Brasil(2015) Rocha, Leone Mateus AguilarO deslocamento dos funcionários nas organizações brasileiras além de suas localidades-base tem se tornado cada vez mais frequente diante do crescimento econômico do país e da maior expansão regional e internacionalização das corporações nos últimos 10 anos. Por outro lado, a carência da infraestrutura nacional e o descasamento da relação “oferta versus demanda” por serviços relacionados ao turismo vêm provocando uma elevação significativa dos custos da viagem a negócios, fazendo com que as empresas adotem medidas para otimizar os seus recursos com a maior assertividade possível. As empresas tendem assim a implementar procedimentos e controles internos aos seus funcionários (por exemplo, via políticas de viagens), que se refletem em um maior ou menor grau de liberdade ao indivíduo durante o processo de decisão de compra das viagens. Espera-se que mediante um dado grau de liberdade dado ao indivíduo nesse processo, e considerando contingentes variados, a natureza do comportamento de compra do indivíduo oscile, podendo agir predominantemente em função dos interesses próprios ou em função dos interesses da empresa. Espera-se assim também diferentes resultados para a empresa quanto às despesas com viagens corporativas. Esta dissertação tem por base uma pesquisa de natureza exploratória e explicativa, de metodologia mista de design comparativo (i.e. QCA). O objetivo reside em compreender o comportamento de compra do indivíduo em um contexto organizacional no qual a política de viagens da empresa concede ou não certo grau de liberdade de escolha dos serviços de transporte aéreo. Estuda-se assim sob que condições é que o indivíduo terá ou não um comportamento com maior tendência a preferências individuais. Consideram-se fatores diversos, tais como os programas de fidelidade, a qualidade de serviço das companhias aéreas ou os incentivos oferecidos pela organização ao funcionário que podem afetar a sua escolha. Pretende-se desta forma compreender como é que o nível de despesas das empresas com viagens a negócios é afetado, resultado de um conjunto de condições associadas ao grau de liberdade de escolha delegada ao indivíduo e aos fatores mencionados. Com isso, o trabalho indica direções dos elementos que condicionam a decisão de compra individual e as associadas despesas com viagens das empresas. Proporciona-se desta forma aos gestores um conhecimento útil quando da elaboração de políticas internas de viagem para um melhor aproveitamento dos recursos financeiros e satisfação e segurança dos seus funcionários.Dissertação Do Integrated Health Delivery Networks save lives? Evidence on Intermunicipal public health consortia in Brazil(2021) Dejonghe, Frederik Felix CarvalhoO objetivo desta dissertação é avaliar o impacto da filiação a Redes Integradas de Serviços de Saúde sobre resultados de saúde a nível municipal. Essas redes são um proeminente mecanismo de coordenação a qual municípios têm se filiado para prover cuidado contínuo ao mesmo tempo em que se beneficiam de economias de escala. Faltam, no entanto, evidências a respeito de sua efetividade. A hipótese que guia o estudo é de que consórcios intermunicipais de saúde no Brasil podem contribuir com a redução de taxas de mortalidade entre seus membros. A estratégia empírica adotada combina uma abordagem de pareamento por escore de propensão com modelos de estimação em painel, contando com efeitos fixos a nível municipal e estado-ano. As variáveis dependentes são taxas de mortalidade infantil, feminina e evitável. A hipótese central não se sustenta a partir dos dados utilizados. Análises post hoc, que incluem variáveis que consideram o início do ciclo eleitoral municipal e a estabilidade dos consórcios, obtém resultados significativos, indicando a redução em taxas de mortalidade infantil e feminina, mas há aparentemente tendências prévias à intervenção que explicam parcialmente esses resultados.Dissertação O que afeta a Propensão a Doar? Uma Análise Experimental(2015) Folly, Eduardo WilleO objetivo desse estudo é examinar os determinantes de doações individuais para entidades filantrópicas com o uso de metodologia experimental de campo para testar hipóteses derivadas de duas perspectivas teóricas distintas. Com base na teoria de assimetria informacional, buscou-se testar a influência da divulgação de informações, acerca do que as ONGs fazem com os recursos recebidos, sobre o comportamento de doação. De outro lado, baseado no modelo de identidade moral, testou-se a influência do reconhecimento público no comportamento de doação do indivíduo. O experimento utiliza o contexto de incentivos do Programa da Nota Fiscal Paulista, que permite aos indivíduos doar seus créditos fiscais para ONGs de sua escolha. Foi criado um aplicativo para dispositivos móveis (Smartphones e Tablets) para permitir a realização do experimento, cujo objetivo foi verificar o comportamento do doador quando submetido aos tratamentos relacionados à assimetria de informação e à identidade moral. Os tratamentos envolveram apresentar informações sobre a ONG e oferecer a publicação de uma foto com o nome do doador em um Portal na Internet como reconhecimento público. Foi encontrado apenas efeito consistentemente significativo no caso do tratamento envolvendo agradecimento público, logo gerando suporte à teoria de identidade moral.Dissertação Empresas familiares e crises econômicas: um estudo sobre o desempenho financeiro durante períodos de turbulência(2019) Cambiaghi, Julia D'AvolaO objetivo desse estudo é entender como o desempenho de uma firma com propriedade familiar pode se diferenciar das firmas não-familiares durante uma recessão econômica. Foram elencadas hipóteses competidoras sobre como a gestão familiar pode ser um fator positivo e negativo no desempenho das firmas. Por um lado, as empresas familiares podem ter um desempenho pior durante a crise econômica por causa do maior conflito de agência entre acionistas principais e minoritários e maior resistência à mudança, com dificuldade em implementar ações transformacionais que possam ser essenciais para adaptação no novo cenário macroeconômico. Por outro lado, se as empresas conseguirem que os membros da família tenham as competências necessárias, a firma pode desempenhar melhor, devido suas estratégias de longo prazo, menor conflito de agência entre o acionista principal e o gestor, e acesso a informação de maior confiabilidade devido suas relações de vínculos pessoais. Para testar essas hipóteses, foi realizada uma regressão múltipla em painel com efeitos aleatórios, comparando os desempenhos financeiros (ROA e Q de Tobin) de 180 empresas listadas na bolsa de valores de São Paulo, dois anos antes e durante a crise econômica brasileira de 2014 a 2016. Apesar de ter encontrado significância de que o desempenho de todas as firmas é afetado negativamente durante a recessão econômica, não foi possível encontrar suporte robusto para afirmar que a propriedade familiar é um fator de influência (positivo ou negativo) na rentabilidade das companhias durante a crise. Portanto, a resposta a crises pode depender de outros atributos das firmas, como outros tipos de propriedade e governança corporativa, que merecem estudos posteriores. Além disso, esse estudo pode ajudar que um gestor ou dono de empresa tome as decisões adequadas para mitigar os potenciais riscos de uma firma familiar e fazer o melhor uso dos seus relacionamentos pessoais para estratégias de longo prazoDissertação A preferência do consumidor na escolha da ferramenta de busca na internet(2013) Madeira, Breno LageSites de busca são hoje as principais ferramentas utilizadas pelos usuários para navegarem na internet. A oferta destas ferramentas é bastante grande, todas oferecidas a custo zero para o consumidor, entretanto mais de 94% dos usuários brasileiros optaram por utilizar a ferramenta oferecida pela empresa Google, no período de 12 semanas, terminadas em 11 de fevereiro de 2012. O objetivo deste trabalho foi o de identificar se a preferência do consumidor pela utilização dos serviços de busca do Google tem origem em algum serviço prestado com desempenho superior nos dias de hoje ou se deve a outros aspectos. Para cumprir este objetivo foi realizado um experimento com 36 pessoas, divididas em quatro grupos, que continham elementos de pesquisa conhecidos como teste às cegas e leilões fechados de primeiro preço, testando os três principais buscadores do mercado. Os resultados demonstraram que: (i) não há indícios que haja diferença de desempenho entre os três principais buscadores do mercado; (ii) o consumidor não atribui valor diferente a cada um dos buscadores quando estes não são identificados por seus nomes, entretanto atribui valor superior à ferramenta Google, quando este é identificado pelo nome. Com base nos resultados, chegou-se à conclusão de que o valor superior atribuído à ferramenta Google não tem origem em desempenho superior atual, mas sim em algum outro fator e de que o Google é valorizado pelos consumidores 2,69 vezes acima do Yahoo! e 15,97 vezes acima do Bing.