LUIZ FRANCISCO MODENESE VIEIRA

Unidades Organizacionais

Resumo profissional

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    Dissertação
    Análise de plataformas digitais no segmento de distribuição de investimentos
    (2019) Mendes, Wallace Conrado
    Este estudo tem o objetivo de identificar quais são os perfis de clientes que tendem a usar plataformas digitais de investimentos e são responsáveis por gerar maiores receitas e impactar a lucratividade para uma corretora de títulos e valores mobiliários. Além disso, busca-se testar quais os tipos de assessorias oferecidas (Internas e Externas) são recomendados para quais tipos de perfil de risco dos clientes. E de que forma o relacionamento com os clientes impacta a receita e a lucratividade da plataforma de investimentos. A base de dados é composta pela carteira de ativos de mais de 50 mil clientes, com mais de 450 mil observações, utilizando o modelo de regressão para dados em painel. Os resultados obtidos mostram que os perfis (Arrojado e Agressivo) geram mais receitas para plataforma, entretanto os tipos de Assessorias (Interna e Externa) não são estatisticamente significantes para geração de receita desses clientes e para explicar seu ROA (lucratividade). Confirmamos que o tempo de relacionamento que se tem com os clientes se correlaciona com o aumento de receitas, mas a correlação não é estatisticamente significante com o aumento de lucratividade.
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    Dissertação
    Explorando a relação da performance empresarial com o processo formal de planejamento estratégico, flexibilidade no planejamento e cultura de inovação
    (2019) Moraes, Delma Rodrigues
    A melhoria da performance empresarial é um dos objetivos da maior parte das organizações. Esse estudo objetiva explorar a relação da performance empresarial como o processo formal de planejamento estratégico, flexibilidade no planejamento e cultura de inovação. Os dados primários foram obtidos a partir da aplicação de questionário, compondo uma amostra não probabilística de 101 empresas, em diversas indústrias. As análises foram realizadas através de modelagem de equações estruturais, que propicia a avaliação das interações entre as variáveis de forma simultânea. O estudo utilizou como principal referência o artigo de Dibrell et al. (2014). Os resultados obtidos demonstraram que a performance empresarial está associada à habilidade de planejar a estratégia e flexibilizá-la de acordo com as incertezas do ambiente externo. Comprovou-se também que empresas com cultura voltada para inovação apresentam maiores possibilidades de obter melhor performance com o processo formal de planejamento estratégico. A performance empresarial é positivamente impactada pelo processo formal de planejamento estratégico e a flexibilidade no planejamento, através da cultura de inovação. Os resultados obtidos servem como incentivo para as empresas investirem em planejamento estratégico e cultura de inovação, formalizando esse planejamento e flexibilizando-o de acordo com as mudanças do ambiente externo.
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    Dissertação
    Processo de implementação da estratégia: Um estudo de caso em empresa do setor de petróleo e gás
    (2021) Santos, Erik Trench Alcantara
    A implementação efetiva da estratégia é um elemento importante para a obtenção de vantagem competitiva em seu segmento de atuação. Porém, diferentemente do conceito de planejamento estratégico, que possui uma literatura vasta e abundante, menor atenção é dada ao tema no âmbito acadêmico sobre esse fenômeno. Assim, com base em evidências de um estudo de caso longitudinal em uma empresa do segmento de petróleo e gás, este estudo contribui para o aprimoramento do construto de implementação efetiva da estratégia, ao analisar, ao longo de dez anos, as ações realizadas e os impactos obtidos pelos processos de implementação da estratégia adotados durante esse período. O presente trabalho analisa, especificamente, as seguintes dimensões, aprimorando as interações entre elas: (1) as capacidades gerenciais dinâmicas necessárias para criar o melhor contexto para a implementação da estratégia, (2) as ações gerenciais estruturais e interpessoais que suportem o processo de implementação da estratégia e (3) as condições necessárias para se implementar de forma efetiva a estratégia. Ao abordar essas três dimensões, foi possível compreender os fatores associados ao sucesso dos processos de implementação da estratégia.
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    Dissertação
    Valor agregado pelo orçamento: Como as empresas endereçam as principais críticas ao orçamento tradicional
    (2021) Ferreira, Alberto Rodrigues Pinto
    O orçamento é a ferramenta central do planejamento das empresas. Ao longo das décadas, ele passou a ser a ser usado simultaneamente para fins de definição de metas de desempenho, além da alocação de recursos . No entanto, a primazia das medidas contábeis de desempenho passou a ser criticada, pela incapacidade de apurar todas as dimensões de desempenho e por comportamentos disfuncionais causados pelo uso de metas fixas agressivas. Novas metodologias trouxeram melhorias em pontos específicos, como na apuração de custos e no uso de indicadores não financeiros, mas que não tocavam no ponto crucial dos conflitos de interesse. Essas críticas foram endereçadas pela metodologia que ficou conhecida como Beyond Budgeting, e que, entre outras coisas, defendia a substituição do orçamento por outros componentes, como custeio ABC, rolling forecast e indicadores do Balanced Scorecard, além do abandono do orçamento para fins de metas de desempenho. Apesar da perspectiva de uma mudança revolucionária, pesquisas realizadas na década de 2010 observaram um pequeno número de conversões completas à nova metodologia. Esta dissertação procura responder, no caso do Brasil, à seguinte questão de pesquisa: Como as empresas avaliam a agregação de valor do orçamento à sua gestão e como respondem às principais críticas da abordagem tradicional do orçamento?. Para tal, foi adotado o uso de métodos mistos. Noventa empresas de vários perfis responderam, numa primeira fase de pesquisa, a um questionário, e numa segunda fase, quatorze delas participaram de entrevistas semiestruturadas. Os resultados mostram que as empresas no Brasil avaliam bem o orçamento, apesar de manterem o uso tradicional de ciclos anuais e o uso simultâneo para gestão de desempenho. O uso de sistemas integrados, de um modelo que combina o planejamento estratégico e o monitoramento com indicadores não-financeiros e os relacionamentos de confiança entre executivos e acionistas foram os principais fatores da boa avaliação. A dissertação contribui para a teoria apresentando como as empresas da amostra conseguem conciliar atributos do orçamento tradicional e do Beyond Budgeting, o que pode servir de base para uma futura teorização. Ela contribui para a prática, ao exemplificar a utilização do orçamento e como empresas lidaram com as principais críticas ao processo tradicional, contando com a informação da pesquisa quantitativa enriquecida pela fase qualitativa.
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    Os corredores logísticos e a exportação agrícola brasileira: Uma análise comparada de projetos ferroviários no estado do Mato Grosso
    (2022) Póvoa, Felipe Brandão
    Nos últimos anos, o Brasil, especialmente a região Centro-Oeste, se consolida como importante player exportador de milho e soja ao potente mercado consumidor, com destaque para a China e Oriente Médio. As dimensões territoriais do país e a interiorização da produção conferem relevância à infraestrutura logística, importante gerador de competitividade. O Brasil é carente em termos de infraestrutura logística, situação agravada se considerada a região Centro-Oeste, que também se destaca pela considerável distância dos portos. O transporte de cargas por longa distância requer investimento em modais de grande capacidade e baixo custo variável, onde se destacam as ferrovias. A importância produtiva da região para segurança alimentar mundial e para balança comercial brasileira tem atraído atenção do governo, que incluiu em seu Programa de Parceria de Investimentos (PPI) três importantes projetos ferroviários com foco no estado do Mato Grosso, principal produtor brasileiro de milho e soja. Diante disso, o presente estudo apresenta como tema central de pesquisa a análise comparada dos projetos de extensão da Ferronorte, Ferrogrão e Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), sob as perspectivas financeira e socioeconômica.
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    Dissertação
    O retorno sobre o investimento em search funds: um modelo de previsão sobre os search funds no Brasil sob à ótica de opções reais
    (2018) Doria, Jhonathan Jairo De Souza
    Os search funds têm apresentado um crescimento relevante em diferentes geografias, desde o seu início na década de 1980 nos Estados Unidos. A partir de 2015 o Brasil passou a observar o surgimento de search funds com maior relevância e o desenvolvimento do seu ecossistema. Um dos principais desafios e conflitos que envolvem o processo de formação de um search fund é a análise do risco implícito sobre o investimento. Este assunto é ainda mais latente em geografias que ainda estão experimentando o surgimento dos search funds, quando ainda estão sendo formados novos investidores locais. Dessa forma, este trabalho tem o objetivo de analisar o retorno esperado e o risco de investir em search funds no Brasil atualmente. Dessa forma, foi proposto um modelo de previsão de investimentos em search funds no Brasil, sob a ótica da teoria das opções, validado pelas métricas de retorno observadas em search funds nos Estados Unidos.
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    Dissertação
    O efeito de ações de comunicação digital em reconhecimento de marca: um estudo de formatos e veículos de propaganda em uma empresa de bens de consumo não duráveis
    (2015) Moretz, Rodrigo Ribeiro
    O conceito de marca tem sido estudado há algum tempo como forma de entender as atividades de marketing e comunicação afetam o desempenho da firma e trazem vantagem competitiva. Os estudos enfocam também quais passos uma marca deve seguir para informar consumidores a ponto de gerar reconhecimento, aceitação e intenção de compra. O objetivo deste trabalho é estudar as diversas campanhas de mídia digital ocorridas entre os anos de 2012 e 2014, procurando identificar os efeitos que a comunicação digital tem sobre o reconhecimento de marca, baseados nos cliques dos consumidores e nas diversas peças criativas. Buscou-se estes efeitos sob três elementos diferentes de análise: (a) os níveis de investimentos, (b) os diferentes formatos e (c) veículos de mídia utilizados na comunicação digital. Para possibilitar comparação, aplicou-se sobre esses resultados duas abordagens diferentes: uma levando-se em conta várias marcas e em seguida analisando as marcas dentro de categorias de produtos. Neste estudo buscou-se adicionar um olhar crítico a respeito de como a comunicação digital auxilia na capacidade de informar adequadamente os consumidores, sem perder de vista a ideia de marcas como ativos relevantes e que quando bem gerenciados trazem vantagem competitiva sustentável para as firmas. Os investimentos em internet crescem a cada dia e a diversidade de possibilidades quando se fala em propaganda em veículos digitais é tão ampla, que esta análise visa dar mais substância para a tomada de decisão. A preocupação está em onde aplicar os investimentos e a qual nível, sempre associando os resultados de desempenho às escolhas de formatos e veículos de mídia digital. Três hipóteses foram desenvolvidas para discutir os principais efeitos da comunicação digital no reconhecimento de marca. Para o teste empírico forma utilizadas marcas de bens de consumo não duráveis, onde os efeitos da comunicação são associados a atributos de marca, prática esta que as empresas deste mercado tem aplicado. Neste mercado existem práticas corporativas diferentes dadas as marcas do portfólio o que torna ainda mais interessante estudar este mercado por haver oportunidades de entender os níveis de sinergias e diferenças que existem entre marcas. Isto ainda permite observar, que em uma mesma firma, marcas atuam em posições bem diferentes aos olhos do consumidor. Encontrou-se neste estudo os pontos ótimos de investimento em propaganda digital e validou-se alguns efeitos importantes de escolhas de formato e veículos de mídia digital. Existem evidencias para a concentração dos investimentos em determinados formatos de mídia tais como vídeo, formatos sociais e de busca em alguns veículos que vem se destacando por meio de sua atuação bem direcionada, como é o caso de Google e Facebook, que hoje em dia são responsáveis por mais de 60% dos investimentos de marcas em plataformas digitais. Os resultados encontrados suportam várias intuições práticas e com a literatura utilizada, reforçando a necessidade de manter a análise combinada entre os resultados mídia propriamente ditos com os de percepção e reconhecimento de marca.