SILVIO ABRAHAO LABAN NETO
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- O WhatsApp na qualidade do relacionamento percebida pelos consumidores, e seu reflexo na lealdade do cliente(2022) Fabrini, Luiz Felipe SantosEste estudo busca entender se o WhatsApp, quando utilizado como ferramenta de atendimento ao cliente, tem efeito positivo na percepção do cliente sobre a qualidade do seu relacionamento com empresas de serviços financeiros brasileiras, e se esse aumento de percepção na qualidade resulta em maior lealdade à marca. Para isso, foi realizado um questionário com análise de multigrupo, utilizando metodologia quantitativa, dedutiva e explicativa, com amostra aleatória dentro de um grupo pré-definido de clientes que utilizam ou não o WhatsApp corriqueiramente como canal de atendimento da sua instituição financeira parceira. A coleta de dados foi realizada através de formulário elaborado pelo autor. Os dados foram analisados através de comparação de médias por teste t e regressão linear simples. Por fim, o estudo não suportou a hipótese de que utilizar a rede social WhatsApp como canal de comunicação com o banco gera uma maior percepção na qualidade do atendimento e que essa maior percepção na qualidade do atendimento gera uma maior lealdade por parte do consumidor.
Trabalho de Conclusão de Curso Percepção da geração Y sobre o Marketing de influência(2023) Grotti, Giulia RezendeO avanço tecnológico foi responsável por gerar diversas mudanças na forma de se fazer marketing, o que tornou necessário o encontro de alternativas para envolver a marca e o consumidor. Dessa forma, a relevância do marketing digital cresceu significantemente nos últimos anos, tornando-se, às empresas, uma das principais ferramentas para disseminar seu negócio e alcançar seus clientes com mais facilidade. Assim, o marketing de influência, estratégia que une o consumidor e a marca por meio dos influenciadores digitais, vem ganhando relevância, uma vez que as agências de marketing unem esforços para incrementar a relação entre os indivíduos e as tecnologias. Tendo em vista tal ponto, o presente estudo busca entender quais são as percepções dos consumidores em relação a esse tipo de marketing e quais características dos influenciadores trazem maior efetividade à publicidade. O trabalho foi feito via pesquisa exploratória e analítica de marketing, com o uso de um questionário já realizado por Hwang, Oh e Jang (2021), os quais estudaram o mesmo tema na Coréia do Sul.Trabalho de Conclusão de Curso Percepção da geração Y sobre o Marketing de influência(2023) Grotti, Giulia RezendeO avanço tecnológico foi responsável por gerar diversas mudanças na forma de se fazer marketing, o que tornou necessário o encontro de alternativas para envolver a marca e o consumidor. Dessa forma, a relevância do marketing digital cresceu significantemente nos últimos anos, tornando-se, às empresas, uma das principais ferramentas para disseminar seu negócio e alcançar seus clientes com mais facilidade. Assim, o marketing de influência, estratégia que une o consumidor e a marca por meio dos influenciadores digitais, vem ganhando relevância, uma vez que as agências de marketing unem esforços para incrementar a relação entre os indivíduos e as tecnologias. Tendo em vista tal ponto, o presente estudo busca entender quais são as percepções dos consumidores em relação a esse tipo de marketing e quais características dos influenciadores trazem maior efetividade à publicidade. O trabalho foi feito via pesquisa exploratória e analítica de marketing, com o uso de um questionário já realizado por Hwang, Oh e Jang (2021), os quais estudaram o mesmo tema na Coréia do Sul.- Práticas do Student-Centered Learning e sua avaliação nos períodos pré e durante a pandemia(2023) Auletta, Marcelo MantineEste estudo verifica se o resultado das avaliações dos professores em relação a aplicação das práticas do Student-Centered Learning (SCL) realizadas pelos alunos ao término de cada disciplina, e o desempenho dos alunos medidos pelas notas finais, foram impactados significativamente durante a pandemia de COVID-19, uma vez que as escolas tiveram que se adaptar rapidamente ao formato de aulas online síncronas. Foram examinados numa instituição privada de ensino superior, os resultados das avaliações dos professores em relação as práticas do SCL de sessenta disciplinas nos períodos pré e durante a pandemia, onde as aulas foram ministradas respectivamente nos formatos presencial e online, e as notas finais dos alunos matriculados nestas disciplinas nos mesmos períodos. O estudo é relevante para instituição, que tem o SCL como um dos pilares sustentados na sua proposta educacional, e os resultados indicam as práticas em que a escola deve concentrar seus esforços para melhoria de performance ou para implementação de novas práticas. Esta pesquisa contou com uma base de dados exclusiva que contém os resultados das avaliações dos alunos em relação aos métodos de aprendizagem utilizados ao término de cada disciplina avaliada pertencente aos programas de ensino superior e também da avaliação final dos alunos, representados aqui pelos programas de MBA – Master in Business Administration, que atende a profissionais com experiência em gestão e buscam desenvolver competências de liderança. Os resultados da pesquisa podem servir de referência para a instituição, que poderá se apropriar destas informações recomendando ou ajustando as práticas do SCL em seus programas de ensino superior online ou para qualquer escola de negócios que busca melhorar ou implementar práticas de SCL em programas de ensino superior online.