RODRIGO REIS SOARES

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    Tese
    Essays on property rights and crime
    (2021) Pucci, Rafael
    Esta dissertação consiste em três artigos concebidos individualmente. O primeiro trata da relação entre o valor da terra urbana e tentativas de remoção violenta de favelas em São Paulo. Estudamos, especificamente, uma hipótese popularmente difundida sobre como a falta de direitos de propriedade em favelas, associada ao crescente interesse econômico em ocupar essas áreas informais com empreendimentos públicos e privados, pode levar à ocorrência de incêndios criminosos para forçar a remoção dessas comunidades. Para averiguar se essa hipótese se manifesta empiricamente, primeiro, criamos um modelo teórico de escolha intertemporal para compreender a decisão de um agente sobre cometer um incêndio criminoso para precipitar a remoção de favelas, dado o potencial retorno econômico que se poderia obter com usos alternativos do terreno. Em seguida, construímos uma base de dados inédita para testar as principais implicações teóricas desse modelo. Combinamos diversas fontes de informação para criar um painel contendo o número de incêndios e o valor imobiliário de todas as favelas da cidade de São Paulo entre 2011 e 2016. Usando regressão com dados em painel, mostramos que favelas localizadas em áreas com valor da terra relativamente mais alto sofrem mais com incêndios, mesmo controlando-se por fatores estruturais que expliquem o risco de incêndios acidentais. Além disso, encontramos evidência de que favelas em terrenos privados mais caros são mais afetadas por incêndios. Ademais, evidenciamos o papel da falta de direitos de propriedade no número anormalmente alto de incêndios em favelas ocupando terrenos caros. Finalmente, mostramos que esses incêndios atingindo favelas em terrenos de alto valor são os mais destrutivos. No segundo capítulo, expandimos a análise sobre remoções de favelas e investigamos quais as consequências dessas intervenções para a vizinhança das áreas removidas. Partimos da associação comum entre favelas e criminalidade e buscamos responder se a remoção daquelas produz algum efeito sobre esta. Novamente, organizamos uma base inédita com mais de 100 episódios de remoção de favelas em São Paulo, entre 2000 e 2019, e combinamos essa informação com dados sobre valor da terra (IPTU) e criminalidade (Boletins de Ocorrência). Usamos, em seguida, um método de diferença em-diferenças com variação o tempo de intervenção para encontrar o efeito causal da remoção sobre criminalidade no entorno de favelas removidas. Para lidar com o fato de que a escolha das favelas a serem removidas pode ser determinada pela dinâmica imobiliária da vizinhança, recorremos a um relatório que mapeou comunidades sob risco geológico para identificar aquelas que foram priorizadas por critério técnico, não econômico. Ignorando ou não essa potencial endogeneidade, não encontramoss efeitos significantes de remoções de favelas em criminalidade. Finalmente, no terceiro capítulo, estudamos como uma pequena mudança burocrática em transações de ouro proveniente de garimpo pode ter consequências desastrosas sobre violência relacionada à exploração ilegal desse metal. Neste artigo, exploramos uma mudança regulatória que facilitou a venda de ouro produzido ilegalmente por garimpeiros na Amazônia. Com um modelo teórico, demonstramos que essa medida estimula a atividade garimpeira ilegal, que obviamente carece de direitos de propriedade bem definidos. Nesse contexto, o crescimento no número de garimpeiros leva a eventuais disputas pelo controle de jazidas e de seu produto, que tendem a se tornar violentas diante da impossibilidade de se recorrer a instituições oficiais, como tribunais de justiça. Para testar essa implicação, construímos uma base reunindo dados sobre jazidas minerais, homicídios, terras indígenas, áreas de proteção ambiental, desmatamento e crimes ambientais. Em seguida, usamos um método de diferenças-em-diferenças para mostrar que, de fato, após a mudança regulatória, municípios mais expostos à mineração ilegal do ouro experimentam significativo aumento na violência comparados àqueles menos expostos.
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    Artigo Científico
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    Artigo Científico
    Spillovers from conditional cash transfer programs: Bolsa Família and crime in urban Brazil
    (2016) Chioda, Laura; JOÃO MANOEL PINHO DE MELLO; RODRIGO REIS SOARES
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    Artigo Científico
    Competition and the racial wage gap: Evidence from Brazil
    (2020) RODRIGO REIS SOARES; Hirata, Guilherme
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    Tese
    Essays on Economics of Education: Racial Inequality, Social Norms, and Childcare Impact on Schooling
    (2021) Portella, Alysson Lorenzon
    Esta tese é composta de três capítulos. O primeiro investiga a dinâmica da desigualdade racial na formação de capital humano no Brasil usando dados que seguem crianças do seu nascimento até os 22 anos de idade. São documentadas desigualdades raciais no nasci mento, em anos de escolaridade e habilidades socioemocionais. Condicional à escolaridade prévia e outros controles, os hiatos raciais aos 11 e 15 anos de idade são significativos, mas não aos 18 e 22 anos, evidencia de que o hiato é formado cedo na vida. Também são documentados os hiatos raciais em escolaridade entre indivíduos com maior chance de entrar na universidade. Entre eles há um hiato racial aos 22 anos de idade, o que sugere que crianças negras em melhor situação socioeconômica ainda enfrentam desafios para entrar na faculdade. O segundo capítulo investiga a relação entre notas e status social no Brasil, como ela difere entre os grupos raciais e qual a associação entre desempenho acadêmico e identificação racial. Há uma relação positiva entre notas e status social entre alunos não-brancos. Essa correlação é resultados principalmente de uma relação positiva entre notas de indivíduos não-brancos e seus colegas brancos. Também é encontrada uma relação positiva entre alu nos brancos e seus colegas brancos, mas não com colegas negros. Em relação a identidade racial, há apenas uma associação fraca entre desempenho e a chance de se classificar como moreno. Entre alunos do Ensino Médio, meninas e em salas com pequena proporção de brancos, “boas notas embranquecem”. No terceiro capítulo é estimado o impacto de créches na escolaridade no Brasil. Diferenças na cobertura de créches entre municípios e no tempo são usadas como fonte de variação na exposição à educação infantil. São usadas duas estratégias empíricas. Na primeira, as crianças são agregadas em coortes de acordo com seu ano e município de nascimento, avaliando como a cobertura de créches afeta a escolaridade média da coorte aos 9 anos de idade. No segundo estudo são usados dados a nível das crianças para estimar o impacto de frequentar créche aos 3 anos de idade na escolaridade futura, utilizando a cobertura de créche no município e ano de nascimento como instrumento para matrícula na educação infantil. Os resultados são sensíveis à especificação utilizada e na melhor das hipóteses créches têm apenas um impacto pequeno positivo. Porém, na maioria dos modelos o impacto estimado é nulo ou mesmo negativo. Os resultados indicam que a expansão de créches no Brasil ocorreu sem uma melhora concomitante na qualidade ou sem focalizar as crianças que mais se beneficiariam dele.