GUILHERME FOWLER DE AVILA MONTEIRO

Unidades Organizacionais

Resumo profissional

person.page.researcharea

Nome para créditos

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O impacto de curto prazo de variáveis macroeconômicas no volume de fusões e aquisições no Brasil
    (2015) Lerner, Rodrigo Birman
    O presente trabalho explora a conexão entre variáveis macroeconômicas e o volume de Fusões e Aquisições (F&A) estabelecidas no Brasil de 1994 a 2014. Buscamos compreender de que forma o volume de transações responde a eventuais choques de curto prazo nessas variáveis e qual a relevância de cada uma delas para explicar possíveis ondas de fusões ao longo do período estudado. Para tanto, realizou-se um estudo empírico com o uso de séries temporais de modo a estabelecer um nexo de causalidade entre os elementos determinantes. O método do Modelo de Correção de Erros (ECM) que analisa a relação de equilíbrio entre variáveis e nos permite explicar seus desequilíbrios de curto prazo, precedido pelo teste de cointegração, mostrou-se adequado no sentido de mensurar a relevância e o impacto no curto prazo das seguintes variáveis: crescimento do PIB mundial, taxa real de câmbio, inflação, o EMBI, taxa real de juros e, por fim, o desempenho do índice Bovespa. A abordagem se valeu de uma detalhada análise descritiva e modelagem estatística, em que a variável resposta foi definida como o número de deals de Fusões e Aquisições. Os resultados mais surpreendentes do presente estudo foram relativos às dinâmicas de curto prazo da taxa de juros e da variação cambial. Isso nos revelou que, contrariando a análise descritiva prévia, o efeito imediato de um choque nessas variáveis gera um resultado distinto de suas trajetórias prevista para o longo prazo.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Como variáveis macroeconômicas impactam o fluxo de negócios de private equity no Brasil?
    (2016) Holzheim, Gustavo Ortiz
    A presente monografia trata dos negócios de private equity no Brasil, um tema hoje mais conhecido e divulgado na mídia, porém ainda em desenvolvimento no país quando comparado ao mercado dos Estados Unidos, e de variáveis macroeconômicas que estão cada vez mais sob foco de estudos, dada a presente crise do país. Desta forma, ao gerar melhor compreensão sobre o assunto, gestores e empreendedores poderão investir de maneira mais eficiente em private equity e gerar maior atividade econômica para o país. Esse estudo busca avaliar o impacto de variáveis macroeconômicas como PIB, taxa de câmbio, taxa de juros, índice de confiança do consumidor (ICC), inflação e oferta monetária no fluxo de negócios de private equity no Brasil utilizando um modelo vetorial auto regressivo. A série utiliza a base de dados Spectra-Insper, que contém cerca de 860 negócios no setor e data de 1982. O trabalho é pioneiro na determinação do impacto de diversas variáveis econômicas para o setor de private equity, visto que os artigos e livros encontrados sobre o assunto focam exclusivamente em variáveis macroeconômicas para comprovar o aquecimento da economia e a presença de Market-timing nos investimentos em private equity. A presente monografia utilizou o período de setembro de 1996 a abril de 2014 de forma a agregar o maior número de observações de todas as variáveis para tornar a análise mais profunda e rica em suas conclusões. Por fim, o modelo foi capaz de explicar cerca de 20% de todos os negócios em private equity apenas analisando variáveis macroeconômicas. Além disso, as variáveis PIB, Inflação e Taxa de câmbio provaram-se estatisticamente relevantes.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Determinantes macroeconômicos de falências no Brasil: 2005 – 2015
    (2016) Silva, Guilherme Henrique Nogueira da
    O presente estudo busca compreender a interação entre as variáveis macroeconômicas e a evolução do número de falências no Brasil entre 2005 e 2015, início da vigência da nova lei de falências. Para atingir o objetivo descrito, foi realizado um estudo empírico através do Modelo Vetorial Autorregressivo (VAR) e do uso da função de resposta impulso (FRI), a fim de verificar o impacto de cada variável macroeconômica e seus respectivos efeitos na evolução das falências.