LUCIANA YEUNG LUK TAI

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Resumo profissional
Área de pesquisa
Nome para créditos

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 10 de 40
  • Artigo Científico
    Economic Analysis of Brazilian Labor Law
    (2018) SERGIO PINHEIRO FIRPO; LUCIANA YEUNG LUK TAI
    Não informado
  • Artigo Científico
    Nem Robin Hood, nem King John: testando o viés anti-credor e anti-devedor dos magistrados brasileiros
    (2015) PAULO FURQUIM DE AZEVEDO; LUCIANA YEUNG LUK TAI
    Desde que Arida, Bacha e Lara-Resende afirmaram, num trabalho publicado em 2007, que o subdesenvolvimento do mercado financeiro no Brasil deve-se, pelo menos em partes, ao fato das decisões judiciais no Brasil serem enviesadas a favor dos devedores, diversas e intermináveis reações surgiram no meio acadêmico econômico e jurídico. Apesar da afirmação ter sido um mero reflexo do que é amplamente reconhecido de maneira anedótica, as respostas a ela não foram unânimes. De um lado, a reação daqueles que concordam com a visão de que os magistrados brasileiros assumem um papel de “Robin Hood” na sociedade; segundo estes, eles usam seu poder judicial para fazer redistribuição de renda. Por outro lado, o argumento de autores que contestam a primeira visão e que mostram – de uma maneira ou outra – que os magistrados no Brasil estão, na verdade, subordinados ao “poder das elites” e, ao invés de fazer “justiça social”, tendem a proteger os interesses dos mais ricos, tal qual fez o rei John, na mesma época em que Robin Hood lutava contra ele. O presente trabalho tenta, então, fazer uma contribuição a este debate, da maneira que até hoje não tem sido feita: com a analise empírica de decisões efetivas dos magistrados brasileiros. Para este fim foi criada uma base de análise composta por 1.687 decisões proferidas pelos Ministros do STJ entre os anos 1999 e 2009, versando sobre dívidas privadas. Os resultados indicam que o suposto viés dos magistrados brasileiros é um fenômeno muito mais complexo do que inicialmente a literatura assumia.
  • Capítulo de Livro
    Entre a intenção e a consequência: os efeitos econômicos do Judiciário no Brasil
    (2021) PAULO FURQUIM DE AZEVEDO; Lisboa, Marcos de Barros; LUCIANA YEUNG LUK TAI
  • Capítulo de Livro
    Breve panorama do direito do trabalho brasileiro sob uma perspectiva econômica
    (2012) LUCIANA YEUNG LUK TAI
    Não informado
  • Artigo Científico
    Indigenous land demarcation conficts in Brazil: Has the Supreme Court’s decision brought (in)stability?
    (2019) Monteiro, Guilherme Fowler A.; LUCIANA YEUNG LUK TAI; Caleman, Silvia Morales Q.; Pongeluppe, Leandro S.
  • Artigo Científico
    Diálogo social no Brasil: depois do trauma é hora de repensá-lo
    (2000) LUCIANA YEUNG LUK TAI
    Não informado
  • Capítulo de Livro
    Comportamento judicial, decisões judiciais, consequencialismo, e "efeitos bumeranges"
    (2020) LUCIANA YEUNG LUK TAI
    Essa coletânea tem como ambição indicar novos horizontes para a pesquisa em Análise Econômica do Direito no Brasil, duas décadas após o seu início. Os capítulos trazem discussões que se tornaram presentes nos últimos anos, e que demandam urgência por pesquisas rigorosas e debates qualificados. Sem deixar de lado os temas clássicos, autores consagrados na AED do país fazem análises de objetos como a regulação de aplicativos, a judicialização da saúde, blockchain, a pandemia do COVID-19, entre outros.
  • Artigo Científico
    Indicadores de desempenho para parlamentos: o desafio de aferir práticas políticas
    (2013) Dantas, Humberto; LUCIANA YEUNG LUK TAI
    A Ciência Política no Brasil tem-se concentrado em analisar e compreender diversos aspectos associados ao Poder Legislativo. Mas seria possível pensarmos em indicadores capazes de medir, de forma objetiva, o desempenho desse Poder, com base em parâmetros legais associados às suas funções em cidades e estados? Seria possível propor um método quantitativo e aplicável a diferentes realidades nos milhares de parlamentos do Brasil? Este trabalho busca desenvolver um conjunto de indicadores para a avaliação de legislativos sob o seu caráter político, ou seja, sem uma preocupação com questões ligadas à gestão administrativa dessas organizações. Assim, com base em quatro conjuntos de dados compostos de um total de 16 subíndices associados às prerrogativas legais do Legislativo apresentamos um painel de resultados que, combinados, permitem uma leitura do desempenho dessas organizações. De posse desse método, inclusive, nos parece possível que pesquisadores o apliquem às mais diferentes realidades parlamentares dimensionando aspectos de nossa política.
  • Relatório de pesquisa
    Informatização judicial e efeitos sobre eficiência da prestação jurisdicional e o acesso à justiça
    (2020) LUCIANA YEUNG LUK TAI; Silva, Paulo Eduardo Alves da; Osse, Carolina Langbeck; Jesus Filho, José de