GUSTAVO MOREIRA TAVARES
Unidades Organizacionais
Resumo profissional
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- Os efeitos do uso de emoticons na efetividade da voz em mensagens digitais(2023) Tavolassi, Leandro LuizA voz do funcionário é considerada fundamental para a eficácia organizacional e a literatura de voz tem se concentrado em examinar antecedentes que afetam a decisão de vocalizar. No entanto, é igualmente importante investigar a forma como a voz é expressa, visto que ela pode impactar em sua efetividade. A literatura de voz, porém, tem dado menor atenção a esta questão e, especialmente, a voz expressa por escrito em mensagens digitais. Com a evolução da tecnologia, surgem novas oportunidades para estabelecer a voz digital dos empregados, sendo os emoticons uma forma amplamente utilizada de expressão nas comunicações digitais. Neste contexto, este trabalho objetiva examinar o efeito do uso de emoticons na efetividade da voz expressa em canais digitais. Para isso, um experimento foi conduzido para testar o efeito do uso de emoticons por tipo de voz – promotora ou proibitiva - na efetividade da mensagem digital, considerando efetividade em termos de endosso gerencial e confiabilidade percebida do emissor. Os resultados sugerem que, ainda que o uso do emoticon não apresente efeito no endosso da voz – seja proibitiva ou promotora, o uso de emoticon pode alterar a percepção de confiabilidade do emissor da mensagem na situação de voz proibitiva. Nesta condição, o uso de emoticon positivo, para tentar suavizar a crítica da voz proibitiva, pode ter efeitos adversos, gerando menor benevolência percebida do emissor, em comparação com o uso de emoticon negativo. As implicações teóricas e práticas desses resultados são discutidos
Dissertação Desenvolvendo líderes: A visão de profissionais de RH e de líderes sobre a contribuição das diferentes ferramentas nesse processo(2024) Marin, Paulo RicardoO desenvolvimento de liderança é um tema atual e de grande relevância para as organizações, que realizam altos investimentos com esta finalidade, e para a academia, como se nota pelo grande avanço das pesquisas sobre o tema nas últimas décadas. Apesar disso, o conhecimento sobre o processo de aprendizagem do líder ao longo do tempo para desenvolver suas capacidades e atingir a maturidade no papel de liderança ainda é limitado, assim como o entendimento sobre como diferentes ferramentas (coaching, mentoria, cursos etc.) contribuem nesse processo. Para investigar essa questão, foi utilizado método misto de pesquisa. Na pesquisa qualitativa, foram entre vistados 15 profissionais com experiências diversas em planejamento, formulação e aplicação de programas de desenvolvimento de líderes. Os achados do estudo qualitativo permitiram aos pesquisadores identificarem os resultados esperados da aplicação das diferentes ferramentas que integram seus programas de desenvolvimento. Na fase quantitativa, 622 profissionais que utilizaram as ferramentas avaliaram a efetividade e os tipos de aprendizado associados a cada uma delas. Tendo como base o modelo teórico dos resultados de aprendizagem de Wallace, Torres e Zaccaro (2021), o estudo apresenta um novo modelo em que demonstra a contribuição de cada ferramenta dentro do processo de desenvolvimento do líder em relação à sua maturidade e apresenta a percepção dos líderes quanto à vocação das ferramentas em relação ao desenvolvimento do aprendizado cognitivo, comportamental, afetivo/motivacional ou autoconhecimento, contribuindo para que se entenda como e por quais meios os diferentes aspectos de liderança se desenvolvem.Artigo Científico Education and smoking behavior in Brazil: decision to smoke and daily cigarette consumption intensity(2020) Justus, Marcelo; Sant’Anna, Elder G.; Davanzo, Eloá S.; GUSTAVO MOREIRA TAVARESThis study analyses the relationship between education and smoking behavior. Our empirical models were estimated using data for Brazilian citizens from the 2008 Special Survey on Tobacco Addiction. We estimated probit, sample-selection, and zero-inflated negative binomial models. Empirical analyses for women and men were conducted separately. We found that higher education levels are associated with lower smoking probability and lower daily consumption intensity.Dissertação Depois da denúncia: O efeito de variáveis individuais e contextuais na propensão de líderes ao encaminhamento de denúncias de assédio sexual(2024) Angelo, Maicon de Oliveira DessiEsta pesquisa aborda a problemática do assédio sexual no ambiente de trabalho, um fenômeno persistente e prejudicial que afeta a dignidade e o bem-estar dos indivíduos, especialmente das mulheres. O objetivo principal deste estudo é analisar as variáveis que influenciam líderes a darem encaminhamento a denúncias de assédio sexual, considerando a crescente necessidade de uma resposta efetiva e responsável por parte das organizações. Especificamente, o estudo se baseia na literatura de whistleblowing e explora três categorias principais de análise: variáveis individuais, organizacionais e situacionais. As variáveis individuais focam em aspectos demográficos dos líderes (i.e., gênero, tempo de casa e nível hierárquico), as organizacionais no clima ético, e as situacionais examinam a gravidade do ato denunciado. A partir de uma survey com 283 líderes de diversos setores e organizações, os resultados revelaram que há um efeito positivo do clima ético e da gravidade do assédio sexual na propensão de encaminhamento das denúncias, ainda que não tenha sido observado efeito das variáveis individuais. As implicações teóricas e práticas destes resultados são discutidas.Relatório de pesquisa Cultivando Líderes: Um Mapa das Ferramentas de Desenvolvimento Mais Efetivas na Perspectiva do RH e dos Gestores(2024) GUSTAVO MOREIRA TAVARES; TATIANA IWAI; Marin, Paulo Ricardo