NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Resumo profissional
Área de pesquisa
Nome para créditos

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 10 de 76
  • Policy Paper
    A Contribuição da Educação para a Queda na Desigualdade de Renda per Capita no Brasil
    (2014) NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Oliveira, Alison Pablo de
    Este artigo quantifica o papel da educação na queda recente da desigualdade da renda familiar per capita no Brasil. Para tanto, analisamos a evolução dos componentes que formam a renda familiar per capita entre 1992 e 2009 para décimos selecionados da distribuição de renda. Em seguida, utilizamos simulações para estimar a contribuição da renda do trabalho e de outras fontes, como as transferências de renda, para a queda na desigualdade da renda per capita. Por fim, estimamos a contribuição da educação descontando, do crescimento observado da renda do trabalho, os resíduos de regressões mincerianas estimadas com dados individuais agrupados ao longo do tempo, para cada décimo da distribuição de renda. Os resultados mostram que a educação contribuiu com cerca de 40% e 25% para as quedas dos índices de Gini observadas, entre 2001 e 2009, no mercado de trabalho e na renda familiar per capita, respectivamente.
  • Artigo Científico
    The relationship between school performance and future wages in Brazil
    (2014) Curi, Andréa Zaitune; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
    Neste trabalho nós investigamos a relacão entre o desempenho na escola e os salários para os jovens brasileiros. Nós calculamos a média salarial e o desempenho para cada grupo definido por estado/gênero/cor para examinar se a qualidade do aprendizado, medida pelos resultados dos exames de proficiência da geração nascida em 1978 no final do ensino médio (1995), afeta os salários recebidos por esta geração cinco anos depois, medido no censo de 2000. Corrigimos o problema de viés de seleção advindo das migrações e do alto nível educacional da amostra usando o modelo de seleção de Dahl (2002). Além disto, nós utilizamos os insumos escolares como instrumentos para a proficiência. Os resultados mostraram que o desempenho nos exames de matemática de uma geração afeta o seu salário 5 anos depois, com uma elasticidade de 0,3.
  • Artigo Científico
    Novas medidas de educação e de desigualdade educacional para a primeira metade do século XX no Brasil
    (2019) Komatsu, Bruno; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Oliveira, Pedro Augusto Costa; Viotti, Leonardo Teixeira
    Este artigo descreve a trajetória do nível e da desigualdade educacional no Brasil desde a primeira metade do século XX. Combinamos diversas fontes de dados históricos, tais como os relatórios do Ministério de Negócios do Império, os Anuários Estatísticos do Brasil e os Censos Demográficos para construir novas medidas de escolaridade e calcular índices de Gini educa cional entre 1900 e 2000 para cada região e para o Brasil como um todo. Nossos resultados mostram que entre 1900 e 1930, a proporção de pessoas com ensino primário completo na população permaneceu em torno de 5%, ao passo que a parcela com ensino secundário completo esteve sempre abaixo de 1% e que somente 0,3% tinham ensino superior completo. Assim, a desigualdade educacional permaneceu constante até 1920, declinou lentamente entre 1920 e 1950 e mais rapidamente somente a partir de então.
  • Policy Paper
    Evolução da Produtividade no Brasil: Comparações Internacionais
    (2016) Silva, Felipe Yamamoto Ricardo da; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Komatsu, Bruno Kawaoka
    Esse policy paper tem como objetivo analisar a evolução da produtividade brasileira no longo prazo, de forma a entender quais foram os agentes principais responsáveis pela sua trajetória, e a partir de um estudo mais detalhado na última década, identificar quais as tendências da economia brasileira para o futuro. A partir dos dados examinados, verificamos que a produtividade brasileira teve seu melhor desempenho de 1965 a 1980. Já nos anos 80 houve uma queda na produtividade brasileira que só não foi maior pelo deslocamento da mão de obra para setores mais produtivos. Dos anos 2000 em diante, o setor industrial se destacou de forma negativa, apresentando níveis de produtividades, em 2013, inferiores aos meados dos anos 90. Tal queda se deu principalmente em função das atividades da indústria de transformação.
  • Policy Paper
    Explicando a Evolução dos Salários Relativos por Grupos de Qualificação no Brasil
    (2019) Herdeiro, Renato; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Komatsu, Bruno Kawaoka
    Este artigo faz uso do modelo canônico de oferta e demanda para estimar a relação entre o viés de qualificação dos avanços tecnológicos, a evolução da oferta e os salários relativos entre três distintos grupos de qualificação entre 1981 e 2015. Os resultados mostram que o modelo descreve bastante bem a evolução no diferencial de salários dos trabalhadores no período. A evolução na demanda relativa por trabalhadores intermediários foram marcadas pelo formato de “U” invertido e o salário relativo apresentou uma tendência declinante. Além disso, os resultados também apontam para uma tendência de aumento constante na demanda relativa por trabalhadores qualificados ao longo dos anos e que oferta relativa de trabalhadores qualificados foi responsável pelo comportamento do salário relativo destes trabalhadores no período.
  • Policy Paper
    O Crescimento da Renda dos Adultos e as Escolhas dos Jovens entre Estudo e Trabalho
    (2015) Cabanas, Pedro Henrique Fonseca; Komatsu, Bruno Kawaoka; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
    Recentemente temos observado grandes transformações no panorama da educação e do mercado de trabalho, afetando principalmente os jovens. Constatamos um declínio na participação dos jovens no mercado de trabalho, um aumento na proporção dos que só estudam e também dos inativos que não estudam (“nem-nem”). Nesse artigo procuramos identificar os determinantes dessas transformações, focando especialmente nos efeitos da renda do trabalho dos adultos. Os resultados obtidos mostram que aumentos na renda dos adultos influenciam positivamente as probabilidades de estudo e negativamente as probabilidades de oferta de trabalho, variando segundo as características dos jovens e do domicílio.
  • Artigo Científico
    The effects of trade liberalization on productivity growth in Brazil: competition or technology
    (2010) Lisboa, Marcos de Barros; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Schor, Adriana
    Este artigo examina os efeitos da liberalização comercial sobre o cresci mento da produtividade no Brasil. Em contraste com a literatura anterior, testamos se essa relação é derivada do mercado de produto ou de insumos, incluindo tanto as tarifas de produto e com as de insumos em regressões de produtividade ao nível da firma. Os resultados mostram que o mercado de insumos é mais importante que o efeito da concorrência para explicar o crescimento da produtividade no Brasil. Verificamos também que a redução das tarifas de insumo aumenta as margens de lucro, enquanto a redução de tarifas de produto tem o efeito oposto.
  • Artigo Científico
    Avaliando o impacto das políticas educacionais em Sobral
    (2018) Rocha, Roberto Hsu; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Komatsu, Bruno Kawaoka
    Este artigo tem como objetivo avaliar o impacto de políticas educacionais adotadas no início dos anos 2000 sobre a qualidade do ensino no município de Sobral, no Estado do Ceará. Essas políticas reorganizaram o sistema educacional, sem incorrer em aumento expressivo dos gastos em educação. Utilizamos uma combinação do Propensity Score Matching e do método de diferenças em diferenças para estimar o impacto. Os resultados indicam efeitos positivos significativos no curto e no longo prazo para os anos iniciais do Ensino Fundamental. No entanto, os desafios persistem na ampliação desses resultados para os anos finais do mesmo grau de ensino.
  • Artigo Científico
    Uma avaliação dos impactos macroeconômicos e sociais de programas de transferência de renda nos municípios brasileiros
    (2018) Denes, Guilherme; Komatsu, Bruno Kawaoka; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
    Esse artigo examina as relações entre dois programas sociais, o Programa Bolsa Família (PBF) e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), e vários indicadores municipais de atividade econômica e educação. As estimações utilizam um painel de municípios entre 2004 e 2010 e controlam tanto por efeitos fixos como por tendências específicas para cada município. Nossos resultados indicam que tanto o PBF quanto o BPC são positivamente relacionados com o PIB e com a renda per capita municipais, mesmo após todos esses controles. No entanto, somente o PBF parece afetar os indicadores de educação, possivelmente via condicionalidades.
  • Policy Paper
    Mudanças na situação de estudo e trabalho dos jovens no brasil
    (2013) NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Lee, Marcos Ki Hyung; Komatsu, Bruno Kawaoka
    Nos últimos anos temos observado grandes transformações no panorama de educação e do mercado de trabalho que afetam especialmente a parcela jovem da população, com uma redução da proporção de estudantes entre os jovens e um aumento da proporção de trabalhadores no período 2003-2011. Essas tendências geram preocupações, uma vez que podem estar associadas ao abandono precoce dos estudos em favor da dedicação integral no mercado de trabalho. No presente estudo procuramos identificar quais foram os determinantes desses movimentos. Nossa principal contribuição foi a realização de uma decomposição da evolução das proporções de trabalhadores e estudantes ao longo do tempo, na tentativa de determinar os fatores mais relevantes. Nossos resultados mostram que, além de variáveis relacionadas à educação dos jovens e de seus pais, a renda média (ligada à dinâmica do mercado de trabalho), foi um dos principais fatores que explicam a recente redução da proporção de estudantes. Isso significa que o mercado de trabalho tem influenciado jovens a abandonar os estudos. O aumento relativo de formados no Ensino Fundamental e a redução de mães com pouca escolaridade afetaram no sentido oposto, do aumento da proporção de estudantes e redução de trabalhadores.