NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
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- Impacto do uso de plataformas digitais de leitura no desempenho de Português dos alunos(2022) Adas, Pedro Benjamin GarciaO objetivo deste trabalho é analisar o impacto de plataformas digitais de leitura no desempenho escolar dos alunos. Foi feita uma análise da média do desempenho na prova do SAEB de 2019 de língua portuguesa dos alunos do quinto ano de escolas que adotaram uma plataforma de leitura digital em relação às escolas que não adotaram. Para realizar essa comparação, foi utilizado um modelo de propensity score matching com o objetivo de isolar o efeito da adoção da plataforma digital de leitura no desempenho do aluno. Concluímos que existe um impacto positivo e estatisticamente significante na adoção da plataforma digital de leitura para esses alunos do quinto ano, porém é necessário refinar o cálculo do coeficiente do PSM para futuras análises mais robustas.
Artigo Científico Do changes in terms of trade impact election outcomes?(2020) Freitas, Luis V.M.; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Komatsu, BrunoRelatório de Iniciação Científica Impacto da Pandemia de COVID-19 na Educação Brasileira(2023) Mugnol, Júlio César BallenA pandemia de COVID-19 teve um impacto profundo na educação brasileira, afetando a partici pação e o desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Este estudo destaca que as desigualdades educacionais pré-existentes se agravaram durante a pandemia, com evidentes disparidades relacionadas à etnia, níveis de escolaridade materna e acesso à internet em domicílio desempenhando papéis críticos. Além disso, foram observadas discrepâncias regionais relevantes, com algumas regiões do Brasil enfrentando maiores dificuldades educacionais durante a pandemia. Entre escolas públicas e privadas, destaca-se que a diferença observada nas notas diminuiu durante o período, apesar dos estudantes de escolas públicas terem demonstrando menor propensão a fazer o ENEM. Embora tenha havido sinais de recuperação em 2022, esse estudo destaca a necessidade de medidas políticas e ações para abordar as desigualdades educacionais e garantir igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior no Brasil.Dissertação O risco de automatização das ocupações e a mobilidade da força de trabalho brasileira: uma análise de 2012 a 2019(2022) Lollo, Fernando Bezerra deEste trabalho tem o objetivo de descrever as principais diferenças entre ocupações de alto e baixo risco de substituição do trabalho humano pela tecnologia e a forma com que a força de trabalho transita entre ocupações de diferentes níveis de vulnerabilidade à automatização. Compatibilizamos as estruturas ocupacionais do Brasil e dos Estados Unidos, atribuindo a probabilidade de automatização dos postos de trabalho calculada para o mercado norte americano no estudo de Frey e Osborne para as 423 ocupações presentes nas pesquisas domiciliares nacionais de 2012 a 2019. Aproximadamente metade das ocupações brasileiras são consideradas vulneráveis à substituição pela automatização e, conjuntamente, empregam 65% da força de trabalho. Transições ocupacionais parecem depender mais da origem dos trabalhadores do que de suas características, sendo menos prováveis os casos de transições que partem de uma ocupação vulnerável com destino a uma não-vulnerável. Mesmo quando ocorrem, essas transições têm como destino postos de trabalho que, apesar de protegidos do risco de automatização, apresentam baixos salários. Em geral, trabalhadores que conseguem transitar para ocupações não-vulneráveis são os principais candidatos para, em caso de uma nova transição, voltar para ocupações de alto risco de substituição pela automatização.Dissertação Efeitos da reforma trabalhista de 2017 sobre a formalização em jornadas não-integrais(2021) Serafim, Sarah BertoliniA Reforma Trabalhista de 2017 alterou diferentes disposições da legislação laboral no Brasil. Um dos principais objetivos das inovações implementadas consistiu em conceder a tutela trabalhista a um maior número de trabalhadores. Para tanto ampliou-se as possibilidades de formalização, especialmente através da criação da modalidade de contrato de trabalho intermitente e da modificação do regramento imposto à adoção do regime de tempo parcial. Nesse sentido, o presente estudo busca estimar, através da aplicação de técnicas de pareamento no escore de propensão (propensity score matching), o efeito dessas inovações sobre a formalização de empregados que, antes da Reforma, possuíam jornadas não passíveis de formalização conforme as regras até então vigentes. Os resultados estimados demonstram que os empregados informais em jornadas não-integrais tiveram uma probabilidade de formalização, em vagas com jornadas semanais habituais com duração inferior a 40 horas, 6.2 pontos percentuais superior em comparação com trabalhadores informais em jornadas já passíveis de formalização antes da Reforma. Esse resultado mostrou-se pouco sensível a diferentes especificações do método implementado.Trabalho de Conclusão de Curso A relação entre ensino superior, salários e informalidade no Brasil(2020) Schieferdecker, Geizebel BugsA educação é considerada um fator fundamental para o crescimento econômico, uma vez que é a principal responsável pela capacitação dos indivíduos. Ao aumentar os anos de estudo ocorre uma maior capacitação da mão de obra, consequentemente há um aumento da produtividade, dos rendimentos e do mercado formal. Este estudo visa analisar como o processo de expansão do ensino superior impactou a renda média e taxa de informalidade dos estados brasileiros. As estimações foram realizadas através de modelos para dados em painel com efeitos fixos (EF) e modelos para dados em painel com efeitos aleatórios (EA), composto pelos 26 estados, no período de 2001 á 2014. Os resultados indicam que o acesso ao ensino superior está associado ao aumento do salário médio e á uma queda da taxa de informalidade. Um aumento de 1% na taxa de escolarização do ensino superior está associado a um aumento de, em média, 0,184% da renda, e a uma diminuição de 0,065% do grau de informalidade dos estados, ceteris paribus. Em termos do problema, caso o estado de São Paulo aumentasse o acesso ao ensino superior de 21,6% para 21,82% a sua renda média passaria de R$2.203,28 para R$2.207,33 e sua taxa de informalidade cairia de 35,8% para 35,78%.Policy Paper Simulações de Impactos da COVID-19 e da Renda Básica Emergencial sobre o Desemprego, Renda e Pobreza e Desigualdade(2020) NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Komatsu, Bruno KawaokaNesse policy paper, nós temos o objetivo de contabilizar o número das pessoas ocupadas que estarão mais vulneráveis, caso a quarentena em decorrência da pandemia da COVID 19 se estenda por um longo período. Nossos resultados mostram que cerca de 37 milhões de pessoas estão em setores diretamente afetados por longos períodos de quarentena, com escolaridade, rendimentos do trabalho e renda comparativamente menores do que em outros setores, e informalidade comparativamente maior. Utilizando simulações, nós mostramos que se todos os ocupados informais nos setores mais vulneráveis perdessem o emprego, o desemprego iria de 12% para 28%, a renda média cairia 8,4%, a pobreza aumentaria de 17% para 23% e a desigualdade aumentaria de 0.55 para 0.59. Se o programa beneficiar somente as pessoas enquadradas nas regras (incluindo a renda) ele atingirá 32 milhões de trabalhadores, a renda média voltaria ao nível de antes da crise e a pobreza cairia para 9,4%, bem menos do que antes da crise. Mas, se os informais que ganham mais do que o limite de renda também entrarem no programa, 53 milhões de trabalhadores serão beneficiados e não haverá redução de pobreza adicional. Isso mostra que esse novo programa poderá reduzir bastante a pobreza e a desigualdade, mas deveria ser focalizado nas famílias mais pobres.Policy Paper Efeitos do Horário de Verão sobre o Desempenho no ENEM: Uma abordagem com RDD(2022) Andrade, João Pedro Bastos Ferreira de; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Komatsu, Bruno KawaokaNeste artigo, nós estudamos o impacto do horário de verão (HV) no desempenho de alunos brasileiros no Exame Nacional do Ensino M´médio (Enem). Utilizando um modelo de regressão descontínua, nós identificamos um efeito negativo e significante de 0.36-0.67 desvios-padrão na média do Enem entre 2009 e 2018. Ademais, verificamos que não houve efeito significante em 2019, quando o horário de verão foi extinto e, portanto, não foi implementado.Relatório de pesquisa Commodity Booms, Slavery and Illiteracy: Historical Evidence from Brazilian Municipalities(2021) NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Anazawa, Leandro; Proença, Bruno; Komatsu, Bruno KawaokaPolicy Paper Todos São Iguais Perante a Lei? Abordagem Policial e Raça em São Paulo(2024) Gusmão, Lucas Novaes Cabral de; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Komatsu, Bruno KawaokaVieses raciais podem afetar dimensões diversas da vida e do bem-estar de pessoas. Nesse estudo, examinamos a relação entre a raça e a probabilidade de ser abordado por agentes de segurança com e sem violência física. Nós usamos as bases de dados da Pesquisa de Vitimização na Cidade de São Paulo de 2003 a 2023, para estimar as diferenças na probabilidade de abordagem entre as pessoas brancas e as pessoas pretas, pardas ou indígenas (PPI), após controlarmos por diferenças nas características socioeconômicas, hábitos, e regiões da cidade. Nossos resultados indicam que as pessoas PPI têm uma probabilidade 3,5 pontos percentuais maior de serem abordadas pela polícia do que as pessoas brancas. Essa diferença se repete em todos os tipos de abordagem. Entre aqueles que foram abordados, a diferença na probabilidade de uso de violência física entre as raças é 5,4 pontos percentuais. Essas diferenças são maiores entre os homens, os mais jovens, as classes menos favorecidas e as pessoas com escolaridade intermediária.