NELSON RICARDO LAVERDE CUBILLOS

Unidades Organizacionais

Resumo profissional

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    Condições que influenciam a adoção de ERP por escolas privadas de educação básica
    (2023) Gonçalves, Rodrigo Cavalcante Petrola
    Na sua constante missão de promover ganhos de performance operacional, organizações estão sempre em busca de novas tecnologias, sendo ERP uma das mais disseminadas no mercado. Esta ferramenta tem como objetivo apoiar na gestão dos processos, viabilizar a integração de departamentos e facilitar o fluxo de informações. Estudos apresentam diversos fatores relacionados à adoção de ERP pelas organizações, destacando os desafios adicionais experienciados por empresas de menor porte em busca de inovação, que podem desestimular sua adesão. Apesar da vasta e crescente literatura sobre adoção de inovações em TI pelas organizações, suas conclusões indicam a necessidade de analisar o comportamento das diversas variáveis que podem influenciar este fenômeno em contextos específicos, além da importância de ampliar a literatura sobre o tema a partir de uma abordagem configuracional. Desta forma, este trabalho analisou o mercado de escolas privadas de educação básica, importante setor da economia, composto predominantemente por empresas de pequeno e médio porte e que, nos últimos anos, vem passando por um intenso processo de profissionalização na gestão. Para realização deste objetivo, foi utilizado o método QCA a partir dos dados primários coletados junto aos gestores de vinte e sete escolas privadas brasileiras. A partir das análises realizadas foi possível identificar a presença de três padrões distintos que explicam a intenção de adotar ERP neste mercado e as características da causalidade complexa presentes neste fenômeno. Este estudo contribui com a literatura de adoção de inovações em TI, oferecendo recursos explicativos adicionais, oriundos do QCA e dando luz às especificidades presentes no setor de educação básica privada. Adicionalmente, ele apresenta insumos para maior compreensão dos fatores que influenciam organizações do mercado em questão na adoção de ERP, possibilitando o desenvolvimento de produtos e ofertas mais aderentes às suas expectativas
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    Dissertação
    When Science Strikes Back - Has a scientific background helped mayors against COVID-19?
    (2023) Passos, Gabriel Caser dos
    Neste artigo, tentamos responder à pergunta: "A experiência com ciência ajudou líderes contra a COVID-19?". Para isso, utilizamos um design de regressão descontínua em eleições municipais acirradas entre candidatos STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) e não-STEM para estimar o impacto causal de ter um prefeito com formação científica nos resultados epidemiológicos da COVID-19 no Brasil. Descobrimos que prefeitos STEM reduziram as mortes e hospitalizações por COVID-19 e um de seus mecanismos foi o aumento no número de intervenções não farmacêuticas (INFs), como a obrigatoriedade do uso de máscaras faciais. Também mostramos que este impacto estimado não se deve a outras características observáveis dos prefeitos, como anos de educação, ideologia ou gênero. Nossos resultados sugerem que, em geral, líderes municipais com formação STEM lidaram melhor com um cenário envolvendo emergências e pequenas quantidades de dados e evidências. Argumentamos que nossos resultados podem indicar que o investimento em capital humano relacionado à ciência e tecnologia produz externalidades não esperadas - como melhorias em desafios de gestão pública