Condições que influenciam a adoção de ERP por escolas privadas de educação básica

Carregando...
Imagem de Miniatura
Co-orientadores
Tipo de documento
Data
2023
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Na sua constante missão de promover ganhos de performance operacional, organizações estão sempre em busca de novas tecnologias, sendo ERP uma das mais disseminadas no mercado. Esta ferramenta tem como objetivo apoiar na gestão dos processos, viabilizar a integração de departamentos e facilitar o fluxo de informações. Estudos apresentam diversos fatores relacionados à adoção de ERP pelas organizações, destacando os desafios adicionais experienciados por empresas de menor porte em busca de inovação, que podem desestimular sua adesão. Apesar da vasta e crescente literatura sobre adoção de inovações em TI pelas organizações, suas conclusões indicam a necessidade de analisar o comportamento das diversas variáveis que podem influenciar este fenômeno em contextos específicos, além da importância de ampliar a literatura sobre o tema a partir de uma abordagem configuracional. Desta forma, este trabalho analisou o mercado de escolas privadas de educação básica, importante setor da economia, composto predominantemente por empresas de pequeno e médio porte e que, nos últimos anos, vem passando por um intenso processo de profissionalização na gestão. Para realização deste objetivo, foi utilizado o método QCA a partir dos dados primários coletados junto aos gestores de vinte e sete escolas privadas brasileiras. A partir das análises realizadas foi possível identificar a presença de três padrões distintos que explicam a intenção de adotar ERP neste mercado e as características da causalidade complexa presentes neste fenômeno. Este estudo contribui com a literatura de adoção de inovações em TI, oferecendo recursos explicativos adicionais, oriundos do QCA e dando luz às especificidades presentes no setor de educação básica privada. Adicionalmente, ele apresenta insumos para maior compreensão dos fatores que influenciam organizações do mercado em questão na adoção de ERP, possibilitando o desenvolvimento de produtos e ofertas mais aderentes às suas expectativas

In their constant mission to make gains in operational performance, organizations are always looking for new technologies, ERP being one of the most widespread in the market. This tool aims to support process management, enable the integration of departments and facilitate the flow of information. Studies present various factors related to the adoption of ERP by organizations, highlighting the additional challenges experienced by smaller companies in search of innovation, which can discourage its adoption. Despite the vast and growing literature on adoption of IT innovations by organizations, their conclusions indicate the need to analyze the variables that can influence this phenomenon in specific contexts, in addition to the importance of expanding the literature on the subject taking a configurational approach. Thus, this work analyzed the market for private basic education schools, an important sector of the economy predominantly composed of small and medium-sized companies which in recent years has been undergoing an intense process of professionalization in management. To accomplish this objective, the QCA method was used with the primary data collected from the managers of twenty-seven Brazilian private schools. From the analyses carried out, it was possible to identify the presence of three distinct patterns that explain the intention to adopt ERP in this market and the characteristics of the complex causality present in this phenomenon. This study contributes to the literature on the adoption of IT innovations, offering additional explanatory resources derived from QCA and shedding light on the specificities present in the private basic education sector. Additionally, it presents inputs for a better understanding of the factors that influence organizations in the market in question as to the adoption of ERP, enabling the development of products and offers that are more in line with their expectations.

Titulo de periódico
Título de Livro
Idioma
pt
Notas
Membros da banca
Área do Conhecimento CNPQ
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS

CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Citação