Mestrado Profissional em Administração

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  • Dissertação
    Relação entre folga financeira e desempenho econômico nas empresas brasileiras de capital aberto
    (2024) Prado, Rodrigo Casemiro do
    O processo de financiamento das operações de uma empresa é complexo e composto por diversos fatores, variáveis e importantes tomadas de decisões acerca do gerenciamento de recursos, alocação de capital, folga ou escassez financeira, que são determinantes para o desempenho e sustentabilidade da companhia. A folga financeira consiste na capacidade da companhia em converter ativos em recursos excedentes aos necessários para a liquidação de suas dívidas, podendo ser caracterizada pelos índices de liquidez da empresa, ou seja, é a diferença entre os recursos disponíveis da empresa e os pagamentos necessários para mantê-la solvente (Cyert, March; 1963). A alocação de recursos na empresa, com intuito de maximizar os índices de liquidez, pode associar-se ao crescimento da empresa e, consequente, melhora de seus indicadores de desempenho (Bueren, Starosky Filho, Krespi; 2014). Nesta esteira, um dos objetivos do excesso de recursos na empresa (folga financeira) é de viabilizar e concretizar o seu planejamento organizacional e estratégico, tais como, projetos de inovação, investimentos, expansão, dentre outros (Daniel et al.; 2004). No entanto, esse excesso de folga financeira pode ser prejudicial ao desempenho da companhia, pois gera ineficiência no gerenciamento e aproveitamento dos recursos excedentes. O gerenciamento da folga financeira seria realizado através da gestão da estrutura de capital com a manutenção de capacidade de endividamento ociosa, sendo necessária uma análise longitudinal e relativa para verificar sua presença. Deste modo, avaliar e definir a melhor estrutura de capital de uma empresa é fundamental, visto que determina a combinação das fontes de seu financiamento, mensurando o montante de dívida utilizada em relação ao seu capital próprio. Assim, em busca de maximizar o desempenho econômico, elevar lucratividade e crescimento, as empresas devem otimizar sua estrutura de capital, garantindo eficiência na utilização de recursos e, eventual, tomada de dívida. Logo, uma boa gestão da folga financeira pode estar relacionada ao desempenho econômico e financeiro das empresas, já que pode determinar a capacidade de levantar capital e investimentos. Na literatura de finanças corporativas a folga financeira é apresentada como um dos fatores determinantes para a melhoria dos resultados das empresas, sugerindo que empresas com maior folga financeira podem maximizar os seus resultados e melhorar o desempenho. No entanto, estudos contemporâneos sobre o tema divergem em seus resultados, sinalizando que o excesso de recursos pode implicar ineficiência, subaproveitamento de oportunidades e redução do desempenho, demonstrando, assim, a relevância de explorarmos mais o tema. Ademais, o cenário macroeconômico pode influenciar, sobremaneira, essa relação determinando um melhor desempenho das empresas em períodos de crise e recessão econômica. Outrossim, empiricamente e alguns estudos indicam que efeito da folga financeira no desempenho das firmas se apresenta de forma não linear, demonstrando a existência de um ponto de inflexão para essa relação. Destarte, a busca de um ponto ótimo é indispensável para que as empresas garantam o crescimento de desempenho e sustentabilidade de sua operação. Desta forma, para contribuir com o debate, este estudo analisou o comportamento da folga financeira e a existência de uma curva que influencia no resultado e desempenho das empresas do mercado brasileiro, destacando as alterações que podem surgem nessa relação em períodos de crise e não crise. A presente pesquisa utilizou dados financeiros e de mercado das empresas, não financeiras, listadas na bolsa de valores brasileira - B3 S.A. - Brasil, Bolsa, Balcão, coletados durante o período de 2010 a 2022, para investigar a relação entre a folga financeira da firma e seu desempenho, através da análise dos indicadores do Retorno sobre o Ativo (ROA), Retorno sobre o Capital Investido (ROIC), Tobin’s Q (TQ), Folga Financeira de Curto Prazo (STSlack), Folga Financeira de Longo Prazo (LTSlack), Tamanho da Empresa, Crescimento das Vendas (CV), Endividamento (ENDIV) e Tangibilidade (TANG). Os resultados obtidos neste estudo mostram, com grau de significância, que os indicadores de folga financeira utilizados têm impacto, estatisticamente, significante nos resultados e desempenho das empresas. Essa relação é mais relevante, em magnitude, com relação ao efeito positivo da variável STSlack, representada pelo saldo em tesouraria, em relação aos indicadores Q-Tobin, ROIC e ROA. Ademais, existe um efeito não linear (curvilíneo) que atenua o impacto de primeira ordem. O efeito é, em média, maior em períodos de crise, sendo a folga financeira de longo prazo mais relevante. Cumpre destacar que o efeito não linear é atenuado em períodos de crise e recessão econômica. Por fim, os resultados encontrados no estudo mostram retornos marginais decrescentes, sugerindo a existência de um ponto “ótimo” de recursos em excesso a serem mantidos para maximizar os resultados corporativos, especialmente em períodos de crise e recessão econômica, evitando desperdícios e subaproveitamento de oportunidades, demonstrando, assim, que o efeito da folga financeira no desempenho é curvilíneo e não linear
  • Dissertação
    Efeito de promoções sobre a demanda: Uma análise com produtos de uma franquia de cosméticos
    (2024) Carvalho, Vitor Guedes de
    Esta dissertação investigou a relação entre a promoção de vendas e a quantidade de produtos vendidos. A metodologia adotada consistiu em uma análise longitudinal, por meio de um modelo de regressão em painel, utilizando dados agrupados de quinze lojas de uma franquia de cosméticos. O objetivo foi analisar os efeitos das promoções, dos tipos de descontos, da propaganda em outdoor e de outras variáveis relacionadas às promoções sobre as vendas ao longo do tempo. Para isso, foram testadas seis hipóteses: as cinco primeiras referem-se às promoções e aos tipos de desconto utilizados pela franquia — compre 2, leve 3; PROMOBACK; desconto na mesma marca do produto; desconto progressivo; e desconto no próprio produto — e se esses fatores aumentam a quantidade vendida. A sexta hipótese postula que a propaganda em outdoor aumenta as vendas. Além disso, o estudo também analisou diferentes variáveis que podem afetar as vendas, como o lançamento de novos produtos, feriados e o preço. Os resultados evidenciaram que a promoção "compre 2, leve 3" e o desconto na mesma marca foram significativos e tiveram um impacto positivo sobre a quantidade vendida. No entanto, os outros três tipos de desconto não apresentaram significância estatística. Apesar disso, esses achados foram suficientes para afirmar que os tipos de desconto têm um efeito positivo sobre as vendas. Ademais, concluiu-se que a propaganda em outdoor também exerce um efeito positivo sobre a quantidade vendida. Este estudo contribui para o uso mais eficaz de promoções e tipos de desconto, além de proporcionar uma compreensão mais aprofundada sobre o impacto individual de diferentes variáveis nas vendas.
  • Dissertação
    Dinâmica competitiva e interação estratégica no mercado brasileiro de CPG: uma análise da categoria de requeijões
    (2024) Ahn, Nicolau Bore
    Este estudo investiga a dinâmica competitiva e a interação estratégica no mercado brasileiro de bens de consumo embalados (Consumer Packaged Goods - CPG), focando especificamente na categoria de requeijões. Em um contexto de intensa competitividade e transformações significativas nos padrões de consumo, a análise da dinâmica de preços assume uma relevância crítica para as empresas que buscam aumentar sua participação de mercado e melhorar sua rentabilidade. Este trabalho pioneiro no Brasil explora se a capacidade de uma empresa influenciar os preços da concorrência está diretamente relacionada à sua liderança de mercado, medida pela participação em volume de vendas. Utilizando dados nacionais fornecidos pela Scanntech, que cobrem 25 meses e incluem os 7 principais concorrentes, este estudo adota uma metodologia de Vetor Auto-regressivo (VAR) para examinar as interações de preços e regressão linear simples para medir o nível de elasticidade-preço da demanda de cada marca. A análise foca o mercado total e o canal de Food Service. As variáveis utilizadas foram os preços dos competidores (R$/Kg), além do volume vendido (Kg) por cada um deles. Os resultados indicam que, embora a liderança em volume de vendas não determine consistentemente a liderança de preços em todos os canais de vendas, algumas marcas são influenciadas diretamente pelos preços da marca líder. Esses achados têm implicações substanciais para a definição das estratégias dos competidores, sugerindo que a liderança de mercado pode ser uma vantagem competitiva significativa, mas seu efeito é diferenciado dependendo do contexto de mercado. Este estudo contribui para a literatura sobre dinâmica de preços e estratégia competitiva no contexto do mercado brasileiro, que é notoriamente menos explorado em estudos acadêmicos. Adicionalmente, oferece insights práticos para empresas do setor de CPG que buscam entender melhor as complexidades da liderança de mercado e da competição estratégica.
  • Dissertação
    Crescimento das Fintechs e o seu impacto no nível de concorrência do setor bancário brasileiro.
    (2024) Nunes, Marcelo Corrêa
    O objetivo desta pesquisa foi avaliar o impacto do crescimento das Fintechs no nível de concentração bancária e no poder de mercado dos bancos incumbentes no Brasil. O estudo considerou dados dos balanços dos bancos brasileiros de março de 2005 a dezembro de 2023, extraídos do site do Banco Central do Brasil. Foram avaliados o Índice Herfindahl-Hirschman (HHI) e a participação de mercado de cada instituição bancária (market share) por duas abordagens: a primeira analisando o comportamento das principais captações bancárias (depósito à vista, poupança, depósito a prazo e emissões de letras de crédito imobiliário, crédito do agronegócio e financeiras), e a segunda considerando a carteira de crédito (saldo do ativo) ao consumidor. A análise seguinte utilizou o Índice de Lerner para avaliar o impacto no poder de mercado dos bancos incumbentes. A terceira análise mediu se houve redução nas taxas de juros do crédito rotativo de cartões ao consumidor, um mercado relevante para a atuação das Fintechs. Utilizando técnicas de estimação de dados em painel com efeitos fixos, as hipóteses foram avaliadas. Os resultados indicaram, com significância estatística, que, embora tenha ocorrido crescimento das Fintechs a partir de 2017, elas ainda não conseguiram reduzir o nível de concentração para patamares anteriores à crise de 2008, que provocou um expressivo processo de consolidação bancária. As Fintechs estão conseguindo atingir índices de Lerner similares aos dos incumbentes, mas não estão afetando a rentabilidade dos bancos tradicionais. Além disso, a taxa básica de juros (SELIC) tem mais influência na variação das taxas de juros de crédito de cartões de crédito do que da atuação das Fintechs.
  • Dissertação
    TIRANDO A EMPRESA DA UTI: O papel do CEO e da liderança na reestruturação de empresas em crise
    (2024) Moraes, Luciano da Silva
    A grande quantidade de empresas no Brasil endividadas e entrando em processos de recuperação judicial demonstra uma situação instável na gestão das organizações que requer um perfil de liderança adequado de seu quadro de alta gestão. Este estudo possui como objetivo geral investigar o perfil de liderança do CEO para o turnaround, bem como mapear os comportamentos de liderança mais efetivos neste contexto. A partir de entrevistas semiestruturadas com 8 CEOs e consultores de gestão com experiência em empresas multinacionais e em processos de turnaround. A amostra foi determinada por saturação teórica e as análises interpretadas a partir da Classificação Hierárquica Descendente e da Análise de Conteúdo. A CHD apontou três classes: Classe 1 - “Mudança tradicional e turnaround: situações distintas requerem perfis de liderança distintos; Classe 2 - “Decisões do CEO em processo de turnaround”; Classe 3 - “Gatilho para o turnaround: o problema do caixa”. Duas categorias emergiram da Análise de Conteúdo: a) mudanças organizacionais e b) habilidades de negociação e conhecimento financeiro. A partir destas categorias, foram identificadas duas subcategorias relacionadas a fatores contextuais. Outros cinco fatores comportamentais e dois técnicos remetem a habilidades, competências ou características individuais dos CEOs que atuam em empresas em situação de turnaround. Esse estudo ressalta competências técnicas, para além das comportamentais normalmente abordadas nas pesquisas. Há de se “aproveitar” a situação de crise emergindo no contexto atual das organizações brasileiras para avançar, rapidamente, nesta lacuna de pesquisa.
  • Dissertação
    Does Gender and Nationality Diversity Imply in Innovation Performance?
    (2024) Daher, Hugo Dirceu
    This study explores the impact of gender and nationality diversity within startup founding teams on various performance metrics, shedding light on the complex dynamics between diversity and entrepreneurial success. Utilizing a dataset of 13,355 companies and 27,277 founders, the research employs linear and logistic regression models to investigate how diversity influences operational status, strategic exits, total funding amount received, and the number of funding rounds. The findings reveal a nuanced relationship between diversity and startup performance, highlighting both benefits and challenges. Gender diversity showed a non-significant effect on operational status but decreased the probability of strategic exits by 33%. Additionally, companies with women founders received $1.48 million less in funding compared to all-male teams. Nationality diversity, on the other hand, increased the probability of a company being active by 65% and was associated with more funding rounds, though not a higher total funding amount. These results underscore the need for a balanced approach in the startup ecosystem, recognizing both the potential drawbacks and advantages of diverse founding teams. The study's implications are significant for academics, venture capitalists, founders, and policymakers. For academics, it highlights the importance of further empirical research to understand the diverse impact on entrepreneurial outcomes better. Venture capitalists and founders are encouraged to address biases and promote inclusivity to harness the benefits of diverse teams. Policymakers should consider strategies to support diverse startups, recognizing the potential of diversity to drive innovation and economic growth. Overall, this study emphasizes that while diversity poses certain challenges, it also holds substantial potential to enhance performance and foster a more inclusive entrepreneurial environment.
  • Dissertação
    O impacto do pix na dinâmica concorrencial do mercado bancário e de meios de pagamento brasileiro.
    (2024) Cabral, César Murilo Nogueira
    O objetivo deste estudo é analisar o impacto do Pix na dinâmica concorrencial do mercado bancário e de meios de pagamento no Brasil. A pesquisa investiga o modelo de interoperabilidade adotado para este novo meio de pagamento, bem como suas implicações, exploradas por meio de hipóteses. Especificamente, o estudo avalia se o Pix, ao reduzir as barreiras de entrada foi capaz de influenciar o crescimento dos depósitos a prazo em instituições não incumbentes, através da redução dos switching costs, se alterou o padrão de receitas de tarifas nas instituições financeiras e se impactou a rentabilidade através do indicador de Lerner. Utilizando modelos de regressão com dados em painel, a pesquisa indica que o Pix teve influência na dinâmica da concorrência no sistema financeiro brasileiro, permitindo que players de menor porte exercessem maior pressão competitiva no mercado bancário através da migração de depósitos a prazo dos bancos incumbentes para os não incumbentes. Esta é a principal contribuição do estudo para a literatura vigente sobre o tema.
  • Dissertação
    O papel moderador do fit indivíduo-trabalho e significado da tarefa na relação entre estressores de trabalho e voz e exaustão
    (2024) Poianas, Catharina Garcia Karam
    O modelo de estressores de desafio e obstáculo no trabalho considera a avaliação primária o mecanismo central por meio do qual os estressores afetam as atitudes e comportamentos dos trabalhadores e tal avaliação individual é influenciada por favores individuais e contextuais. Com base nesse contexto, o presente estudo busca explorar o efeito moderador de significado da tarefa e do fit indivíduo-trabalho na relação entre estressor e avaliação primária do estressor. Também pretende estudar o efeito indireto dos estressores no comportamento de voz e na exaustão emocional via avaliação primária destes estressores. As hipóteses propostas no modelo foram testadas com uma amostra de 333 profissionais. Os resultados não fornecem suporte para o papel moderador do significado da tarefa na relação entre o estressor e sua avaliação. Já o fit indivíduo-trabalho modera a relação entre estressor de obstáculo e avaliação de obstáculo, mas não tem efeito moderador na relação entre o estressor de desafio e sua avaliação de desafio. Quando analisamos como esses estressores impactam nas atitudes e comportamentos individuais, os resultados fornecem suporte para o papel mediador das avaliações de estressores na relação entre estressores e exaustão emocional, mas não para a relação entre estressores e comportamento de voz. Ainda que estressores de desafio aumentem tanto a voz promotora como a voz proibitiva, este efeito não acontece via avaliação primária dos estressores.
  • Dissertação
    Quais fatores influenciam a formação de preço dos negócios realizados no mercado secundário de debêntures no Brasil?
    (2024) Rossatto, Afonso
    Este artigo analisa o mercado de debêntures no Brasil entre 2019 e 2023, focando nas características de emissão, volumes negociados, perfis dos investidores e dinâmica de mercado nos custos de negociação, especialmente o spread efetivo. O estudo revela um crescimento de 49,28% no volume de negociação anual, impulsionado por condições econômicas favoráveis, percepções de risco e novas instituições financeiras atendendo a investidores de varejo. Os resultados indicam que os spreads no mercado secundário de debêntures no Brasil são semelhantes aos dos estudos realizados com base em dados do EUA, mas maiores que os de estudo realizado com dados de Israel, benchmark em transparência e eficiência na negociação de dívida privada, já que o spread efetivo médio no Brasil foi de 1,59%, enquanto nos EUA variou de 0,135% a 1,24%, e em Israel, foi de 0,078%. Assim o que se viu nessa pesquisa é que a presença de intermediários estão associadas a custos de negociação menores, assim como a relação entre o tamanho do negócio e o spread efetivo realizado se beneficiaram de economias de escala, também resultando em spreads mais baixos. O estudo destaca a importância da transparência e das melhorias na estrutura de mercado para aumentar a eficiência e diminuir os custos de transação. Com base em mais de 2,7 milhões de transações, a pesquisa oferece sugestões sobre as forças que moldam o mercado de dívida corporativa no Brasil, enfatizando a necessidade de práticas de mercado equitativas e transparentes. As conclusões têm implicações para os envolvidos, sejam eles participantes ou reguladores, ressaltando a importância de uma infraestrutura que seja mais robusta e de melhorias regulatórias para um desenvolvimento sustentável do mercado. Por fim, recomenda-se a implementação de plataformas de negociação eletrônica, redução da assimetria de informações e promoção de práticas competitivas para melhorar a eficiência e a transparência do mercado de debêntures no Brasil.
  • Dissertação
    Desenvolvendo líderes: A visão de profissionais de RH e de líderes sobre a contribuição das diferentes ferramentas nesse processo
    (2024) Marin, Paulo Ricardo
    O desenvolvimento de liderança é um tema atual e de grande relevância para as organizações, que realizam altos investimentos com esta finalidade, e para a academia, como se nota pelo grande avanço das pesquisas sobre o tema nas últimas décadas. Apesar disso, o conhecimento sobre o processo de aprendizagem do líder ao longo do tempo para desenvolver suas capacidades e atingir a maturidade no papel de liderança ainda é limitado, assim como o entendimento sobre como diferentes ferramentas (coaching, mentoria, cursos etc.) contribuem nesse processo. Para investigar essa questão, foi utilizado método misto de pesquisa. Na pesquisa qualitativa, foram entre vistados 15 profissionais com experiências diversas em planejamento, formulação e aplicação de programas de desenvolvimento de líderes. Os achados do estudo qualitativo permitiram aos pesquisadores identificarem os resultados esperados da aplicação das diferentes ferramentas que integram seus programas de desenvolvimento. Na fase quantitativa, 622 profissionais que utilizaram as ferramentas avaliaram a efetividade e os tipos de aprendizado associados a cada uma delas. Tendo como base o modelo teórico dos resultados de aprendizagem de Wallace, Torres e Zaccaro (2021), o estudo apresenta um novo modelo em que demonstra a contribuição de cada ferramenta dentro do processo de desenvolvimento do líder em relação à sua maturidade e apresenta a percepção dos líderes quanto à vocação das ferramentas em relação ao desenvolvimento do aprendizado cognitivo, comportamental, afetivo/motivacional ou autoconhecimento, contribuindo para que se entenda como e por quais meios os diferentes aspectos de liderança se desenvolvem.