Mestrado Profissional em Administração
URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3239
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Dissertação Capital social e o desempenho de gestores de relacionamento(2009) Paiva, Luciano de AndradeO sucesso das equipes de gestão de relacionamento depende da capacidade de cada membro em acessar os recursos disponíveis em sua rede social para facilitar a troca de informações e a interação com os detentores dos recursos necessários à entrega de valor a clientes. Tendo como objeto de estudo a equipe comercial de uma empresa que atua em mercado intensivo em informação e utilizando como variáveis de controle as características individuais e o desempenho de gestores de relacionamento na comercialização de novos produtos e conversão de novos clientes, o autor desta dissertação formula hipóteses sobre quais estruturas de redes de relacionamento intrafirma são acionadas para (1) gerar e (2) converter novas oportunidades de negócios. O trabalho avança ao evidenciar que redes profissionais densas são acionadas para a geração de novas oportunidades comerciais, enquanto para a conversão de tais oportunidades, os gestores de relacionamento lançam mão de redes de amizade em que se beneficiam tanto de estruturas mais densas quanto de redes que lhe permitam a atuação como intermediadores entre grupos. Os resultados indicam ainda que a relação entre as estruturas de rede e o desempenho na geração e conversão de novas oportunidades de negócios é afetada positivamente pela formação acadêmica dos gestores de relacionamento, seu tempo de casa e o desempenho na comercialização de novos produtos. As implicações para a gestão de canais de marketing e para a rotina das empresas atuando em mercados com as mesmas características são discutidas ao final do trabalho.Dissertação Eficiência técnica de cursos de administração: uma análise conjunta de DEA e SFA.(2009) Miranda, Rodrigo Oliveira DeA eficiência técnica da educação superior tem sido muito estudada através da Análise Envoltória de Dados (DEA) ou da Análise de Fronteira Estocástica (SFA). Dadas as vantagens e desvantagens associadas a cada metodologia, as estimativas de eficiência derivadas dessas análises nem sempre são convincentes. Este trabalho utiliza ambas as técnicas em um mesmo conjunto de cursos de administração de instituições de ensino com fins lucrativos e compara os resultados obtidos para ajudar administradores a melhor utilizarem os recursos de sua instituição. Foi encontrada uma alta correlação entre os níveis de eficiência estimados em todos os modelos aplicados, sugerindo que os resultados são relativamente robustos para o modelo DEA aplicado ou para a premissa de distribuição da SFA, entre outras especificações. Altos níveis de eficiência técnica são associados com os resultados da DEA e um alto desvio padrão dos resultados é associado com os resultados da SFA. Para analisar as implicações dos resultados para os administradores, ambas as metodologias são complementares quando os resultados são consistentes e é necessário cautela para analisar os dados quando os resultados são contraditórios.Dissertação Infraestrutura aeroportuária: um obstáculo para a aviação regional no Brasil?(2009) Demant, Marcos Alexandre RauerEste trabalho busca analisar de forma empírica a influência da infraestrutura sobre o movimento de passageiros nos voos regionais, tomando como unidade de análise o movimento em aeroportos brasileiros selecionados. O papel da infraestrutura como barreira de entrada também é discutido, uma vez que maiores custos de entrada podem limitar o desenvolvimento de novas rotas. Foram selecionados aleatoriamente 50 aeroportos no Brasil, sendo avaliada a sua movimentação de passageiros (como variável dependente) e diversas medidas referentes à sua infraestrutura. O trabalho conclui que a infraestrutura aeroportuária afeta o movimento de passageiros de um aeroporto, sendo que os itens de infraestrutura que mais parecem, coletivamente, afetar o tráfego aéreo são a qualidade da pista, o tamanho do pátio (apron) e o tamanho do terminal de passageiros.Dissertação Rebanho bovino de corte no Brasil: Uma análise empírica de poder de mercado(2009) Goloni, Lucille AssadEsta dissertação analisou a cadeia de carne bovina no Brasil com a finalidade de identificar a existência de poder de mercado entre produtores rurais e frigoríficos no país. A motivação para se fazer esse estudo vem de um cenário de consolidação, mudança e crescente desconfiança, entre essas partes. Para alcançar o objetivo proposto, o estudo foi dividido em uma parte teórica e uma empírica. A parte teórica aborda conceitos de custos de transação e assimetria de informação e como esses custos podem determinar a criação de poder de mercado em um setor. Além disso, é feita a caracterização do setor de carne bovina no Brasil e como foi sua evolução desde a década de 80 até hoje. A parte empírica, para definir se há ou não poder de mercado, foi feita utilizando-se da técnica desenvolvida por Bresnahan e Lau (1982), chamada Nova Organização Industrial Empírica (NEIO) e adaptada para oligopsônios por Perekhozhuk et. al (2009). Os dados utilizados referem-se ao estado de São Paulo e para ele foi calculado um parâmetro de conduta que mede o grau de poder de mercado.Os resultados apontam a existência de poder de mercado por parte dos frigoríficos em relação aos produtores no estado de São Paulo.Dissertação Como incentivos afetam os canais formais de vendas(2010) Diamantino, João C.O objetivo desta pesquisa é testar se os contratos com pagamento variável em canais de distribuição têm efeito positivo sobre o aumento das vendas no mercado formal. Mais especificamente, com base em um banco de dados de vendedores no setor de telefonia celular, o estudo identifica se existe associação positiva entre pacotes de incentivos e a melhoria das vendas de aparelhos celulares em canais formais (isto é, diferentemente dos casos onde o cliente adquire o celular no canal informal e a operadora ativa o aparelho com chip). A partir de modelo de regressão em painel com efeitos fixos, verifica-se que mecanismos de incentivos têm efeito significativamente positivo sobre as vendas. Tais resultados foram obtidos analisando-se o volume de vendas e a taxa de conversão (isto é, o percentual de clientes compradores apenas do chip ativado que adquirem o aparelho celular através de um canal formal do varejo) no período estudado. Essas duas variáveis são significativamente e positivamente afetadas pela ocorrência dos incentivos; por exemplo, encontra-se que um investimento de 100 dólares da empresa em promoção por indivíduo pode resultar em um aumento de até 2,79 aparelhos nas vendas mensais de cada vendedor. Além disso, verifica-se também variações nas vendas relacionadas com o tipo do incentivo (monetário ou não monetário). Assim, o estudo contribui com a crescente literatura empírica sobre incentivos em canais de vendas e suporta, em geral, previsões da teoria de agência.Dissertação Reputação corporativa: impacto no valor de mercado das companhias abertas brasileiras(2010) Horiuchi, Wilian Da SilvaA reputação corporativa tem despertado interesse relevante em pesquisas na área de estratégia, principalmente devido ao argumento de que as empresas com boa reputação podem com isso obter vantagens competitivas de imitação mais difícil pelos seus concorrentes. Porém, é necessário verificar se as empresas com melhores índices de reputação conseguem transformar estas vantagens em aumentos de valor para os seus acionistas. Roberts e Dowling (2002) estudaram a performance de “As Empresas Mais Admiradas da América” e encontraram relações significantes com os seus retornos sobre o ativo (return on assets - ROA) em companhias abertas negociadas nos Estados Unidos. Lameira et al. (2007) estudaram o impacto de indicadores de governança corporativa no valor de companhias abertas brasileiras e também encontraram relações significativas. Este trabalho se baseia nestes dois estudos e procura testar empiricamente a relação entre reputação corporativa e valor de mercado das companhias negociadas no mercado acionário brasileiro. Os dados analisados, referentes aos anos de 2002, 2003, 2004 e 2005, apresentaram relações estatisticamente significantes entre a pontuação das empresas no ranking setorial de “As Empresas Mais Admiradas do Brasil” e a sua relação entre valor de mercado e patrimônio líquido contábil, Market-to-Book ratio, sugerindo que as empresas com melhor reputação corporativa obtêm maior avaliação pelo mercado de ações.Dissertação Conduta competitiva das firmas no segmento de Fast-Food(2010) Guerra, Alexandre FreireO presente trabalho é uma aplicação de um modelo de entrada na indústria de fast-food brasileira. Por meio da análise dos raios limiares das sucessivas entradas, observamos que a alteração da conduta competitiva das firmas ocorre somente nas primeiras entradas, porém, essa mudança de conduta é orientada para um equilíbrio diferente do encontrado em trabalhos anteriores, indicando que os primeiros seguidores se movem rapidamente após o primeiro entrante. Os resultados demonstram que o efeito da presença de uma firma sobre a decisão de entrada da outra, quando significativo, é positivo, indicando que a primeira entrada serve aos primeiros seguidores como fonte de informações, fazendo com que estes adotem uma estratégia me-too.Dissertação A atividade política no processo decisório estratégico(2010) Russo, RenatoComo a atividade política influencia o processo estratégico é o objetivo deste trabalho. Nele é sugerido um modelo de análise das componentes políticas que influenciam a formação de consenso na escolha das alternativas estratégicas. Primeiro são descritas as componentes políticas que desenham o ambiente político da organização – origem do poder social do CEO, a estrutura de poder na organização, a habilidade política do grupo que toma as decisões estratégicas e a legitimação do processo decisório. Em segundo lugar, são avaliadas as relações existentes entre estas componentes e a formação do consenso e a influencia destas componentes nos estágios do processo estratégico. Proposições são apresentadas para um adicional aprofundamento teórico do tema e aplicação de pesquisas empíricas.Dissertação Gastos com TI e a eficiência das empresas um estudo com DEA no setor bancário(2010) Mainetti Junior, SergioTecnologia da Informação (TI) está presente na maior parte das empresas, as quais investem grandes esforços financeiros e de trabalho na busca do melhor uso dos gastos com TI. O objetivo desta dissertação é apresentar uma pesquisa empírica envolvendo a área de TI nas empresas, mais especificamente são analisados os gastos com TI e a eficiência das empresas, com o uso da técnica DEA (Análise Envoltória de Dados, do inglês, Data Envelopment Analysis) de forma categorizada. A categorização dos bancos (ou DMUs, do inglês, Decision Making Units) por foco de atuação feita nesta pesquisa e a estrita aderência aos protocolos DEA para estudos que usam esta técnica preenche uma lacuna não coberta por estudos anteriores, e apresenta resultados diferentes de estudos semelhantes sobre este tema. Os resultados apresentados mostram que para categorias diferentes de DMUs, a relação com eficiência muda, mesmo em se tratando de todas as DMUs do mesmo setor. Os principais pontos a se destacar dos resultados são: (i) Maiores gastos com TI têm uma maior correlação com eficiência para bancos Varejistas e menor correlação com eficiência para bancos Especializados em Crédito; (ii) Os bancos que têm maiores gastos com TI têm maior eficiência média apenas na categoria de bancos Varejistas, para as categorias Atacadistas e Especializados em Crédito os bancos que têm maiores gastos com TI têm menor eficiência média; e (iii) Os principais resultados resumidos aqui reforçam a importância de se seguir os protocolos adequados do uso da técnica DEA, uma vez que em se comparando DMUs de forma não homogênea, os resultados podem se apresentar diferentes.Dissertação IPOs brasileiros de 2004 a 2007: influência da estratégia organizacional, relacionada à estrutura de propriedade e à governança corporativa, no preço da emissão(2010) Hoffmann, RicardoA fixação de preço de um IPO reflete a qualidade da empresa emissora e das condições de mercado no momento da emissão. Este trabalho busca identificar e quantificar o quanto a Estratégia Organizacional, as características da firma e do mercado afetam o Ajuste Parcial de Preços (APP), que é a definição final do preço da emissão. Os dados foram coletados de IPOs realizados por empresas não financeiras no Brasil, no período de 2004 a 2007. Os resultados mostram que os aspectos relacionados ao mercado que afetam o APP são: retorno médio do mercado nos 30 dias antes da emissão, a volatilidade do mercado nos 60 dias anteriores à emissão e se o período é de Hot Market. Os aspectos da firma e da emissão que afetaram o APP são: investimento em pesquisa e desenvolvimento, dividendos mínimos, número de fatores de risco citados nos prospectos da emissão, se a empresa tem atuação internacional e o tamanho da emissão. O impacto da Estratégia Organizacional no APP foi avaliado em relação a Estrutura de Propriedade e a Governança Corporativa. Os aspectos relacionados à estrutura de propriedade que afetam o APP são: concentração do controle pós IPO, emissão de ações PN e se a empresa é familiar. Os aspectos de Governança Corporativa que afetam o APP são: se a empresa pertence ao Novo Mercado e se CEO e Presidente do Conselho é a mesma pessoa. O modelo final explica 66% da variação do APP.Dissertação O mercado de bens de capital e a combinação das estratégias genéricas(2010) Souza, Wilson DeEste estudo aborda o tema das estratégias genéricas difundidas por Porter o qual tem sido objeto de pesquisas tanto no mundo acadêmico quanto utilizadas no meio empresarial por sua abrangência e pela sua facilidade de compreensão. As estratégias genéricas são liderança em custo, liderança em diferenciação de produto e foco. Porter inferiu que uma empresa precisa escolher uma das estratégias para ter vantagem competitiva no mercado. As pesquisas sobre o tema têm resultados contraditórios quanto à inferência de Porter, sendo que algumas sustentam que empresas só são bem sucedidas quando adotam estratégias puras e outras que encontram evidências de que empresas que adotam estratégias híbridas podem também ter um desempenho superior. A discussão acadêmica sugere que esta inferência pode ser demasiadamente simplista e sugere contingências que podem obrigar empresas, em certos mercados, a utilizarem a estratégia híbrida. Por meio de um estudo de caso na indústria de bens de capital, especificamente no setor de automação industrial brasileiro, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória para identificar e propor novas contingências que propiciam a utilização da estratégia híbrida. O setor utilizado no estudo apresenta características de um mercado oligopolista, sendo que as três principais empresa que atuam nesse setor possuem, em conjunto, 70% de participação do mercado. Nesse setor verificou-se que as empresas líderes utilizam a estratégia híbrida para que possam atender tanto os clientes fabricantes de máquinas, que enfatizam o preço, quanto os clientes usuários finais que valorizam mais a diferenciação de produto. A pesquisa também sugere possíveis ações que empresas desenvolveram ou desenvolvem para consolidar seu posicionamento em tais circunstâncias.Dissertação Como a marca, o comportamento do consumidor e o preço influenciam a participação de mercado: um estudo sobre o mercado de cerveja(2010) Wolff, André JunqueiraA participação de mercado de uma empresa é determinante para definir a sua competitividade e a sua forma de atuação no mercado. Existem muitos indicadores que influenciam a participação de mercado de uma marca e este tema já foi abordado por diversos estudos acadêmicos. Esses estudos relacionam, principalmente, a participação de mercado com o preço, mas alguns incluem indicadores de marca e do comportamento do consumidor. Este trabalho se propõe a explorar esta relação para identificar o efeito desses indicadores na participação de mercado. Saber a dimensão do efeito dos indicadores de marca e do comportamento do consumidor sobre a participação de mercado é importante para o executivo de marketing definir a estratégia para as suas marcas. Os resultados encontrados contribuem para a teoria sobre participação de mercado e fornecem dados que auxiliam na tomada de decisão dos executivos de marketing.Dissertação Análise do impacto da inovação, diferenciação de produtos e orientação para mercado no desempenho de exportação de empresas exportadoras brasileiras(2010) Canela, AdrianoA crescente intensificação da competição no cenário global tem levado um grande número de empresas a procurar nos mercados internacionais, oportunidades de atingirem seus objetivos, garantindo sua posição de mercado, e em algumas oportunidades mais que isso, sua sobrevivência. Esta dissertação tem por objetivo avaliar como a inovação, a diferenciação de produtos e a orientação da empresa para o mercado impactam o desempenho de exportação de empresas exportadoras localizadas no Brasil. O trabalho analisa também como estas variáveis alteram sua relação com o desempenho de exportação, de acordo com condições distintas de operação, através de fatores moderadores como: tamanho das empresas, experiência na prática de exportação, diversificação internacional e tipos de produtos que exportam. A amostra em questão conta com 213 empresas brasileiras espalhadas ao longo do País, de diferentes segmentos e atuando em mercados distintos. O trabalho conclui, com base no universo das empresas exportadoras brasileiras, que a inovação impacta negativamente o desempenho de exportação, a orientação da empresa para mercado impacta positivamente desempenho de exportação e a inovação e a diferenciação de produtos quando utilizadas conjuntamente, exercem impacto positivo no desempenho de exportação. Em análise exploratória da base de dados o trabalho conclui ainda que o tamanho da empresa exerce impacto negativo no desempenho de exportação, a experiência em exportação exerce impacto positivo no desempenho de exportação e as empresas exportadoras brasileiras que exportam produtos básicos apresentam um melhor desempenho de exportação do que empresas que exportam produtos manufaturados. Finalmente, verifica-se que a inovação e a diferenciação de produtos quando aplicadas a empresas brasileiras que exportam manufaturados tendem a reduzir ainda mais o desempenho de exportação destas empresas, e a inovação combinada à diversificação internacional pode ser uma estratégia eficaz na melhoria do desempenho de exportação de empresas exportadoras brasileiras.Dissertação IPOs e a maldição do vencedor: teste da influência do aquecimento do bookbuilding no retorno de longo prazo de ofertas públicas brasileiras de 2004 a 2009(2010) Castanho, Rafael PlantierA abertura do capital tem um grande valor estratégico para as empresas e, portanto, torna-se crucial para elas, e demais participantes desse mercado, compreender os fatores que podem afetar os resultados desse processo crítico no longo prazo. O objetivo deste trabalho é, através de paralelos entre a “Maldição do Vencedor” e o processo de um IPO, testar a hipótese de que o aquecimento do bookbuilding – via underpricing, via efeito do ajuste parcial do preço de lançamento ou via aquecimento do mercado em geral – possui uma relação negativa com os retornos de longo prazo de 115 ações brasileiras lançadas em ofertas públicas no período de 2004 a 2009. Os resultados encontrados não suportam a hipótese de “Maldição do Vencedor” através do underpricing ou do fenômeno de ajuste parcial do preço de lançamento. Entretanto, há evidências significativas de que o aquecimento do mercado e o nível de incerteza causam a “Maldição do Vencedor”. Por conta da euforia do mercado durante o bookbuilding, investidores institucionais teriam “perdido” no longo prazo ao terem “ganhado” parte do capital da empresa emissora no IPO. A relação entre ofertas públicas iniciais e conceitos da Teoria de Jogos, mais especificamente a Teoria de Leilões, aponta para um campo ainda pouco explorado, em especial quando se tratando de ofertas públicas brasileiras.Dissertação Centralidade, desempenho e a gestão do portfolio de revendedores(2010) Tarsis, AmriEstabelecer uma aliança com um fabricante relevante não é suficiente para o desempenho de negócios conjuntos, conhecer e ter relacionamento com os principais agentes decisores de iniciativas conjuntas pode ter impacto positivo. Para os fabricantes que buscam a gestão de alianças e reconhecem a importância das interdependências entre os parceiros e a eventual necessidade de iniciar e ou terminar determinadas alianças, compreender as implicações das interações de seus aliados com seus agentes é essencial para a gestão do portfólio. Após ter investigado uma rede de revendedores de uma empresa do setor de tecnologia da informação (TI), o autor desta dissertação formula hipóteses e testa o impacto da centralidade de rede de revendedores na obtenção de novos clientes no período subsequente. Os resultados empíricos sugerem que as relações sociais, geradas a partir de negócios passados, das revendas com a elite de vendas do fabricante, estavam correlacionadas com negócios conjuntos em novos clientes no ano seguinte, e que a sinalização de forte comprometimento da revenda contribuiu também positivamente para o numero de novos clientes comuns. O trabalho contribui para as pesquisas em redes interorganizacionais e oferece um constructo que poderia ser incorporado em modelos para análise de desempenho na gestão de portfólio de alianças, nos campos de estratégia de vendas e marketing, estratégia competitiva e estratégia corporativa.Dissertação Determinantes da escolha de canais na ótica do cliente: um estudo do mercado industrial da tecnologia da informação.(2010) Soares, GuilhermeCompreender a natureza dos canais de distribuição é importante, pois escolher entre estes canais é uma das decisões mais complexas a serem tomadas pelos fabricantes. No segmento de tecnologia, tradicionalmente competitivo, estabelecer canais de marketing alinhados às expectativas dos clientes é imprescindível. O que a literatura de marketing tem revelado há bastante tempo é que o atendimento às expectativas dos clientes vai além de uma simples oferta de menores preços. Portanto, esta dissertação analisa de forma empírica os principais determinantes da escolha dos clientes corporativos de serem atendidos pela da força direta do próprio fabricante ou através da intermediação de um canal de vendas. A pesquisa foi feita com base nos dados levantados junto aos clientes corporativos do mercado de tecnologia da informação brasileiro, especificamente no setor de hardware. O trabalho revisa os conceitos de canais de marketing, de valor percebido e de relacionamento corporativo bem como identifica que os fatores lealdade, confiança, importância do cliente, intimidade entre cliente e fornecedor, e custo de troca de fornecedores podem afetar a escolha do canal de marketing pelo cliente. Com base em um modelo estatístico logit binomial, as análises das percepções de 678 firmas revelaram que os fatores ‘importância do cliente’ e ‘intimidade’ levam os clientes a terem preferência pelo atendimento direto do fabricante. Por sua vez, os demais fatores não foram identificados (estatisticamente) como determinantes para a escolha do canal de marketing.Dissertação Fatores de influência da visão política dos indivíduos – Evidências da world values survey(2011) Chebib, Afonso MariuttiEste estudo apresenta evidências de que educação, renda, gênero e religiosidade são fatores correlacionados com a visão política dos indivíduos. Apesar da magnitude desse impacto variar de país para país a direção da influência para a maioria dos casos é a mesma. Indivíduos com renda maior e com nível educacional mais elevado defendem maior competição e menos presença do Estado nas empresas. Mulheres apresentam consistentemente visão mais à esquerda que homens e a alta freqüência a cultos está correlacionada a visões mais à direita nas questões analisadas.Dissertação A relação entre governança corporativa e o custo de capital próprio: evidências do mercado brasileiro(2011) Furugen, Tatiana SonoharaOs mecanismos institucionais de proteção legal aos acionistas e credores no Brasil vêm ganhando importância desde meados da década de 90. A teoria diz que, ao adotarem boas práticas de governança corporativa, as empresas obtêm um aumento de seu valor de mercado. Uma das causas para este fato é a de que os financiadores estariam mais protegidos contra a expropriação de seu capital e em contrapartida reduziriam o retorno exigido sobre o capital investido na empresa. Nesse sentido, este trabalho visa verificar se as empresas de capital aberto no Brasil que adotam melhores práticas de governança corporativa pagam custo de capital próprio mais baixo, quando comparadas com aquelas que não o fazem. A adoção de práticas de governança corporativa foi medida pelos níveis diferenciados de governança da BOVESPA (Bolsa de Valores de São Paulo), que na escala do mais brando ao mais rígido são o Nível 1, o Nível 2 e o Novo Mercado. Para o cálculo do custo de capital próprio utilizou-se o CAPM aplicado conforme Sanvicente et al. (2005). O custo de capital próprio foi adotado como variável dependente e o nível de governança corporativa adotado pela empresa foi considerado como variável independente. Como variáveis de controle foram usados o grau de alavancagem financeira, o grau de alavancagem operacional, o tamanho da empresa e a emissão de ADRs. Aplicando-se um painel de dados com efeito fixo em uma amostra de 69 empresas no período de 2005 a 2009, encontrou-se uma relação negativa e significativa entre o custo de capital próprio e a listagem no Nível 1 e no Novo Mercado. Contudo tal relação esperada, não foi encontrada para as empresas listadas no Nível 2.Dissertação Estratégia de entrada de multinacionais brasileiras em países estrangeiros(2011) Sepulveda, Maria PilarNo decorrer dos últimos 30 anos, diversos estudos foram realizados para verificar quais fatores impactavam e quais eram determinantes na formulação das estratégias das empresas nas suas escolhas de entrada em países estrangeiros. Estas pesquisas focavam essencialmente no estudo dos tipos de constituição das empresas, tais como o estabelecimento de parcerias locais (JVs – joint ventures – majoritárias ou minoritárias), greenfield e aquisições. Os fatores de impacto mais citados na literatura são especificidade dos ativos, custo de transação e incerteza do ambiente institucional, sendo este último, apresentado em recentes estudos, trazendo novos fatores de impacto para tais estratégias baseadas nos aspectos cultural, político, legal e psicológico. Este trabalho tem como objetivo avaliar as estratégias de entrada de empresas brasileiras em países estrangeiros em diversos setores de comércio e indústria, baseado na perspectiva institucional, trazendo este tema da estratégia corporativa internacional, que recentemente tem se voltado aos países em desenvolvimento para, o caso brasileiro. Traz também uma nova perspectiva e alternativa sobre a atual discordância a respeito do efeito da distância cultural na estratégia das empresas investidoras da forma de entrada em países estrangeiros. Por último, o estudo busca trazer o conceito da distância, que tem sido intensivamente empregado nos artigos referentes à cultura, para outros aspectos institucionaisDissertação Ativos de conhecimento do mercado e o efeito de moderação na relação entre diversificação relacionada e lucratividade: evidências da indústria de transporte aéreo(2011) Arruda, Lucas Mello De CamposEstudos empíricos têm demonstrado que os ativos estratégicos agregam informação relevante no entendimento da relação entre a estratégia de diversificação e a lucratividade da firma. Apesar dos inúmeros trabalhos realizados no campo da diversificação, os ativos de conhecimento de mercado, um destes ativos estratégicos, não foram testados empiricamente na relação mencionada. Neste trabalho, estes ativos são avaliados por meio de um teste empírico utilizando uma Regressão com Dados em Painel e um modelo estatístico é construído apresentando o efeito de moderação destes ativos na relação entre diversificação relacionada e lucratividade. Para tanto, o modelo faz uso de dinâmicas competitivas, especificamente, o aumento de barreiras à entrada e o aumento do poder de mercado como indicadores estruturais dos ativos de conhecimento de mercado. Os resultados encontrados suportam o fato destes ativos, usados para ambos os aumentos de barreiras à entrada e do poder de mercado, possuírem uma relação de moderação significativa. Para os ativos dedicados ao aumento das barreiras à entrada, o efeito de moderação é tal que a diversificação relacionada gera mais retorno às firmas quanto mais proeminentes forem estes ativos. Por outro lado, para os ativos de conhecimento do mercado dedicados ao aumento do poder de mercado, o efeito de moderação é tal que a diversificação relacionada gera mais retorno às firmas quanto menos proeminentes forem estes ativos.