Conduta competitiva das firmas no segmento de Fast-Food

Imagem de Miniatura

Autores

Guerra, Alexandre Freire

Orientador

Moita, Rodrigo Menon Simões

Co-orientadores

Citações na Scopus

Tipo de documento

Dissertação

Data

2010

Unidades Organizacionais

Resumo

O presente trabalho é uma aplicação de um modelo de entrada na indústria de fast-food brasileira. Por meio da análise dos raios limiares das sucessivas entradas, observamos que a alteração da conduta competitiva das firmas ocorre somente nas primeiras entradas, porém, essa mudança de conduta é orientada para um equilíbrio diferente do encontrado em trabalhos anteriores, indicando que os primeiros seguidores se movem rapidamente após o primeiro entrante. Os resultados demonstram que o efeito da presença de uma firma sobre a decisão de entrada da outra, quando significativo, é positivo, indicando que a primeira entrada serve aos primeiros seguidores como fonte de informações, fazendo com que estes adotem uma estratégia me-too.

Palavras-chave

Estratégia competitiva; Organização industrial; Modelos de entrada; Indústria do fast-food; Estratégia me-too; Competitive strategy; Industrial organization; Entry models; Fast-food industry; Me-too strategy

Titulo de periódico

URL da fonte

Título de Livro

URL na Scopus

Idioma

Português

Notas

Membros da banca

Lucinda, Cláudio Ribeiro De

Área do Conhecimento CNPQ

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por