Conduta competitiva das firmas no segmento de Fast-Food
Autores
Guerra, Alexandre Freire
Orientador
Moita, Rodrigo Menon Simões
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Dissertação
Data
2010
Resumo
O presente trabalho é uma aplicação de um modelo de entrada na indústria de fast-food brasileira. Por meio da análise dos raios limiares das sucessivas entradas, observamos que a alteração da conduta competitiva das firmas ocorre somente nas primeiras entradas, porém, essa mudança de conduta é orientada para um equilíbrio diferente do encontrado em trabalhos anteriores, indicando que os primeiros seguidores se movem rapidamente após o primeiro entrante. Os resultados demonstram que o efeito da presença de uma firma sobre a decisão de entrada da outra, quando significativo, é positivo, indicando que a primeira entrada serve aos primeiros seguidores como fonte de informações, fazendo com que estes adotem uma estratégia me-too.
Palavras-chave
Estratégia competitiva; Organização industrial; Modelos de entrada; Indústria do fast-food; Estratégia me-too; Competitive strategy; Industrial organization; Entry models; Fast-food industry; Me-too strategy
Titulo de periódico
URL da fonte
Título de Livro
URL na Scopus
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Lucinda, Cláudio Ribeiro De