IPOs e a maldição do vencedor: teste da influência do aquecimento do bookbuilding no retorno de longo prazo de ofertas públicas brasileiras de 2004 a 2009

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Autores

Castanho, Rafael Plantier

Orientador

Moita, Rodrigo Menon Simões

Co-orientadores

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Tipo de documento

Dissertação

Data

2010

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Resumo

A abertura do capital tem um grande valor estratégico para as empresas e, portanto, torna-se crucial para elas, e demais participantes desse mercado, compreender os fatores que podem afetar os resultados desse processo crítico no longo prazo. O objetivo deste trabalho é, através de paralelos entre a “Maldição do Vencedor” e o processo de um IPO, testar a hipótese de que o aquecimento do bookbuilding – via underpricing, via efeito do ajuste parcial do preço de lançamento ou via aquecimento do mercado em geral – possui uma relação negativa com os retornos de longo prazo de 115 ações brasileiras lançadas em ofertas públicas no período de 2004 a 2009. Os resultados encontrados não suportam a hipótese de “Maldição do Vencedor” através do underpricing ou do fenômeno de ajuste parcial do preço de lançamento. Entretanto, há evidências significativas de que o aquecimento do mercado e o nível de incerteza causam a “Maldição do Vencedor”. Por conta da euforia do mercado durante o bookbuilding, investidores institucionais teriam “perdido” no longo prazo ao terem “ganhado” parte do capital da empresa emissora no IPO. A relação entre ofertas públicas iniciais e conceitos da Teoria de Jogos, mais especificamente a Teoria de Leilões, aponta para um campo ainda pouco explorado, em especial quando se tratando de ofertas públicas brasileiras.

Palavras-chave

Retornos de IPOs; Maldição do vencedor; Underpricing; Bookbuilding; IPO returns; Winner’s Curse; Underpricing; Bookbuilding

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Português

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