The effects of brand positioning on the influence relations of the brazilian fashion industry

dc.contributor.advisorCHARLES KIRSCHBAUM
dc.contributor.authorAntibas, Gabriela Luz
dc.coverage.spatialSão Paulopt_BR
dc.creatorAntibas, Gabriela Luz
dc.date.accessioned2021-09-13T03:11:05Z
dc.date.accessioned2018-03-16T13:51:08Z
dc.date.available2021-09-13T03:11:05Z
dc.date.available2017
dc.date.available2018-03-16T13:51:08Z
dc.date.issued2017
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar como o posicionamento de marca afeta as relações de influência e poder da Indústria da Moda Brasileira, com base nas premissas de que (1) o mercado é formado por uma rede de relacionamentos entre empresas que tomam decisões com base na observação de seus competidores; e (2) que as empresas que são mais centrais nessa rede tem maior poder, por ocupar uma posição que lhes permite observar e entender melhor a estrutura do mercado e, assim, tomar melhores decisões de posicionamento. Para viabilizar o estudo, foi construída uma rede implícita entre marcas do mercado Brasileiro, com base nos comentários de usuários nas páginas destas marcas no Facebook, considerando que, por esta ser uma Rede Social de ampla adoção tanto por consumidores quanto por marcas, em especial no caso da Indústria da Moda, ela representa uma boa aproximação do mercado real. Dados sobre participação na Semana de Moda de São Paulo, preço médio e estratégia de comunicação em revistas de Moda foram coletados e assumidos como estratégias de posicionamento das marcas de Moda no Brasil, levando-se em conta ainda a influência da identificação com a marca e dos efeitos de consumo por status nas decisões de compra dos consumidores, que também precisam ser consideradas pelas empresas na definição do posicionamento de marca. Os resultados da análise empírica revelam que marcas que se posicionam de forma a ampliar seu mercado e criar desejo por ela em grande parcela dos consumidores, utilizando-se de intensa estratégia de comunicação, ocupam uma posição de maior centralidade e poder no mercado, em relação às marcas que focam em exclusividade, uma vez que elas conseguem criar maior identificação no mercado. Este estudo é relevante na medida em que permite, com o uso de técnicas de Análise de Redes, entender qual a dinâmica da Indústria da Moda Brasileira, quais as marcas mais centrais e como o posicionamento de marca afeta as relações de influência e poder desta Indústria.pt_BR
dc.description.otherThis study attempts to analyze how brand positioning affects the influence and power relations of the Brazilian Fashion Industry, based on the premise that (1) the market is formed by a network of relationships among companies that make decisions based on the observation of competitors; and (2) those companies which are more central in this network have greater influence and power, by occupying a position that allows them to observe and understand better the structure of the market and, thus, make better positioning decisions. In order to make this study viable, an implicit brandbrand network was built, based on the users’ comments on the brands’ Facebook pages, considering that, for being a Social Network widely adopted by consumers and brands, in particular in the case of the Fashion Industry, it represents a good approximation of the real market. Data on participation in the São Paulo Fashion Week, average price and communication strategy in Fashion Magazines were collected and assumed as possible strategies for positioning Fashion brands in Brazil, taking into account the influence of consumer-brand identification and the status consumption effects on the consumers’ purchasing decisions, which also need to be considered by companies when defining their brand positioning. The results of the empirical analysis reveal that brands which position themselves with the purpose of enlarging their market and arousing desire for it in a large part of the consumers, through an intense communication strategy, occupy a position of greater centrality and power in the market, compared to brands that focus on exclusivity, since they can create greater identification in the market. The relevance of this study rests on the possibility of, by using Network Analysis techniques, understanding the dynamics of the Brazilian Fashion Industry, which are the most central brands and how brand positioning affects the influence and power relations of this Industry.pt_BR
dc.format.extent81 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1758
dc.language.isoInglêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.pt_BR
dc.subjectBrand positioningpt_BR
dc.subjectStatus consumptionpt_BR
dc.subjectFashion industrypt_BR
dc.subjectSocial mediapt_BR
dc.subjectNetwork influence relationspt_BR
dc.subjectPosicionamento de marcapt_BR
dc.subjectConsumo por statuspt_BR
dc.subjectIndústria da modapt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectRedes de relações de influênciapt_BR
dc.titleThe effects of brand positioning on the influence relations of the brazilian fashion industrypt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberGodart, Frédéric
local.contributor.boardmemberGIULIANA ISABELLA
local.typeDissertaçãopt_BR
relation.isAdvisorOfPublication6a78e139-d40f-41eb-b258-6922f24afda5
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery6a78e139-d40f-41eb-b258-6922f24afda5
relation.isBoardMemberOfPublication394598a8-fe04-4eb9-b54d-adbf1979d28b
relation.isBoardMemberOfPublication.latestForDiscovery394598a8-fe04-4eb9-b54d-adbf1979d28b

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Imagem de Miniatura
Nome:
GABRIELA LUZ ANTIBAS_Trabalho.pdf
Tamanho:
2.12 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
TEXTO COMPLETO

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Plain Text
Descrição: