Pilares e respectivas ações de uma estratégia de masstige: análise de casos na indústria de calçados brasileira

dc.contributor.advisorRamos, Carla Sofia Dias
dc.contributor.authorBonavita, Ricardo
dc.coverage.spatialS�o Paulopt_BR
dc.creatorBonavita, Ricardo
dc.date.accessioned2021-09-13T03:11:21Z
dc.date.accessioned2019-06-29T19:45:25Z
dc.date.available2021-09-13T03:11:21Z
dc.date.available2016
dc.date.available2019-06-29T19:45:25Z
dc.date.issued2016
dc.date.submitted2016
dc.description.abstractUm novo posicionamento de mercado que tem ganho destaque na última década é aquele em que empresas conseguem romper a Lei da Demanda, ou seja, em que apesar de praticarem preços superiores à média do mercado conseguem atingir uma grande fração de consumidores. Esse fenômeno foi denominado por Silverstein em 2003 como masstige (união dos termos massa e prestígio em inglês). Dado que o tema é recente, a literatura ainda é embrionária no que tange auxiliar os executivos das empresas de consumo na criação de estratégias de posicionamento para suas marcas utilizando-se do masstige. Esse estudo tem por objetivo identificar quais Pilares que permitem as empresas estruturarem seu posicionamento, tal como quais ações que adotam para implantarem essas ações. Para isso, foi realizado um estudo qualitativo multi-caso que incluiu os principais players da indústria de calçados brasileira. Foram analisadas as estratégias de masstige que implementaram na tentativa de dominarem as categorias em que atuam. O resultado deste trabalho consistiu na identificação de doze ações que sustentam os seis pilares das estratégias de masstige dessas marcas.pt_BR
dc.description.otherA new market positioning that has gained prominence in the last decade is that where companies can break the Law of Demand, meaning that although practicing higher prices than the market average, they are still able to reach a large portion of consumers. This was defined by Silverstein in 2003 as masstige (merge of the terms mass and prestige). This topic is still embryonic in the literature in what concerns providing assistance to executives in the creation of a masstige positioning. This work seeks to contribute to the literature by identifying the pillars required to successfully create this type of positioning. We conducted a qualitative, multi-case study research with the major players in the Brazilian footwear industry in an attempt to identify the actions that they have put into practice to successfully implement masstige strategies. The study identified that industry competitors have invested in twelve actions, grouped into six pillars.pt_BR
dc.format.extent93 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2169
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.pt_BR
dc.subjectPosicionamento de Marca; Estratégia Masstige; Mercado de Luxo; Mercado de Massas; Bens de Consumo.pt_BR
dc.titlePilares e respectivas ações de uma estratégia de masstige: análise de casos na indústria de calçados brasileirapt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.typeDissertaçãopt_BR
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