MEIOS DE PAGAMENTO DIGITAL: A REALIDADE BRASILEIRA. UM ESTUDO DE SEGMENTAÇÃO AMBIENTAL.

dc.contributor.authorBraga, Farah Diba Mary Anni Abrantes
dc.contributor.authorGIULIANA ISABELLA
dc.contributor.authorCorreio, Heidy Rodriguez Ramos
dc.coverage.cidadeRoraimapt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorBraga, Farah Diba Mary Anni Abrantes
dc.creatorCorreio, Heidy Rodriguez Ramos
dc.date.accessioned2022-10-14T15:47:27Z
dc.date.available2022-10-14T15:47:27Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractNas últimas décadas, ocorreu uma migração da utilização do dinheiro em espécie para o dinheiro eletrônico e digital. Várias são as fases a construir e superar até que o dinheiro digital, atinja níveis de utilização semelhante ao dinheiro em espécie. Esse trabalho, através do modelo de segmentação ambiental de Almeida (2001), visa apresentar os principais fatores necessários à viabilização do uso e da expansão dos meios de pagamento digital no Brasil. Foi realizada pesquisa exploratória do tipo qualitativa. O método utilizado é o estudo de caso, mais especificamente, estudo do setor de meios de pagamento eletrônico e digital. Inicialmente foram coletados dados secundários mediante o levantamento de informações de relatórios de mercado e de artigos disponíveis em bases de dados. Em seguida, com um roteiro de entrevista semiestruturada, dados primários foram coletados. Duas entrevistas foram realizadas junto a especialistas do segmento. Os benefícios do uso do dinheiro digital serão muitos. As entrevistas ressaltaram que o dinheiro digital irá gerar novas receitas com “produtos” intangíveis; possibilitará o surgimento de novos mercados; poderá reduzir custos de manutenção do dinheiro em espécie; promoverá a inclusão digital e financeira, cidadania e auto-estima. No entanto, obstáculos precisam ser vencidos: garantir a autenticidade da transação; leis e regulamentação próprias; atingir massa crítica; redução de custos de telecomunicações; etc. Esse estudo beneficia a academia de administração explorando a técnica de segmentação ambiental. Aborda um tema pouco explorado e descrito na literatura, o dinheiro digital. É de extrema importância, às organizações empresariais e sociedade, a análise do ambiente para a entrada do dinheiro digital, uma vez que essas podem se beneficiar do novo produto. Espera-se também que esse trabalho incentive o estudo em outros campos como, o do comportamento do consumidor e das teorias organizacionaispt_BR
dc.description.otherIn the last decades, there has been a shift from the use of cash to use of electronic and digital money. There are several phases to build and overcome until the digital money reaches similar levels of cash usage. This work, through the environmental segmentation model of Almeida (2001), aims to present the main factors necessary for the viability of the use and expansion of digital payment means in Brazil. An exploratory research of the qualitative type was carried out. The method used is the case study, more specifically, a study of the sector of electronic and digital payment means. Secondary data were initially collected by collecting information from market reports and articles available in databases. Then, with a semi-structured interview script, primary data were collected. Two interviews were conducted with specialists in the segment. The benefits of using digital money will be many. The interviews highlighted that digital money would generate new revenues with intangible "products"; will allow the emergence of new markets; it may reduce maintenance costs of cash; promote digital and financial inclusion, citizenship and self-esteem. However, obstacles must be overcome: ensuring theauthenticity of the transaction; laws and regulations; achieve critical mass; reduction of telecommunication costs; etc. This study benefits the management academy by exploring the technique of environmental segmentation. It addressed a theme little investigated and described in the literature, digital money. It is of utmost importance to business organizations and society to analyze the environment for the entry of digital money, as these can benefit from the new product. It is also hoped that this work will encourage study in other fields such as consumer behavior and organizational theoriespt_BR
dc.format.extent65 - 85pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v8i1.4886pt_BR
dc.identifier.issn2237-8057pt_BR
dc.identifier.issue1pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4288
dc.identifier.volume8pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.language.otherInglêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Roraimapt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Administração de Roraimapt_BR
dc.relation.urihttps://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/4886pt_BR
dc.rights.licenseO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITORpt_BR
dc.subjectpagamento digitalpt_BR
dc.subjectdinheiro digitalpt_BR
dc.subjectestratégiapt_BR
dc.subjectgestãopt_BR
dc.subjectmeios de pagamentopt_BR
dc.subject.keywordsdigital payment modept_BR
dc.subject.keywordsdigital moneypt_BR
dc.subject.keywordsstrategypt_BR
dc.subject.keywordsmanagementpt_BR
dc.subject.keywordspayment methodspt_BR
dc.subject.othermeios de pagamentopt_BR
dc.titleMEIOS DE PAGAMENTO DIGITAL: A REALIDADE BRASILEIRA. UM ESTUDO DE SEGMENTAÇÃO AMBIENTAL.pt_BR
dc.title.alternativeDIGITAL PAYMENT MEANS: THE BRAZILIAN REALITY. AN "ENVIRONMENTAL SEGMENTATION" STUDY.pt_BR
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
local.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
local.typeArtigo Científicopt_BR
relation.isAuthorOfPublication394598a8-fe04-4eb9-b54d-adbf1979d28b
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