A Relação entre a Qualidade da Gestão Municipal e o Desempenho Educacional no Brasil

dc.contributor.authorOliveira, Vitor Estrada de
dc.contributor.authorNAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
dc.contributor.authorKomatsu, Bruno Kawaoka
dc.coverage.cidadeSão Paulopt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorOliveira, Vitor Estrada de
dc.creatorKomatsu, Bruno Kawaoka
dc.date.accessioned2023-12-18T16:32:34Z
dc.date.available2023-12-18T16:32:34Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractO objetivo desse artigo é examinar se a qualidade da gestão municipal é um dos fatores que influenciam o desempenho da educação básica no Brasil. Para aferir a qualidade das gestões foi reconstruído um índice de qualidade da gestão pública (IQIM) para os anos de 2009 e 2012. Os resultados revelam que existe uma correlação positiva entre os indicadores da qualidade da administração local e o IDEB dos municípios, mesmo controlando por efeitos fixos municipais e gastos em educação. Os resultados principais são encontrados para as redes municipais que oferecem os primeiros anos do ensino fundamental. Nessas redes, o aumento em 1 ponto no IQIM se reflete em uma melhora de 0,09 pontos na nota padronizada da Prova Brasil e de 0,08 pontos no IDEB, em médiapt_BR
dc.description.notesProdução vinculada a Cátedra Ruth Cardoso. Formato em Policy Paperpt_BR
dc.description.otherThe purpose of this paper is to examine whether the quality of municipal management is one of the factors that influence the performance of basic education in Brazil. In order to assess the quality of the management, a public management quality index (IQIM) was reconstructed for the years 2009 and 2012. The results show that there is a positive correlation between the indicators of the quality of the local administration and the IDEB of the municipalities, even controlling for the municipal fixed effects and education expenditures. The main results are found for the municipal school systems that offer the elementary education. In these systems, the increase of 1 point in IQIM is reflected in an improvement of 0.09 points in the standardized score of Prova Brasil and 0.08 points in the IDEB, on average.pt_BR
dc.format.extent27 p.pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6220
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.relation.ispartofseriesPolicy Paperpt_BR
dc.rights.licenseTODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMpt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectDesempenho Escolarpt_BR
dc.subjectGestão Públicapt_BR
dc.titleA Relação entre a Qualidade da Gestão Municipal e o Desempenho Educacional no Brasilpt_BR
dc.typeresearch report
dspace.entity.typePublication
local.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
local.typeRelatório de pesquisapt_BR
relation.isAuthorOfPublicationf6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97
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