O Efeito de Diferentes Nudges para Tomada de Decisão de Poupança Individual

dc.contributor.advisorGUSTAVO MOREIRA TAVARES
dc.contributor.authorPalomo , Patricia da Silva Herbas
dc.creatorPalomo , Patricia da Silva Herbas
dc.date.accessioned2025-01-30T11:58:52Z
dc.date.available2025-01-30T11:58:52Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractO envelhecimento populacional no Brasil apresenta desafios significativos para a sustentabilidade do sistema de previdência. O aumento da longevidade, aliado à redução da taxa de natalidade, exerce uma pressão crescente sobre o sistema previdenciário, destacando a crítica necessidade de equilíbrio financeiro diante do aumento proporcional de idosos em relação à população economicamente ativa. A elevada dívida das famílias brasileiras, combinada com dificuldades para arcar com despesas mensais, compromete a renda desses grupos, afetando negativamente sua saúde mental, relações interpessoais e produtividade. Contudo, a poupança financeira das famílias permanece baixa, apesar de seu papel essencial no desenvolvimento econômico sustentável. Diante desse cenário, organizações e formuladores de políticas têm adotado estratégias comportamentais para aprimorar a eficácia de políticas públicas e alinhar decisões aos objetivos sociais. Este estudo avaliou o impacto de diferentes tipos de nudges, que envolvem mensagens com variados enquadramentos, na poupança e proporção de poupadores. Os enquadramentos testados em um experimento aleatório controlado incluíram norma social, escolha deliberada, e ênfase nas consequências positivas e negativas, aplicando o método de Diferenças em Diferenças sintético. Os resultados demonstraram que os nudges testados não tiveram um impacto significativo no comportamento de poupança, indicando que as intervenções comportamentais utilizadas não foram eficazes. Apesar da robustez do método de estimação, é crucial considerar as limitações do estudo, incluindo a não inclusão de outros fatores que podem influenciar as decisões de poupança.pt
dc.description.abstractPopulation aging in Brazil poses significant challenges to the sustainability of the pension system. The increase in longevity, combined with the decrease in birth rates, places growing pressure on the pension system, highlighting the critical need for financial balance in the face of a rising proportion of elderly relative to the economically active population. The high debt levels of Brazilian families, along with difficulties in meeting monthly expenses, compromise these groups' income, adversely affecting their mental health, interpersonal relationships, and productivity. Nevertheless, family financial savings remain low, despite their essential role in sustainable economic development. In response to this scenario, organizations and policymakers have adopted behavioral strategies to enhance the effectiveness of public policies and align decisions with social objectives. This study assessed the impact of various types of nudges, involving messages with different framings, on saving behaviors and the proportion of savers. The framings tested in a controlled randomized experiment included social norm, deliberate choice, and emphasis on positive and negative consequences, employing the synthetic Difference in Differences method. The results showed that the nudges tested did not have a significant impact on saving behaviors, indicating that the behavioral interventions used were not effective. Despite the robustness of the estimation method, it is crucial to consider the study's limitations, including the exclusion of other factors that may influence saving decisions.en
dc.formatDigital
dc.format.extent49 p.
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/7330
dc.language.isoPortuguês
dc.subjectPolíticas Públicas Comportamentaispt
dc.subjectEconomia Comportamentalpt
dc.subjectPoupançapt
dc.subjectArquitetura de Escolhapt
dc.subjectNudgept
dc.subjectEnquadramentopt
dc.subjectMensuração de Impactopt
dc.subjectBehavioral Public Policiesen
dc.subjectBehavioral Economicsen
dc.subjectSavingsen
dc.subjectChoice Architectureen
dc.subjectNudgeen
dc.subjectFrameworken
dc.subjectImpact Measurementen
dc.titleO Efeito de Diferentes Nudges para Tomada de Decisão de Poupança Individual
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberGIULIANA ISABELLA
local.contributor.boardmemberGUSTAVO MOREIRA TAVARES
local.contributor.boardmemberBarros, Lucia Salmonson Guimarães
local.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA DOMESTICA
local.typeDissertação
relation.isAdvisorOfPublicationdf5c0c3f-08ca-4500-aee3-539b13c5390f
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscoverydf5c0c3f-08ca-4500-aee3-539b13c5390f
relation.isBoardMemberOfPublication394598a8-fe04-4eb9-b54d-adbf1979d28b
relation.isBoardMemberOfPublicationdf5c0c3f-08ca-4500-aee3-539b13c5390f
relation.isBoardMemberOfPublication.latestForDiscovery394598a8-fe04-4eb9-b54d-adbf1979d28b
Arquivos
Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
DISSERTAÇÃO- Patricia da Silva Herbas Palomo.pdf
Tamanho:
1.21 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
236 B
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: