Reconhecimento e Extração de Marcas em Vídeos de Partidas de Futebol

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Orientador
Silva, Raul Ikeda Gomes da
Co-orientadores
Tipo de documento
Trabalho de Conclusão de Curso
Data
2022
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
A área de marketing em eventos esportivos recebe em investimentos altíssimos, porém os meios usados para garantir entrega do contrato dependem de uma pessoa assistindo ao jogo e anotar os dados em um papel ou tabela, e mesmo assim ainda são dados rudimentares e com possíveis erros humanos, e isso apenas para propagandas na tela de emissoras, e sobre as marcas expostas no campo, ninguém faz esse trabalho. Este projeto tem como objetivo desenvolver um SaaS (Software as a Service) para auxiliar na análise de investimento em eventos esportivos, usando visão computacional para identificá-las e extrair métricas como localização na tela, tempo de exposição e área ocupada. Para isso, utilizando-se da biblioteca de visão computacional OpenCV, tem-se acesso ao algoritmo SIFT (scale-invariant feature transform) para identificação de pontos interessantes chamados features, que são usadas para comparar 2 imagens e achar similaridades, e esse software disponível na nuvem através de uma API. Assim conseguimos tirar métricas como o tempo de exposição, proporção da tela ocupou, auxiliando assim ao time que usar a ferramenta com mais dados para tomada de decisões.

Titulo de periódico
Título de Livro
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Soares , Luciano Pereira
Ayres, Fábio José
Área do Conhecimento CNPQ
Engenharias
Citação