Quality Perception of São Paulo Transportation Services: A Sentiment Analysis of Citizens’ Satisfaction Regarding Bus Terminuses

dc.contributor.authorBeck, Donizete
dc.contributor.authorTeixeira, Marco
dc.contributor.authorMaróstica, Juliana
dc.contributor.authorFerasso, Marcos
dc.creatorBeck, Donizete
dc.creatorTeixeira, Marco
dc.creatorMaróstica, Juliana
dc.creatorFerasso, Marcos
dc.date.accessioned2025-02-06T23:05:07Z
dc.date.available2025-02-06T23:05:07Z
dc.date.issued2024
dc.descriptionProdução vinculada ao Centro de Estudos das Cidades | Laboratório Arq.Futuro.
dc.description.abstractPurpose: To explore citizens’ satisfaction with all Bus Terminuses (BTs) in São Paulo City, Brazil. Method: This study performed a Sentiment Analysis of citizens' perception of 32 BTs of São Paulo, composed of 8,371 user comments on Google Maps. Originality/Relevance: This study highlights the role of Sentiment Analysis as an optimal tool for Stakeholder Analysis in the Urban Context. Findings: First, Sentiment Analysis is a valuable source for stakeholder oriented urban management. Second, sentiment Analysis provides detailed information about citizen satisfaction, providing valuable cues for urban managers to improve public service quality. Third, Smart Sustainable Cities can provide multiple and massive quantities of data that all kinds of urban stakeholders can use in decision-making processes, which helps perform Sentiment Analysis. Fourth, Sentiment Analysis is helpful for BT managers to improve BT services based on the users' feelings. Finally, further studies should explore sentiment classification in Sentiment Analysis of the critical aspects unfolded in this study as well as for exploring responsiveness of municipal public services. Methodological Contributions: This study demonstrated that Sentiment Analysis can be a method for scrutinizing stakeholders' opinions and perceptions about governmental services at the city level. Practitioner Contributions: Urban Planners, Transportation Policy Makers, and Urban Managers can use Sentiment Analysis to foster stakeholder-oriented management, which in turn fosters democracy and urban performance.en
dc.description.abstractObjetivo: Explorar a satisfação dos cidadãos sobre todos os terminais rodoviários (TRs) da cidade de São Paulo, Brasil. Método: Este estudo realizou análise de sentimentos da percepção dos cidadãos de 32 TRs de São Paulo, composta por 8.371 comentários de usuários no Google Maps. Originalidade/Relevância: Este estudo destaca o papel da análise de sentimentos como uma ferramenta ideal para a análise de stakeholders no contexto urbano. Resultados: Primeiro, a análise de sentimentos é uma fonte valiosa para a gestão urbana orientada aos stakeholders. Segundo, a análise de sentimento fornece informações detalhadas sobre a satisfação do cidadão, fornecendo dicas valiosas para os gestores urbanos melhorarem a qualidade do serviço público. Terceiro, as Cidades Inteligentes e Sustentáveis podem fornecer quantidades múltiplas e massivas de dados que todos os tipos de stakeholders urbanos podem usar na tomada de decisão, o que fornece subsídios para realizar a análise de sentimentos. Quarto, a análise de sentimentos é útil para gestores de TRs melhorarem os serviços de TRs com base nos sentimentos do usuário. Finalmente, estudos futuros devem explorar o método classificação de sentimentos na análise de sentimentos dos aspectos críticos desdobrados neste estudo, bem como para explorar a responsividade dos serviços públicos municipais. Contribuições metodológicas: Este estudo demonstrou que a análise de sentimentos pode ser um método para escrutinar as opiniões e percepções de stakeholders sobre os serviços governamentais municipais Contribuições aos profissionais: Planejadores urbanos, formuladores de políticas de transporte e gestores urbanos podem usar a análise de sentimentos para promover uma gestão orientada aos stakeholders, que por sua vez promove a democracia e o desempenho urbano.pt
dc.description.abstractPropósito: Explorar la satisfacción de los ciudadanos sobre todos los terminales de autobuses (TR) en la ciudad de São Paulo, Brasil. Método: Este estudio realizó un análisis de sentimiento de la percepción de los ciudadanos de 32 TR en São Paulo, que consta de 8.371 comentarios de usuarios en Google Maps. Originalidad/relevancia: Este estudio destaca el papel del análisis de sentimientos como una herramienta ideal para el análisis de las partes interesadas en el contexto urbano. Resultados: Primero, el análisis de sentimientos es una fuente valiosa para la gestión urbana orientada a las partes interesadas. En segundo lugar, el análisis de sentimientos brinda información detallada sobre la satisfacción de los ciudadanos, brindando valiosos consejos para que los administradores urbanos mejoran la calidad del servicio público. En tercer lugar, las ciudades inteligentes y sostenibles pueden proporcionar cantidades múltiples y masivas de datos que todos los tipos de partes interesadas urbanas pueden usar en la toma de decisiones, lo que proporciona subsidios para realizar análisis de sentimientos. En cuarto lugar, el análisis de opiniones es útil para que los administradores de RT mejoren los servicios de RT en función de las opiniones de los usuarios. Finalmente, los estudios futuros deberían explorar el método de clasificación de sentimientos en el análisis de sentimientos de los aspectos críticos desarrollados en este estudio, así como explorar la capacidad de respuesta de los servicios públicos municipales. Contribuciones metodológicas: este estudio demostró que el análisis de sentimientos puede ser un método para analizar las opiniones y percepciones de las partes interesadas sobre los servicios del gobierno municipal. Contribuciones para los profesionales: los planificadores urbanos, los responsables de la formulación de políticas de transporte y los administradores urbanos pueden utilizar el análisis de sentimientos para promover la gestión orientada a las partes interesadas, lo que a su vez promueve la democracia y el desempeño urbano.es
dc.formatDigital
dc.format.extent53 p.
dc.identifier.doi10.5585/2024.23392
dc.identifier.issn2316-9834
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/7367
dc.language.isoInglês
dc.language.otherPortuguês
dc.publisherUniversidade Nove de Julho - UNINOVE
dc.relation.ispartofRevista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - GeAS
dc.subjectSmart Sustainable Citiesen
dc.subjectStakeholder Theoryen
dc.subjectUrban Mobilityen
dc.subjectSentiment Analysisen
dc.subjectUrban Transportation Qualityen
dc.subjectCidades Inteligentes e Sustentáveispt
dc.subjectTeoria dos Stakeholderspt
dc.subjectMobilidade Urbanapt
dc.subjectAnálise de sentimentospt
dc.subjectQualidade do Transporte Urbanopt
dc.subjectCiudades Inteligentes y Sostenibleses
dc.subjectLa teoría de las partes interesadases
dc.subjectMovilidad urbanaes
dc.subjectAnálisis de los sentimientoses
dc.subjectCalidad del Transporte Urbanoes
dc.titleQuality Perception of São Paulo Transportation Services: A Sentiment Analysis of Citizens’ Satisfaction Regarding Bus Terminuses
dc.title.alternativePercepção da qualidade dos serviços de transporte de São Paulo: uma análise de sentimento da satisfação dos cidadãos em relação aos terminais de ônibuspt
dc.title.alternativePercepción de la Calidad de los Servicios de Transporte en São Paulo: Un Análisis del Sentimiento de la Satisfacción de los Ciudadanos en Relación con las Terminales de Autobuseses
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
local.identifier.sourceUrihttps://periodicos.uninove.br/geas/article/view/23392
local.publisher.citySão Paulo
local.publisher.countryBrasil
local.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
local.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
local.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES
local.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
local.typeArtigo Científico
publicationissue.issueNumber1
publicationvolume.volumeNumber13
Arquivos
Pacote Original
Agora exibindo 1 - 2 de 2
N/D
Nome:
Primeira_Pagina_Artigo_2024_Quality_perception_of_Sao_Paulo_transportation_services_TC.pdf
Tamanho:
197.38 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
N/D
Nome:
ACESSO_RESTRITO_Artigo_2024_Quality_perception_of_Sao_Paulo_transportation_services_TC.pdf
Tamanho:
1.24 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
236 B
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: