Análise comparativa entre políticas públicas educacionais nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro

dc.contributor.advisorTavares, Patricia da Cunha
dc.contributor.authorRodriguez, Bruno Bazoberry
dc.coverage.spatialSão Paulopt_BR
dc.creatorRodriguez, Bruno Bazoberry
dc.date.accessioned2014-07-16T12:42:42Z
dc.date.accessioned2021-09-13T02:47:24Z
dc.date.available2014-07-16
dc.date.available2014-07-16T12:42:42Z
dc.date.available2021-09-13T02:47:24Z
dc.date.issued2013
dc.date.submitted2013
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo analisar comparativamente as Políticas Públicas Educacionais dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Ambos destacados dentre as economias mais importantes e representativas do país, as políticas planejadas para o setor educacional apresentam divergências significativas. Por meio da verificação dos Planos Plurianuais dos Estados desde 2008 até as ações previstas para 2015, o estudo apontará as singularidades propostas por eles e como podem ser alocados em quatro blocos representativos: Gestão Administrativa, Gestão Pedagógica, Gestão de Pessoas e Estrutura. Apesar de o Estado do Rio de Janeiro estar na penúltima colocação no ranking do Ideb de 2009 (divulgado em 2010), no Ensino Médio, em 2012, o Estado salta para a 15ª colocação. O fato de um número maior de ações voltadas à Gestão Pedagógica e Gestão de Pessoas, pode ser um dos fatores de sucesso para o resultado apresentado.pt_BR
dc.description.otherThis study aims to analyze comparatively the Education’s Public Policies of the States of Rio de Janeiro and São Paulo. Both highlighted among major economies and representative of the country, policies designed for the education sector diverge significantly. By checking the Plans Projected from 2008 to the actions planned for 2015, the study will indicate singularities proposals and how they can be separated into four representative blocks: Administrative Management, Pedagogical Management, People Management and Structure. Although the State of Rio de Janeiro being second from bottom in ranking Ideb 2009 (released in 2010), in high school, in 2012, the State raised to 15th place. The fact that a greater number of actions aimed at Pedagogical Management and Personnel Management, may be one of the success factors for the results presented.pt_BR
dc.format.extent105 f.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/125
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseTodos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.pt_BR
dc.subjectPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.subjectPlano plurianualpt_BR
dc.subjectSão Paulopt_BR
dc.subjectRio de Janeiropt_BR
dc.titleAnálise comparativa entre políticas públicas educacionais nos estados de São Paulo e Rio de Janeiropt_BR
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
local.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR

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