Análise comparativa entre políticas públicas educacionais nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro
dc.contributor.advisor | Tavares, Patricia da Cunha | |
dc.contributor.author | Rodriguez, Bruno Bazoberry | |
dc.coverage.spatial | São Paulo | pt_BR |
dc.creator | Rodriguez, Bruno Bazoberry | |
dc.date.accessioned | 2014-07-16T12:42:42Z | |
dc.date.accessioned | 2021-09-13T02:47:24Z | |
dc.date.available | 2014-07-16 | |
dc.date.available | 2014-07-16T12:42:42Z | |
dc.date.available | 2021-09-13T02:47:24Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo analisar comparativamente as Políticas Públicas Educacionais dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Ambos destacados dentre as economias mais importantes e representativas do país, as políticas planejadas para o setor educacional apresentam divergências significativas. Por meio da verificação dos Planos Plurianuais dos Estados desde 2008 até as ações previstas para 2015, o estudo apontará as singularidades propostas por eles e como podem ser alocados em quatro blocos representativos: Gestão Administrativa, Gestão Pedagógica, Gestão de Pessoas e Estrutura. Apesar de o Estado do Rio de Janeiro estar na penúltima colocação no ranking do Ideb de 2009 (divulgado em 2010), no Ensino Médio, em 2012, o Estado salta para a 15ª colocação. O fato de um número maior de ações voltadas à Gestão Pedagógica e Gestão de Pessoas, pode ser um dos fatores de sucesso para o resultado apresentado. | pt_BR |
dc.description.other | This study aims to analyze comparatively the Education’s Public Policies of the States of Rio de Janeiro and São Paulo. Both highlighted among major economies and representative of the country, policies designed for the education sector diverge significantly. By checking the Plans Projected from 2008 to the actions planned for 2015, the study will indicate singularities proposals and how they can be separated into four representative blocks: Administrative Management, Pedagogical Management, People Management and Structure. Although the State of Rio de Janeiro being second from bottom in ranking Ideb 2009 (released in 2010), in high school, in 2012, the State raised to 15th place. The fact that a greater number of actions aimed at Pedagogical Management and Personnel Management, may be one of the success factors for the results presented. | pt_BR |
dc.format.extent | 105 f. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/125 | |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | Todos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem. | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Plano plurianual | pt_BR |
dc.subject | São Paulo | pt_BR |
dc.subject | Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.title | Análise comparativa entre políticas públicas educacionais nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.type | bachelor thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
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