Pirataria no Brasil: fatores de influência do comportamento do consumidor

dc.contributor.advisorLUCIANA YEUNG LUK TAI
dc.contributor.authorFernandes, Daniel Cappellette Monteiro
dc.coverage.spatialSão Paulopt_BR
dc.creatorFernandes, Daniel Cappellette Monteiro
dc.date.accessioned2016-03-18T12:06:58Z
dc.date.accessioned2021-09-13T02:35:20Z
dc.date.available2015
dc.date.available2016-03-18T12:06:58Z
dc.date.available2021-09-13T02:35:20Z
dc.date.issued2015
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractA pirataria tem crescido muito nos últimos anos em todo mundo, incluindo o Brasil. A prática está presente no cotidiano da maioria dos brasileiros e atingem diversos agentes na sociedade. O presente estudo tem como objetivo estudar o comportamento do consumidor de produtos piratas e assim identificar quais os fatores de influência que afetam as chances de consumo de cada indivíduo comprar ou não produtos piratas. Para isso foi elaborada uma pesquisa na cidade de São Paulo e via internet a fim de coletar uma base de dados para estimar um modelo econométrico logit que capta exatamente as chances de consumo dos indivíduos a partir das suas características e motivações pessoais. Os resultados obtidos nos mostram que os indivíduos que se motivam a consumir produtos piratas pela relação custo/benefício são os que têm maior chance de consumo, seguido pelos que se motivam pela facilidade de acesso e pelo desejo pessoal de ter certo produto em relação aos que não possuem tais motivações. Observou-se ainda uma menor chance de consumo para aqueles que disseram acreditar que os produtos piratas têm má qualidade e uma menor chance de consumo para cada ano a mais de vida de uma pessoa.pt_BR
dc.description.otherThe piracy has been growing a lot in the last couple of year everywhere in the world, including Brazil. The practice is present in the Brazilian daily and it reaches different agents in the society. The objective of this work is to study the consumer’s behavior of piracy products and then identify which are the factors of influence that affects the consumption chances of each person to buy or not piracy products. To do that, a survey was made at São Paulo and by internet to collect a database that allows to estimate a logit econometric model that captures the consumption chances through the personal characteristics and motivations. The results obtained in this study shows that the people that motivates themselves to consume piracy products due to the benefit/cost relation are the ones that has higher chances of consumption, followed by the ones that motivate themselves because of its easy access and by the personal desire to have a certain product. It was also observed that the ones that believe that the piracy product has low quality has a lower chance of consumption and that, as a person get older the chances of consuming a piracy product decreases.pt_BR
dc.format.extent24 f.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1300
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseTodos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.pt_BR
dc.subjectPiratariapt_BR
dc.subjectConsumidorpt_BR
dc.subjectFatores de influênciapt_BR
dc.subjectChances de consumopt_BR
dc.subjectProdutos falsospt_BR
dc.subjectÉtica socialpt_BR
dc.subjectPercepção de enforcementpt_BR
dc.subjectPiracypt_BR
dc.subjectConsumerpt_BR
dc.subjectFactors of influencept_BR
dc.subjectChances of consumptionpt_BR
dc.subjectSocial ethicpt_BR
dc.subjectEnforcement perceptionpt_BR
dc.titlePirataria no Brasil: fatores de influência do comportamento do consumidorpt_BR
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberMartins, Sérgio Ricardo
local.contributor.boardmemberTATIANA IWAI
local.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
relation.isAdvisorOfPublicationd4c07f55-f9cb-41d2-a053-2b0bc21bb660
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscoveryd4c07f55-f9cb-41d2-a053-2b0bc21bb660
relation.isBoardMemberOfPublicationf71553e1-442c-49f6-b112-3149b54aafb6
relation.isBoardMemberOfPublication.latestForDiscoveryf71553e1-442c-49f6-b112-3149b54aafb6

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Imagem de Miniatura
Nome:
Daniel Cappellette Monteiro Fernandes_Trabalho.pdf
Tamanho:
639.93 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
TEXTO COMPLETO
N/D
Nome:
DANIEL CAPPELLETTE MONTEIRO FERNANDES_AutorizacaoAluno.pdf
Tamanho:
518.98 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
INDISPONÍVEL - AUTORIZAÇÃO ALUNO

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Plain Text
Descrição: