Avaliando o Impacto das Políticas de Sobral
dc.contributor.author | Rocha, Roberto Hsu | |
dc.contributor.author | NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO | |
dc.contributor.author | Komatsu, Bruno Kawaoka | |
dc.coverage.cidade | São Paulo | pt_BR |
dc.coverage.pais | Brasil | pt_BR |
dc.creator | Rocha, Roberto Hsu | |
dc.creator | Komatsu, Bruno Kawaoka | |
dc.date.accessioned | 2023-12-14T21:28:25Z | |
dc.date.available | 2023-12-14T21:28:25Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo avaliar o impacto de políticas educacionais adotadas no início dos anos 2000 sobre a qualidade do ensino no município de Sobral, no Estado do Ceará. Essas políticas reorganizaram o sistema educacional, sem incorrer em aumento expressivo dos gastos em educação. Utilizamos uma combinação do Propensity Score Matching e do método de Diferenças em Diferenças para estimar o impacto. Os resultados indicam efeitos positivos significativos no curto e no longo prazo para os anos iniciais do Ensino Fundamental. No entanto, os desafios persistem na ampliação desses resultados para os anos finais do mesmo grau de ensino. | pt_BR |
dc.description.notes | Produção vinculada a Cátedra Ruth Cardoso. Formato em Policy Paper | pt_BR |
dc.description.other | This article aims to evaluate the impact of educational policies adopted in the early 2000s on the quality of education in the municipality of Sobral, in the State of Ceará. These policies have reorganized the educational system without incurring significant increase in spending on education. We use a combination of propensity score matching and differences in differences method to estimate the impact. The results indicate significant positive effects in the short and long term for the early years of elementary school. However, challenges remain in extending these results to the final years of the same level of education. | pt_BR |
dc.format.extent | 33 p. | pt_BR |
dc.format.medium | Digital | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6212 | |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | Policy Paper | pt_BR |
dc.rights.license | TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Política Pública | pt_BR |
dc.title | Avaliando o Impacto das Políticas de Sobral | pt_BR |
dc.type | Policy Paper | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
local.type | Policy Paper | pt_BR |
relation.isAuthorOfPublication | f6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | f6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97 |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- Policy Paper_Avaliando o Impacto das Políticas Educacionais em Sobral_2018_TC.pdf
- Tamanho:
- 967.81 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição:
- Policy Paper_Avaliando o Impacto das Políticas Educacionais em Sobral_2018_TC
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
N/D
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 282 B
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: